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Experiência de luxo multissensorial, cortesia Lexus

13 de outubro de 2025
  • O luxo Lexus que apela aos cinco sentidos
  • Personalizar o luxo, para cada cliente
  • Cores, materiais e acabamentos: a chave para a experiência sensorial
  • Givaudan, a fragrância que acompanha a viagem
  • Excelência áudio com o sistema Mark Levinson

 

13 de outubro de 2025 - A abordagem da Lexus ao luxo não se define por um único elemento. No interior do automóvel, vive-se a experiência completa.

Enquanto condutor ou passageiro num Lexus, tudo o que vê, ouve, toca, e até cheira, está combinado em harmonia para proporcionar um ambiente multissensorial perfeito.

Para além disso, pode ajustar os elementos ao seu gosto, adaptando-os ao seu estado de espírito ou ao tipo de percurso que está a fazer.

Promova o seu bem-estar com iluminação relaxante e sons tranquilizantes. Ou energize a sua viagem com fragrâncias refrescantes e uma música com mais ritmo.

Uma atenção ao detalhe que exige perícia artesanal Takumi, um profundo conhecimento da perceção sensorial humana e a aplicação de tecnologias de precisão.

Atualmente, os designers da Lexus e os seus parceiros especialistas unem-se na missão de quebrar novas barreiras em experiências multissensoriais, monitorizando de perto as últimas tendências, procurando soluções sustentáveis e elevando o conceito de experiência de luxo a bordo a um patamar ainda mais alto.

 

PERSONALIZAR O LUXO COM O LEXUS LBX

A Lexus quer "personalizar o luxo". Isto significa proporcionar a cada proprietário a oportunidade de fazer do seu automóvel uma expressão do seu estilo e valores individuais.

Uma abordagem que se estreia com o LBX, o inovador SUV compacto da Lexus.

Um verdadeiro Lexus em cada detalhe, mas que introduz novas interpretações de luxo. Um automóvel não é apenas um meio de transporte, mas sim um lugar onde pode viver a sua vida – com conforto, conectado, recompensado, protegido e seguro.

É essa a mensagem da nova campanha da Lexus, "Viver no meu LBX".

Em vez do luxo tradicional, o LBX oferece algo mais em sintonia com a preferência atual por um ambiente mais descontraído e "casual premium".

Esta visão contemporânea significa a possibilidade de escolher cores mais ousadas, tanto no exterior como no interior, novas texturas nos estofos, detalhes apelativos e acabamentos táteis que agradam à vista e ao toque. No entanto, o LBX continua a ser um "Lexus" em cada pormenor, oferecendo um luxo que vai muito além do que os clientes poderiam esperar de um automóvel de dimensões compactas.

Para reforçar a importância das sensações que se vivem no interior do automóvel, o LBX não segue a estrutura de versões tradicional, onde se paga mais por um nível superior de conforto e funcionalidades.

Em vez disso, a escolha é feita através de "Atmosferas" distintas, em que os detalhes individuais são harmonizados para criar um ambiente e uma sensação únicos. Pode optar entre Elegant, Relax, Emotion e Cool, cada uma evocando um carácter contrastante através do estilo e do apelo sensorial.

 

COR, MATERIAL, ACABAMENTO: A IMAGEM E A SENSAÇÃO DO LUXO MODERNO

A imagem de um automóvel é a primeira dimensão em que se repara, e isso inclui os acabamentos interiores que o vão acompanhar em todas as viagens. É por isso que a Cor, Material e Acabamento – ou CMF, abreviadamente – são uma consideração crucial para os designers de veículos.

A filosofia Lexus

Existem três princípios orientadores no design da Lexus:

  • Omotenashi – o espírito japonês de hospitalidade e serviço
  • Takumi – qualidade do trabalho artesanal, com raízes em tradições seculares
  • Tempo – o respeito pela herança e tradição japonesas aplicado à criação de uma experiência valiosa, cada vez que passa tempo dentro do seu automóvel

 

O "Tempo" é a base sobre a qual concebemos os nossos produtos. Não queremos apenas criar produtos com estilo e um design apelativo, focamo-nos, também, na forma como as pessoas vivem o seu tempo dentro dos nossos automóveis.

Viviana Hohenstein, designer e especialista em CMF da Lexus no centro europeu de Design e Desenvolvimento da marca, no sul de França, explica: "Queremos proporcionar um valor significativo aos nossos clientes, à sociedade e ao planeta. Para nós, a sustentabilidade vai além da redução de CO2. Envolve o respeito pelo 'Tempo', preservando o nosso legado e, ao mesmo tempo, trazendo inovação ao trabalho artesanal, para criar produtos que entregam valor e agradam aos nossos clientes."

A evolução do luxo sensorial Lexus

Tudo começou com o primeiro Lexus. Em 1989, o LS, a limusina original da Lexus, introduziu um autêntico toque japonês no luxo automóvel. As melhores peles macias, os ricos acabamentos em madeira e os tons suaves foram aplicados com uma estética minimalista.

Esta abordagem evoluiu com o tempo. As cores, os materiais e os acabamentos têm sido utilizados para conferir aos automóveis uma maior qualidade emocional e, mais recentemente, uma maior sensação de arrojo, mantendo-se fiéis a um conceito de luxo essencialmente japonês.

"Vivemos uma era de design CMF que utiliza experiências sensoriais para criar um luxo personalizado e imersivo", afirma Viviana Hohenstein. "Hoje, o papel do CMF não se limita à estética visual e de superfície. Também abrange o som, o toque e o olfato, usando todos os cinco sentidos humanos para otimizar a experiência do utilizador."

 

Conceito

O processo de design CMF divide-se em duas áreas principais: Conceito e Execução.

É na fase de Conceito que definimos a nossa missão e as narrativas de design. De seguida, exploramos inspirações e realizamos pesquisas.

Na fase de Execução, selecionamos os materiais físicos e as cores que queremos utilizar. É usado software para a visualização digital, antes de passarmos para o desenvolvimento do design sensorial e, por fim, para a criação do design físico real.

Execução

Na fase de execução, a Lexus transforma os conceitos de CMF em realidade através de um processo de design estruturado e multissensorial. É nesta etapa que a inspiração, a pesquisa e a narrativa são traduzidas em materiais, cores e acabamentos tangíveis que definem o aspeto e a sensação conferida por cada veículo.

Inovação com tradição

As tradições têxteis japonesas evoluíram ao longo de mais de 1200 anos. Atualmente, os designers de CMF da Lexus exploram como materiais e técnicas de longa data podem ser usados para criar algo novo no design contemporâneo.

É mais um exemplo de como a Lexus aplica o seu princípio do "Tempo" para preservar o legado, ao mesmo tempo que inova o trabalho artesanal para criar produtos apelativos e contemporâneos.

Bambu: uma opção sustentável com raízes culturais

Usado para os mais variados fins, de mobiliário e arrumação a ferramentas e transporte, o bambu faz parte do quotidiano no Japão há séculos.

A Lexus tem sido pioneira na utilização do bambu nos seus automóveis. Considera-o um material versátil e sustentável, com menor impacto ambiental. Como matéria-prima, pode ser transformado numa vasta gama de materiais, de uma alternativa ao couro e ao plástico, a compósitos e têxteis para carpetes.

A utilização do bambu contribui para o princípio do design circular, ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de luxo de forma responsável. É um material que verá em destaque em muitos dos nossos mais recentes conceitos e modelos de produção. A sua promoção reflete, ainda, o compromisso da Lexus com a sociedade, e o seu desejo de "devolver algo" às comunidades que produzem e colhem bambu no Japão.

GIVAUDAN, LÍDER MUNDIAL EM FRAGÂNCIA

A Givaudan é líder mundial em fragrância, beleza, sabores e bem-estar, o que faz de si a parceira ideal para a Lexus na exploração de novas experiências sensoriais.

A Givaudan celebra a beleza da experiência humana ao criar para vidas mais felizes e saudáveis, com amor pela natureza. A sua unidade de Fragrâncias e Beleza elabora aromas inspirados para perfumar vidas e memórias, para além de desenvolver soluções inovadoras de beleza e bem-estar que melhoram as vidas das pessoas em todo o mundo.

Com base em mais de 250 anos de criatividade e inovação, a natureza é, para a Givaudan, uma responsabilidade e a sua mais preciosa musa. A empresa está tão empenhada na sustentabilidade como na criação de produtos inovadores que satisfaçam as necessidades dos consumidores e antecipem os seus desejos.

Com uma abordagem colaborativa que privilegia a cocriação, a Givaudan construiu um portfólio diversificado que abrange cuidados pessoais, cuidados com tecidos, higiene, cuidados domésticos, e fragrâncias de luxo e beleza, refletindo a sua experiência multidisciplinar.

O poder do olfato

O olfato é um elemento crucial nas nossas experiências sensoriais. É um dos primeiros sentidos que desenvolvemos à nascença e um dos mais sensíveis.

O nosso nariz contém 20 milhões de neurónios recetores, o que nos confere a capacidade de detetar cerca de 1 bilião de aromas diferentes. Diariamente, o olfato desencadeia até três quartos das nossas respostas emocionais.

Uma parceria criativa

Com um compromisso partilhado de perícia artesanal, criatividade e paixão, a Givaudan e a Lexus estão a trabalhar em conjunto para criar sistemas de fragrâncias a bordo que podem adicionar uma nova dimensão a cada viagem.

Esta parceria assenta em:

  • Autenticidade
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • Emoção

 

A Givaudan criou um novo acorde de bambu, especificamente adaptado para a Lexus com o objetivo de se tornar um elemento distintivo das cinco novas fragrâncias a utilizar nos seus futuros veículos. O seu propósito é expressar um aroma único que capte a atmosfera das florestas de bambu do Japão.

A utilização do bambu como fonte natural alinha-se com a sua aplicação mais vasta por parte da Lexus como material sustentável, com potencial para múltiplas utilizações — de acabamentos interiores a têxteis, e alternativas ao plástico e ao couro.

Um concierge sensorial para a sua viagem

O próximo e totalmente novo sedan de luxo Lexus ES será o primeiro modelo a oferecer um Concierge Sensorial*, um sistema que coordena de forma integrada o controlo de climatização, a iluminação interior e as opções de fragrância do automóvel para criar o ambiente mais apropriado. Este pode ser calmante, refrescante, energizante ou relaxante, de acordo com as preferências pessoais ou o propósito da viagem.

Esta inovação é uma demonstração do compromisso da Lexus em "personalizar o luxo". Alinha-se ainda com o seu princípio Omotenashi, utilizando as melhores tradições da hospitalidade japonesa para proporcionar total conforto e conveniência a cada condutor e passageiro.

 *A disponibilizar, inicialmente, na China.

 

MARK LEVINSON: A RECEITA PARA A EXCELÊNCIA EM ÁUDIO

Os melhores chefes do mundo dirão que o sucesso de uma receita reside no equilíbrio perfeito entre ingredientes, sabores e texturas. A mesma abordagem pode ser aplicada para obter a melhor reprodução de som num sistema de áudio de prestígio.

Parceiros há mais de um quarto de século

Propriedade da HARMAN International Corporation, a Mark Levinson é a parceira exclusiva de áudio premium da Lexus há mais de 25 anos. Atualmente, cada novo modelo Lexus oferece aos clientes a opção de desfrutarem de um entretenimento excecional a bordo, através de sistemas feitos à medida, especificamente ajustados ao formato e à dimensão do interior do automóvel.

Na verdade, os especialistas em acústica da Mark Levinson trabalham lado a lado com os designers e engenheiros da Lexus, desde as fases iniciais do desenvolvimento de um novo automóvel, para garantir os melhores resultados.

O desempenho tem de ser consistente, independentemente do estilo de música ou performance que prefira. Quer se trate da grandiosidade de uma sala de concertos sinfónicos, da intimidade de um clube de jazz ou da emoção de um espetáculo de estádio, os sistemas Mark Levinson da Lexus são concebidos para lhe dar a sensação de estar no coração do evento.

Pleno, equilibrado e “límpido”

O habitáculo praticamente silencioso do LBX proporciona o ambiente perfeito para o novo sistema de áudio Mark Levinson® Premium Sound, concebido à medida com 13 altifalantes, incluindo um subwoofer de 22.4 cm sob o piso da bagageira.

Utilizando a nova tecnologia Mark Levinson Quantum Logic Surround com Clari-Fi®, este conjunto cria um palco sonoro preciso e pleno, com características de frequência equilibradas, elevada nitidez e definição.

 

SABORES GOURMET NA ESTRADA COM O “OMOTENASHI-ON-THE-GO”

A Lexus leva o seu princípio Omotenashi (hospitalidade suprema) para lá do automóvel, e por isso apresenta uma abordagem única ao conceito de food truck na beira da estrada.

O Omotenashi-on-the-Go oferece sensações gustativas de alta cozinha, apresentadas por uma cozinha móvel elegante e com estilo.

Este não é um veículo convencional. Mede mais de seis metros de comprimento, pesa duas toneladas e apresenta-se em preto e cobre Lexus, numa interpretação inovadora do ADN estético da marca.

"Não queríamos simplesmente um food truck, mas sim uma autêntica peça de design automóvel, em que cada curva, textura e acabamento falassem a linguagem da Lexus", explica a equipa de design da Lexus Europa.

O interior exibe toda a atenção ao detalhe que se encontraria num automóvel de luxo da Lexus. Foi concebido em colaboração com chefs profissionais e inclui fogões de alto desempenho, sistemas de refrigeração de precisão e estações de preparação ergonómicas.

Tem capacidade para servir mais de 50 convidados em simultâneo.

Para além de ser um espaço altamente funcional, o seu acabamento é feito com materiais de alta qualidade, como o cobre, a madeira e a cerâmica, que se integram numa bancada inspirada na grelha dos veículos da Lexus.

A experiência sensorial não se limita ao paladar de pratos de alta qualidade. Um dos elementos mais distintivos do interior são as luminárias "Iris", criadas pelo designer alemão Sebastian Scherer, vencedor do Lexus Design Award em 2014.

Evocando a beleza das bolhas de sabão, as luminárias têm esferas delicadas de vidro soprado que emitem reflexos iridescentes, mudando de cor de acordo com o ângulo de visão. Cada unidade é uma peça escultural suspensa que transforma o espaço e gera uma luz quente e envolvente.

Também há ótimos sons para desfrutar, com um sistema de áudio Mark Levinson integrado no interior do food truck.

"Trata-se de recriar a experiência sonora de um Lexus num ambiente completamente diferente. Queremos que as pessoas não só ouçam, como também sintam a música", explica a equipa de desenvolvimento.