vencedores lexus design award 2018 Hero

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS DESIGN AWARD 2018: VENCEDORES ANUNCIADOS EM MILÃO

PUBLICADO EM:18-04-2018

A Lexus Internacional acaba de anunciar o vencedor do Grand Prix Lexus Design Award 2018 – Testing Hypotheticals by Extrapolation Factory (Christopher Woebken, Elliott P. Montgomery) – levando os presentes neste prestigiado evento internacional ao rubro. A edição deste ano do Lexus Design Award atingiu um recorde de 1319 inscrições, provenientes de 68 países, sob o tema “CO-“.
Dos 12 finalistas, apenas 4 tiveram a oportunidade de materializar o seu projeto para levar ao Grand Prix em Milão. Na sua primeira participação, a dupla portuguesa Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca, DIGITALAB, fez parte dos quatro finalistas.
A Lexus acredita no poder do design para mudar o mundo. É por isso que acarinha e promove designers promissores que usam este poder para mudar perspetivas, comunicar ideias e estimular a imaginação, com o objetivo de moldar um futuro melhor.
“O vencedor deste ano destaca o pensamento atual sobre o papel do design numa sociedade tecnológica e em permanente evolução. Os produtos desempenham agora um papel menor, e o design, seja conceitual ou numa perspetiva educacional, está na vanguarda. A forma como os cidadãos e os designers interagem com os produtos, com os processos e o futuro é cada vez mais crítica para controlar a influência do design num mundo cada vez mais orientado para o futuro e para a tecnologia. O design escolhido apresenta métodos e técnicas para envolver o público e os designers nesse futuro”, explica David Adjaye, arquiteto, e júri e do Lexus Design Award 2018.
Elliott P. Montgomery da Extrapolation Factory acrescenta: “Foi realmente fantástico. Trabalhar com os nossos mentores, Formafantasma, tem sido uma experiência incrível e não poderíamos ter feito nada sem o apoio da Lexus. ”
Desde 2013 que o Lexus Design Award apoia designers emergentes em todo o mundo. Para a sexta edição, 2018, o tema escolhido foi "CO-", um prefixo latino que significa “com” ou “em harmonia com”. A Lexus acredita que um excelente design pode garantir a coexistência harmoniosa entre a natureza e a sociedade. A abordagem “CO-” permite à marca explorar o seu verdadeiro potencial e o do ambiente, criando novas possibilidades através da colaboração, da coordenação e da conexão.
Das candidaturas apuradas para “CO-”, o júri selecionou 12 finalistas, quatro para protótipo e oito para integrar a exposição. Todos integraram a exposição “LIMITLESS CO-EXISTENCE” da Lexus, realizada entre os 17 e 22 de abril de 2018 no Cavallerizze, Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, durante a Semana de Design de Milão, o mais importante evento de design do mundo.
O arquiteto japonês Sota Ichikawa foi o designer escolhido para desenvolver o espaço. Na instalação principal, Ichikawa usou métodos inovadores para representar LIMITLESS CO-EXISTENCE. O conceito Lexus LF-1 Limitless, apresentado recentemente no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, também está presente através do método exclusivo de Ichikawa.
SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD 2018 PEOPLE’S CHOICE
O crescente envolvimento do público levou a que a Lexus lançasse, este ano, o “LEXUS DESIGN AWARD 2018 PEOPLE'S CHOICE”, permitindo mais interação do que nunca. O vencedor é determinado pelos votos recolhidos no site entre os dias 16 e 21 de abril, e anunciado a 23 de abril.