Lexus relembra o Engenheiro Chefe

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS RELEMBRA O ENGENHEIRO-CHEFE DO PRIMEIRO MODELO F DA MARCA

PUBLICADO EM: 07-04-2020

A Lexus informou recentemente que Yukihiko Yaguchi iria reformar-se após 43 anos na Toyota Motor Corporation, mas o seu legado irá perdurar no tempo. Este engenheiro nipónico ficará para a história da marca de Luxo com o engenheiro-chefe o primeiro modelo da marca F - o Lexus IS F de 2007. Um modelo apresentado em Portugal no circuito de Estoril e que é, ainda hoje, um símbolo de performance e desempenho dos modelos Lexus da marca F.
O percurso deste engenheiro japonês é digno de registo. Começou ligado ao desenvolvimento do modelo Supra e depois associado ao primeiro modelo da marca Lexus - o LS 400, mas foi como Engenheiro-Chefe do Lexus IS F que será lembrado. O Lexus IS F foi lançado em 2007 mas que Yukihiko Yaguchi supervisionou e ajudou a criar o próprio conceito do modelo, ao adaptação do motor do LS 430 a um IS 300 de 2002, para depois desenvolver o IS F original de produção. Ficará para sempre associado a este modelo, com motor V8 de 5 litros de 423cv.
Na sua procura incessante pela perfeição, Yukihiko Yaguchi será lembrado pela sua persistência, ao ser ainda engenheiro-chefe do RC F e GS F, modelos que são uma referência de excelência e superior desempenho não só em pista, mas também nas estradas de todo mundo.
Yukihiko Yaguchi foi ainda o principal responsável pelo desenvolvimento da TRD do primeiro carro de corrida da Lexus, o RC F GT3 de 2016, mas apesar de todos estes feitos, será seguramente lembrado pelos fãs da Lexus a nível mundial, como um dos pais da marca F.
O Lexus IS F foi apresentado pela primeira vez em Portugal entre os dias 1 e 4 de Abril, de 2008, no Penha Longa e no Circuito do Estoril. A apresentação nacional aos órgãos de comunicação social foi realizada no dia 1 de Abril e a formação nacional à rede de Centros Lexus, ocorreu no dia 4 de Abril. João Pereira, atual Brand Manager da Lexus Portugal recorda: “Esta apresentação foi, naquele momento da história da Marca, uma das mais complexas de realizar. Por um lado, a Lexus apresentava, pela primeira vez, a Marca F, e por si só era um momento marcante para a sua história. Por outro lado, a dificuldade em conseguir o número mínimo de carros necessários, quase inviabilizou a apresentação. Graças a uma forte colaboração da Lexus Europa e do nosso parceiro de condução – Empista, foi possível, conseguir as viaturas e organizar um evento, que ficou e ficará para sempre marcado como um dos eventos nacionais mais exclusivos e emocionantes da Lexus em Portugal. Até aos dias de hoje a cobertura obtida por este evento é falada, com grande saudosismo pelos fans da Lexus em Portugal.”