Lexus design award 2021 Hero

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS DESIGN AWARD 2021: PROTAGONISTAS E REFERÊNCIAS NO DESIGN MUNDIAL SERÃO JURADOS E MENTORES

PUBLICADO EM: 17-09-2020

- Jurados e mentores de renome alinham-se, uma vez mais, para apoiar criadores emergentes na criação de um Amanhã Melhor -
TÓQUIO, Japão, 15 de setembro de 2020 - A Lexus acaba de anunciar o painel completo de jurados e mentores para o Lexus Design Award 2021, uma plataforma global que tem como grande objetivo apoiar a próxima geração de criadores.
A Lexus tem o prazer de acrescentar duas novas celebridades ao painel de jurados de 2021: o jovem arquiteto chinês, Dong Gong, e Greg Lynn, arquiteto americano altamente influente e CEO da empresa de robótica, Piaggio Fast Forward.
Dong, que recentemente se tornou membro da Academia Francesa de Arquitetura, tem vindo a ser globalmente aclamado, graças a trabalhos criativos como a famosa Biblioteca Seashore, na China. Lynn é reconhecido internacionalmente por recorrer à tecnologia para re-imaginar a relação da arquitetura e do design com a sociedade. Os seus trabalhos são abrangentes e multidisciplinares, convergindo em áreas onde aproveita a tecnologia para experimentar e inovar.
Este ano, juntam-se ambos ao painel de jurados: a influente Paola Antonelli, curadora sénior do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, em Nova York, e Simon Humphries, responsável pelo Design Global Toyota & Lexus.
Tendo como base para a avaliação os três princípios-chave de design da Lexus, Antecipar, Inovar e Cativar, o painel de jurados procurará identificar os talentos da próxima geração. Vão avaliar as candidaturas com base na forma como empregam esses princípios na construção de um Amanhã Melhor. Membro do júri pela primeira vez, Dong Gong afirma: “Penso que o mais empolgante em ser jurado será ter a oportunidade de conhecer projetos de jovens designers, não só no campo da arquitetura, mas também em todas as outras áreas do design. Um processo de envolvimento e interação.” Greg Lynn acrescenta: “Estou feliz por me juntar ao júri para o Lexus Design Award, pois tenho a certeza de que aprenderei muito com a visão e os valores dos participantes, com as perceções dos mentores e com as perspetivas dos outros membros do júri. Acompanhei o prémio no passado e estou impressionado com a capacidade de ligar o design aos desafios culturais. É empolgante estar envolvido num programa dedicado que descobre, orienta e premeia jovens designers talentosos que se concentram no amanhã. Agora, mais do que nunca, há tantos desafios para o design abordar, incluindo a desigualdade social, a instabilidade económica, a crise climática e uma pandemia de saúde. Por isso tenho a certeza serei inspirado. Este é um dos casos em que o prazer será todo meu."
Os finalistas têm a oportunidade de viver uma experiência incrível, à medida que os mentores vão fornecendo orientação direta e interativa durante o desenvolvimento de protótipos que dão vida às suas ideias. A mais recente mentora deste ano é a artista e designer Sputniko!, cujas inovadoras instalações de vídeo e multimédia abordam o impacto da tecnologia na sociedade. Junta-se à equipa de Joe Doucet, Mariam Kamara e Sabine Marcelis, os restantes mentores dos seis finalistas escolhidos entre candidaturas de todo o mundo.
Os protótipos dos seis finalistas serão exibidos na final do Lexus Design Award 2021, a realizar em abril de 2021. Será selecionado o vencedor do Grand Prémio (Grand Prix), depois de os finalistas apresentarem os seus protótipos e ideias ao painel de jurados, sob o olhar atento da media global e dos convidados.
As candidaturas para o Lexus Design Award 2021 serão aceites até 11 de outubro.
Para mais informação sobre o Lexus Design Award 2021, por favor visite:
https://discoverlexus.com/highlights/entries-open-for-lexus-design-award-2021
Hashtag Oficial: #LexusDesignAward
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2021
| SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD
NOME LEXUS DESIGN AWARD 2021
PERÍODO DE CANDIDATURAS 30 junho – 11 outubro, 2020
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO ANTECIPAÇÃO
O conceito e o design antecipam, não só as necessidades da experiência do utilizador, mas também as necessidades da sociedade?
INOVAÇÃO
O design demonstra um novo pensamento e originalidade na sua proposta e execução?
CATIVAÇÃO
O design é intrigante e atrativo quer no conceito, quer na execução?
JÚRI PAOLA ANTONELLI, Curadora Sénio do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, NOVA IORQUE
DONG GONG, Fundador / Designer Principal da Vector Architects
GREG LYNN, Arquiteto e CEO da Piaggio Fast Forward
SIMON HUMPHRIES, Responsável pelo Design Global Toyota & Lexus
MENTORES JOE DOUCET, Fundador, Joe Doucet x Partners
MARIAM KAMARA, Arquiteto Principaç, atelier masōmī
SABINE MARCELIS, Designer / Fundador, Studio Sabine Marcelis
SPUTNIKO!, Artista e Designer, Professora Associada na Universidade de Tóquio, Departamento das Artes para o Design
CATEGORIAS • Um Vencedor “Grand Prix” (selecionado entre os seis finalistas)
• Seis Finalistas
PRÉMIOS/BENEFÍCIOS •  Seis finalistas convidados para a mentoria - uma sessão com mentores de diversas áreas que fornecem orientação para ajudar a melhorar o design do protótipo
•  Seis finalistas convidados para a Semana de Design de Milão 2021*.
•  Seis protótipos em exibição no espaço de exposições da Lexus.
•  Seis finalistas recebem 3 milhões de JPY (mais de $25K USD) cada, para cobrir os custos de produção protótipo. Os protótipos devem ser construídos entre janeiro e março de 2021.

*Nota: apenas uma pessoa por candidatura, independentemente de esta ser individual ou em grupo.
*Sujeito a alterações. Consultei Official Rules para mais pormenores.
ORGANIZAÇÃO Lexus Internacional
PROCESSO DE CANDIDATURAS Para informação adicional, por favor visite
https://discoverlexus.com/highlights/entries-open-for-lexus-design-award-2021
Lançado pela primeira vez em 2013, o Lexus Design Award é um concurso internacional de design para criadores emergentes de todo o mundo. O prémio tem como principal objetivo a promoção de ideias que contribuam para a sociedade, através do apoio designers e criadores cujas obras permitam moldar um futuro melhor. O LDA oferece uma oportunidade única para que cada finalista tenha como mentor um designer reconhecido mundialmente, para criar protótipos dos seus projetos e depois exibi-los num dos eventos de design mais importantes do ano.
LEXUS DESIGN AWARD 2021: PAINEL DE JURADOS
PAOLA ANTONELLI
CURADORA SÉNIOR DO DEPARTMENTO DE ARQUITETURA E DESIGN DO MoMA, NOVA IORQUE
Paola Antonelli é Curadora Senior de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna, e Fundadora da Direção de Desenvolvimento & Investigação do MoMA. Tem como missão promover a compreensão do Design, de modo a que a sua influência positiva no Mundo seja reconhecida universalmente. O seu trabalho inclui a investigação do impacto do Design no nosso quotidiano, muitas vezes incluindo objetos e práticas negligenciadas, combinando design, arquitetura, arte, ciência e tecnologia.
Tem organizado inúmeros certames, escreveu vários livros e lecionou em todo o mundo. Foi Professora na Universidade da Califórnia, Los Angeles; na Harvard Graduate School of Design; e nos programas MFA da Escola de Artes Visuais em Nova Iorque. Depois da sua participação na XXII Trienal de Milão com Broken Nature (2019), dedicada ao conceito de design restaurador, trabalha atualmente no desenvolvimento de Material Ecology, uma mostra sobre o trabalho do arquiteto Neri Oxman. Está a trabalhar, atualmente, em novas sessões para os Salões de P&D do MoMA; e na série Instagram @ design.emergency – criada com a crítica de design Alice Rawsthorn –– dedicada ao papel do design na pandemia da Covid-19.
DONG GONG
FUNDADOR / DESIGNER PRINCIPAL DA VECTOR ARCHITECTS
DONG Gong fundou a Vector Architects em 2008. Com a Vector Architects, foi convidado a participar em várias exposições, incluindo a FREESPACE Bienal de Veneza de 2018, e ganhou prémios internacionais como o "100+ Best Architecture Firms", selecionados pela Domus (2019); foi nomeado para o Swiss Architectural Award (2018); Vencedor Geral dos Italian Archmarathon Awards (2016); e eleito "Design Vanguard" pela Architectural Record (2014).).
Tem vindo a ser convidado como palestrante e crítico por diversas universidades, instituições académicas e profissionais, incluindo a Universidade Tsinghua (China), a Universidade de Illinois (EUA), o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (Suíça), a Academia Francesa de Arquitetura (França), etc. Em 2019, o conceituado jornal de arquitetura AV Monographs publicou uma monografia da Vector Architects intitulada "Cosmopolitan Vernacular" (vol. 220).
Entre os seus trabalhos mais representativos encontramos a Seashore Library, a Seashore Chapel, o Alila Hotel em Yangshuo, a Remodelação da Captain’s House, o Changjiang Art Museum e o Suzhou Intangible Cultural Heritage Museum.
GREG LYNN
ARQUITETO E CEO DA PIAGGIO FAST FORWARD
Greg Lynn nasceu em 1964. Em 1986, terminou a Universidade de Miami de Ohio como bacharel em Design Ambiental e bacharel em Filosofia. Em 1988, formou-se na Universidade de Princeton como Mestre em Arquitetura. É o fundador e o proprietário da Greg Lynn FORM e co-fundador e CEO da empresa de robótica Piaggio Fast Forward. Participou em vários conselhos executivos e consultivos corporativos, e é membro do Conselho de Curadores do Centro Canadiano de Arquitetura. Venceu um Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, certame em que representou os Estados Unidos no Pavilhão Americano por duas vezes. Recebeu o Prémio de Arquitetura da Academia Americana de Artes e Letras e foi distinguido com a Bolsa de Artistas dos Estados Unidos. É Univ. Prof. Arch. no angewandte Wien e Professor da UCLA. Foi “Davenport Professor “da Universidade de Yale de 2000 a 2016, Professor de Spatial Conception da ETHZ, Professor-adjunto da Universidade de Columbia e Professor-convidado da Harvard GSD. É autor de nove livros.
SIMON HUMPHRIES
RESPONSÁVEL PELO DESIGN GLOBAL TOYOTA & LEXUS
Simon Humphries é responsável Global de Design da Toyota & Lexus. Foi nomeado para supervisionar o design de ambas as marcas em 2018. Como chefe da Design Global Lexus, Humphries procura definir os valores exclusivos da Lexus numa filosofia de marca, incorporando uma referência cultural clara à herança japonesa da Lexus e construindo uma direção de design que é relevante em todo o mundo. Humphries ingressou na empresa em 1994. Os seus muitos papéis na liderança e no design avançado incluem a definição da grelha frontal que se tornou a assinatura e um ícone da marca Lexus. Em 2016, tornou-se presidente da ED2 (Toyota Europe Design Development), onde a sua equipa liderou o desenvolvimento de conceitos de mobilidade, como o conceito Toyota e-Palette, como parte da transição da marca de "empresa automóvel" para "empresa de mobilidade". Humphries começou a sua carreira em design em 1988, quando recebeu o Prémio de Bolsas da Royal Society of Arts para Design de Produto no Reino Unido. O prémio permitiu-lhe trabalhar para a Sony, permitindo realizar o seu sonho de viver e trabalhar no Japão. Nas horas vagas, Humphries gosta de carpintaria e está a restaur uma quinta japonesa com 100 anos.
LEXUS DESIGN AWARD 2021: PAINEL DE MENTORES
JOE DOUCET
FUNDADOR, JOE DOUCET X PARTNERS
Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos mais cobiçados talentos dos Estados Unidos. O seu trabalho espelha habilmente o híbrido entre função e estética, misturando camadas de significado e mensagem. Doucet acredita que, para além da estética, o design e, mais importante, o processo de pensamento de um designer, podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Possui inúmeras patentes para os seus projetos e invenções.
O trabalho de Doucet tem vindo a ser exibido globalmente. Recebeu inúmeros prémios internacionais, incluindo um World Technology Award por Design Innovation e vários Good Design Awards. Em 2017, Doucet venceu o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award de 2017, como designer de produto – a maior distinção na sua área. É finalista como designer do ano de 2019 de Dezeen e foi distinguido como Fast Company’s Most Important Design Companies of 2019.
MARIAM KAMARA
ARQUITETA PRINCIPAL, ATELIER MASOMI
Mariam Kamara é uma arquiteta nigeriana. Em 2014, Kamara fundou o Atelier Masōmī, atelier de arquitetura e investigação que trabalha uma ampla variedade de projetos de design público, cultural, residencial, comercial e urbano. Destaque para o Complexo Religioso-Secular de Dandaji em Níger, um projeto cultural colaborativo com o Studio Chahar, que ganhou o Ouro LafargeHolcim 2017 para a África e Oriente Médio, e o Prata Global LafargeHolcim 2018 para Arquitetura Sustentável. Kamara trabalhou como Professora Associada Adjunta na Brown University e é palestrante frequente na Rhode Island School of Design (R.I.S.D.)
O trabalho de Kamara é pautado pela crença de que os arquitetos têm um papel importante a desempenhar no pensamento de espaços que têm o poder de elevar, dignificar e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Desde 2018, Kamara é pupila de Sir David Adjaye no programa Rolex Mentor Protégé. Foi laureada com o Price Claus Award de 2019, que distingue criativos que têm um impacto positivo nas suas sociedades.
SABINE MARCELIS
DESIGNER / FUNDADORA, STUDIO SABINE MARCELIS
Sabine Marcelis é uma designer holandesa que gere o seu atelier no porto de Roterdão. Depois de se formar na Academia de Design de Eindhoven em 2011, Marcelis começou a trabalhar como designer independente nas áreas de produto, instalação e design espacial, com foco na materialização. O seu trabalho caracteriza-se por formas puras que destacam as propriedades dos materiais.
Marcelis confere um forte sentido estético nas suas colaborações com especialistas do setor. Este método de trabalho permite-lhe intervir no processo de fabrico, recorrendo à pesquisa e à experimentação de materiais para obter novos e surpreendentes efeitos visuais, que aplica em projetos apresentados em museus e encomendas de clientes comerciais ou casas de moda.
Sabine venceu recentemente os prestigiados prémios Wallpaper como ‘Designer do ano 2020’, The Elle Deco International Design award 2019 como ‘Jovem designer do ano’ e ‘GQ Men of the year 2019’ como Artista Internacional do ano.
SPUTNIKO!
ARTISTA E DESIGNER, PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE DE TÓQUIO, DEPARTAMENTO DAS ARTES PARA O DESIGN
Sputniko! é conhecida pelos seus filmes e obras de instalação multimédia que exploram as implicações sociais e éticas das tecnologias emergentes. Apresentou os seus trabalhos em certames como a Setouchi Art Triennale 2016, Milan International Design Triennale, Broken Nature (2019) ou Future and Arts, no Mori Art Museum (2019). De 2013 a 2017, Sputniko! foi professora assistente no MIT Media Lab, onde fundou e dirigiu o grupo de pesquisa Design Fiction. Atualmente, é professora associada de design na Tokyo University of Arts. Tem obras incluídas nas coleções permanentes de museus como o V&A e o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI de Kanazawa.