Lexus convida designers para interior do LF z electrified Image

NOTÍCIAS E EVENTOS

ARTISTAS E DESIGNERS CRIAM INTERIORES VIRTUAIS PARA O LEXUS LF-Z ELECTRIFIED

PUBLICADO EM: 26-03-2021

Propostas do designer de calçado Salehe Bembury, do artista Ondrej Zunka e da marca de referência na indústria da moda, Hender Scheme, espelham a herança e o futuro da Lexus
Para assinalar a estreia mundial do LF-Z Electrified, concept de veículo elétrico que simboliza o próximo capítulo da marca, a Lexus fez uma parceria com três artistas pioneiros, pedindo-lhes que repensassem o interior do seu mais recente modelo. A estrela do design de calçado Salehe Bembury, o artista digital Ondrej Zunka e a marca japonesa Hender Scheme apresentaram as suas versões de interior e conceitos que refletem a dedicação permanente da Lexus em acelerar rumo a um futuro eletrificado.
Concebida como uma plataforma de colaboração, a série LF-Z Electrified Virtual Interior reúne ambiciosos e inovadores talentos em torno de uma gama de práticas criativas. O programa apresenta uma nova abordagem ao design: uma sinergia entre arte, moda, estilo de vida e tecnologia que desafia o status quo do espaço automóvel. Escolhido a dedo pela Lexus, o grupo de criativos transmite os diferentes princípios fundamentais da Lexus: design inspirado no futuro, herança japonesa e artesanato takumi, e uma aperfeiçoada ligação homem-máquina.
“O LF-Z Electrified personifica o futuro da marca Lexus. É muito empolgante ver esse futuro representado por talentos tão diversos na área do design”, explica Brian Bolain, General Manager da Lexus Internacional. “Cada um deles traz uma nova energia que não se limita a reinterpretar o interior do LF-Z. Também focam os temas do próximo capítulo da marca.”
Salehe Bembury: combina a estética do futuro com materiais orgânicos e cores brilhantes
A estreia desta série de trabalhos cabe ao premiado designer de calçado Salehe Bembury, cujo conceito de design de interiores abraça o futuro. Bembury transporta a sua abordagem de design inspirado na natureza para o LF-Z Electrified, através da criação de um interior virtual que combina uma estética futurística com materiais orgânicos, a par da sua imagem de marca, o recurso a cores brilhantes.
“Quero que este modelo transmita a ligação perfeita entre máquina e natureza”, afirma Bembury. “Utilizando de forma equilibrada a função da máquina e os seus benefícios, e a natureza, para abastecer e nutrir os passageiros até ao seu destino.”
O conceito utiliza cores inspiradas em paisagens de arenito e outros tons naturais, deixando de lado materiais tradicionalmente futuristas, trocando-os por materiais naturais como o cedro, a cortiça e o granito. Estes materiais naturais combinam com o tipo de tecidos e padrões considerados uma referência no histórico de Bembury e no design que aplica aos ténis que produz, como é o caso da camurça "peluda" utilizada nas costas dos bancos, e de um motivo de impressão digital encontrado frequentemente nos trabalhos do designer, aqui aplicado num painel de controlo personalizado.
“Assim como faz com o calçado, Salehe foi além do que o design pode ser em termos de seleção de material, silhueta e narrativa”, explica Bolain. “É um dos designers mais cativantes do mercado de ténis do momento, e personifica a ousadia e a energia que vemos no futuro da Lexus.”
Ondrej Zunka: abraçando a tecnologia do futuro sem esforço, mas com prudência
Abandonando as noções tradicionais do design automóvel, e transportando o Lexus LF-Z Electrified ainda mais para o futuro, o concept de Ondrej Zunka apresenta mecanismos da era espacial, materiais de ficção científica e tons multidimensionais que transcendem o tempo e o espaço. “Este design de interiores é puramente especulativo, por isso permiti-me fazer associações livres, recorrer à pura imaginação e à criatividade”, diz Zunka.
“Queria fazer com que o interior parecesse não ter sido criado por humanos, mas sim projetado por uma sofisticada inteligência artificial. Queria ultrapassar qualquer linguagem conhecida, os conceitos de design estabelecidos e esquecer o que é habitualmente usado no design de interiores automóveis.”
Tendo como base o compromisso da Lexus com a tecnologia intuitiva, e através da sua própria visão do que deve ser a prática de arte digital, Zunka concebe um interior virtual que ultrapassa os limites da funcionalidade e do design. O interior tecnológico projeta uma iluminação inteligente que acompanha os painéis do carro, e que proporciona uma sensação totalmente visceral que regula de forma subtil o nosso humor.
As almofadas dos assentos em silicone translúcido com propriedades de espuma de memória e o teto panorâmico, contruído em cromo escovado, completam esta a visão hiperfuturística de Zunka para o Lexus LZ-F Electrified.
Hender Scheme: manufatura em couro, enraizada na herança japonesa
O foco nas propriedades naturais do couro da marca de moda de Tóquio, Hender Scheme, encaixou-se na perfeição, refletindo a herança japonesa da Lexus e as capacidades dos takumi. Para o seu interior virtual do LF-Z Electrified, a Hender Scheme imaginou um interior integralmente de couro, justaposto com a tecnologia inovadora do veículo concept. Com o tempo, o material orgânico não tratado desenvolverá uma “patine”, aprofundando a cor, o que tornará cada veículo único. O concept reflete a passagem do tempo e a relação do condutor com o automóvel.
Num processo que espelha as 60.000 horas de experiência exigidas a um artesão takumi na Lexus, o design está enraizado no trabalho de artesãos especializados de Asakusa, em Tóquio. No início do processo, o couro exige olhos treinados para identificar as características naturais do material para uso na peça, como espessura e elasticidade. A partir daí, os métodos de moldagem passariam a ser introduzidos na sua moldagem no teto, nas portas e no painel, sem descurar o acabamento das peças esculpidas.