Lexus anuncia mentores para o Lexus Design Award 2022 Image

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS ANUNCIA MENTORES PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2022

PUBLICADO EM:17-09-2021

DESIGNERS EMERGENTES SERÃO ORIENTADOS POR ESTRELAS DE REFERÊNCIA NA PROJEÇÃO DE UM AMANHÃ MELHOR.
Tóquio, Japão 17 de setembro, 2021 – A Lexus anunciou hoje os quatro mentores que prestarão apoio aos finalistas do Lexus Design Award 2022, cujas candidaturas estão a decorrer.
Desde o lançamento do Lexus Design Award em 2013, criadores promissores têm vivido a inigualável experiência de serem orientados por algumas das maiores referências na área do design. Nesta edição de 2022, o arquiteto natural de Pequim, Yosuke Hayano, e o designer sedeado em França e Portugal, Sam Baron, junta-se-ão ao designer Joe Doucet, no seu terceiro ano como mentor, e à designer Sabine Marcelis, que ingressou o painel de mentores em 2021.
O programa de mentoria distingue o Lexus Design Award das outras competições. Dá aos finalistas acesso direto a profissionais de elite que os orientam no desenvolvimento do potencial das suas ideias, na concretização dos seus protótipos e apresentações.
Yosuke Hayano é sócio principal da MAD Architects. Lidera equipas conhecidas pela visão arejada da arquitetura asiática, expressa em grandes projetos dispersos por todo o mundo. Sam Baron, um líder criativo e visionário, cria produtos e experiências combinando arte e design do conceito à conclusão, para algumas marcas mundiais de topo.
“Integrar a equipa de mentores é uma honra, já que o Lexus Design Award é a materialização do poder criativo da próxima geração”, explica Baron. “Explorar e partilhar experiências com os finalistas é uma oportunidade única para ficar a conhecer jovens talentos internacionais que se desafiarão entre si. Vou aproveitar o meu tempo com eles para identificar os seus principais ativos, para os fazer crescer e brilhar, expressando o seu conceito e, também, as suas personalidades.”
Os critérios de seleção para o Lexus Design Award 2022 baseiam-se nos três princípios-chave da marca Lexus: Antecipar, Inovar e Cativar. As inscrições devem antecipar os desafios globais que a sociedade vai enfrentar e sugerir formas integradas e inovadoras de contribuir para um futuro sustentável e feliz para todos. A Lexus procura projetos cativantes que se cruzem com soluções inteligentes, designs que possam realmente contribuir para um futuro mais brilhante para indivíduos e sociedades em diferentes circunstâncias.
Uma reputada comissão vai avaliar as candidaturas de todo o mundo e anunciará os seis finalistas no início de 2022. A Lexus financia o desenvolvimento do protótipo dos finalistas com um orçamento de até 3 milhões de JPY (mais de 21.250,00 Eur) por projeto. Na primavera de 2022, os finalistas apresentarão suas propostas aos jurados, que selecionarão o vencedor do Grande Prémio.
As candidaturas ao Lexus Design Award 2022 serão aceites até 10 de outubro.
* Para informação adicional, por favor visite LexusDesignAward.com
Hashtag Oficial: #lexusdesignaward
PAINEL DE MENTORES LEXUS DESIGN AWARD 2022
SAM BARON
DESIGNER / DIRETOR CRIATIVO, SAM BARON & Co

Visionário líder criativo, Sam Baron cria produtos e experiências, dando vida a obras cruzadas que misturam arte e design e que conduzem ideias inovadoras do conceito à concretização. O seu trabalho abrange muitos campos da hospitalidade, vendas, design, moda e cultura. De uma perspetiva global, Baron lidera iniciativas sofisticadas que criam experiências para algumas das marcas líderes mundiais. Ao longo de uma década, foi consultor como diretor de design da Fabrica, um centro de pesquisa de comunicação internacional com sede em Itália.
Em 2009, Baron recebeu o "Grand Prix de la Creation de la Ville de Paris" na categoria de design, e em 2010 foi selecionado por Philippe Starck como um dos 10 designers importantes da década seguinte. O seu trabalho é referência constante na imprensa internacional e é frequentemente incluído em coleções de museus internacionais. Recebeu, recentemente, o prémio especial PAD, da Feira de Paris. Vive e trabalha entre Portugal e França.
JOE DOUCET
FUNDADOR, JOE DOUCET X PARTNERS

Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos mais cobiçados talentos dos Estados Unidos. O seu trabalho espelha habilmente o híbrido entre função e estética, misturando camadas de significado e mensagem. Doucet acredita que, para além da estética, o design e, mais importante, o processo de pensamento de um designer, podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Possui inúmeras patentes para os seus projetos e invenções.
O trabalho de Doucet tem vindo a ser exibido globalmente. Recebeu inúmeros prémios internacionais, incluindo um World Technology Award por Design Innovation e vários Good Design Awards. Em 2017, Doucet venceu o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award de 2017, como designer de produto – a maior distinção na sua área. Foi finalista como designer do ano de 2019 de Dezeen e foi distinguido como Fast Company’s Most Important Design Companies of 2019.
YOSUKE HAYANO
SÓCIO PRINCIPAL, MAD ARCHITECTS

Yosuke Hayano, arquiteto japonês, é o sócio principal da MAD Architects, com sede em Pequim, na China. MAD é liderada por Ma Yansong, Dang Qun e Yosuke e está comprometida com o desenvolvimento de designs futuristas, orgânicos e tecnologicamente avançados que incorporam uma interpretação contemporânea da afinidade oriental com a natureza. Com uma visão para a cidade do futuro baseada nas necessidades espirituais e emocionais dos seus moradores, MAD está empenhada em criar um equilíbrio entre a humanidade, a cidade e o meio ambiente.
Yosuke já venceu vários prémios de referência, incluindo o Architecture League of New York Young Architects Award (2006), o Design for Asia Award (2011), e o Kumamoto Artpolis Award (2011). Foi Professor Convidado na Escola de Arte e Arquitetura Waseda entre 2008 a 2012, e na Universidade de Tóquio de 2010 a 2012. Para além disso, foi examinador externo na Architectural Association of London entre 2015 e 2019.
SABINE MARCELIS
DESIGNER / FUNDADORA, STUDIO SABINE MARCELIS

Sabine Marcelis é uma designer holandesa que gere o seu atelier no porto de Roterdão. Depois de se formar na Academia de Design de Eindhoven em 2011, Marcelis começou a trabalhar como designer independente nas áreas de produto, instalação e design espacial, com foco na materialização. O seu trabalho caracteriza-se por formas puras que destacam as propriedades dos materiais. Marcelis confere um forte sentido estético nas suas colaborações com especialistas do setor. Este método de trabalho permite-lhe intervir no processo de fabrico, recorrendo à pesquisa e à experimentação de materiais para obter novos e surpreendentes efeitos visuais, que aplica em projetos apresentados em museus e encomendas de clientes comerciais ou casas de moda.
Sabine venceu recentemente os prestigiados prémios Wallpaper como ‘Designer do ano 2020’, The Elle Deco International Design award 2019 como ‘Jovem designer do ano’ e ‘GQ Men of the year 2019’ como Artista Internacional do ano.