Lexus questiona conseguiria ser um takumi

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS QUESTIONA: CONSEGUIRIA SER UM TAKUMI?

PUBLICADO EM:08-03-2019

No Japão, demora 60,000 horas para atingir o mais elevado grau de perícia – revela documentário
Lexus divulga um novo documentário na Amazon Prime Video. Trabalho questiona se os mais dedicados artesãos terão lugar num mundo cada vez mais movido por Inteligência Artificial.
De uma maneira geral, no Ocidente considera-se que são necessárias 10 mil horas de estudo para que uma pessoa normal se torne especialista em determinada matéria. No Japão, ninguém é considerado um mestre na sua arte até que tenha passado 60.000 horas a aperfeiçoar as suas capacidades. Isso equivale a trabalhar 8 horas por dia, 250 dias por ano, durante 30 anos.
Um fascinante documentário revela o mundo dos Takumi - o grau mais alto dos artesãos do Japão. Um retrato impressionante, da autoria de Clay Jeter para a marca de automóveis de luxo Lexus, que será lançado no Prime Video, através do serviço de auto-publicação Prime Video Direct, no dia 19 de março de 2019, à escala global.
Takumi – Uma história de 60,000 horas sobre a sobrevivência dos artesãos – acompanha 4 artesãos japoneses que dedicam a vida à sua arte, incluindo um Chef duplamente galardoado com Estrela Michelin, uma artista tradicional dedicada ao corte de papel, um mestre artesão automóvel e um marceneiro que colabora com uma das companhias de construção mais antigas do mundo.
O documentário, que se estreou no festival DOC NYC em Nova Iorque, é muito particular – o meio é, simultaneamente, a mensagem. Haverá uma versão de longa-metragem, uma montagem das 60.000 horas, que compila cenas de cada arte essencial de Takumi, repetidas vezes sem conta para destacar as horas, os dias e os anos de prática envolvidos.
Narrado pelo antigo diretor do British Museum, Neil Macgregor, e incluindo entrevistas de especialistas mundiais em artes, ofícios e I.A., o documentário questiona como honraremos e preservaremos as artes humanas, ao mesmo tempo em que projetamos máquinas para agir com precisão e rapidez superiores.
"Na era em que vivemos, sempre tão rápida, sentimos que não temos tempo suficiente", explica Nora Atkinson, curadora de Artesanato no Smithsonian American Art Museum. “Os milhares de horas realmente necessárias para nos tornarmos num artesão qualificado é algo que só uma pequena esfera de artistas experimentará”.
Estima-se que até 2050 as máquinas serão capazes de superar o desempenho humano em praticamente todas as áreas * "Vivemos um progresso exponencial", explica Martin Ford Rise, autor de The Robots: Technology and The Threat of a Jobless Future. Acrescentando, ainda, que essa taxa de transformação não foi vivida antes. "Nos próximos 10 anos, vamos assistir a 10 mil anos de progresso".
Irão as artes e os ofícios humanos desaparecer à medida que a inteligência artificial for ultrapassando os nossos limites? Ou será que esta pedra angular da nossa cultura vai sobreviver, tornando-se mais valiosa do que nunca? Este documentário analisa a opção pelo caminho mais longo para atingir a excelência, num mundo em busca permanente de atalhos.
“Faz parte da essência dos Takumi compreender de forma sublime as nuances de uma arte em particular.” Palavras de Nahoko Kojima, artista de corte de papel que aparece no documentário. “Concentrar-se e perder inúmeras horas em algo e continuar. É preciso esvaziar a mente e concentrar-se de uma forma que simplesmente não é possível quando ainda se está a desenvolver uma habilidade”.
O conceito de Takumi tem sido o núcleo da marca Lexus, física e filosoficamente, desde o início, há 30 anos." explica Spiros Fotinos, Head of Global Brand da Lexus Internacional. “Os nossos mestres Takumi têm mais de 60.000 horas (30 anos de trabalho) de experiência no desenvolvimento do seu ofício. Para celebrar o ano de aniversário da marca, queríamos captar a essência Takumi - e a sua jornada de 60.000 horas - em filme ”.
Os espectadores podem assistir à versão de 54 minutos ou optar pela de 60.000 horas em www.takumi-craft.com, uma versão que lhes permite absorver o nível de dedicação e empenho necessários para alcançar este tipo de mestria
Criado pela The&Partnership London, este documentário vai estar disponível na Amazon Prime Video, na Amazon Instant, no Google Play e no iTunes.