1 2019 lexus ux 300e gallery 08

NOTÍCIAS LEXUS

ESTREIA EUROPEIA DO PRIMEIRO 100% ELÉTRICO DA LEXUS NO SALÃO DE GENEBRA 2020

O primeiro produto sob a bandeira da estratégia “Lexus Electrified”

  • O UX 300e, é o primeiro 100% elétrico da Lexus, incorpora o desempenho refinado de condução que é DNA da marca.
  • Fiabilidade lendária da Lexus que é fruto da herança da tecnologia de eletrificação híbrida.
  • O Lexus UX 300e apresenta um design diferenciado e funcionalidade do UX original.
Desde a introdução do RX 400h em 2005, a Lexus é pioneira na tecnologia de eletrificação de veículos, desempenhando um papel de liderança na oferta de produtos que possuem desempenho e respeito pelo meio ambiente. No Salão Automóvel de Tóquio de 2019, a Lexus apresentou a sua estratégia global de eletrificação, chamada “Lexus Electrified”, que visa um salto fundamental no desempenho do veículo, comportamento, controlo e prazer de condução.
Em particular, a tecnologia da Lexus Electrified permite o controlo integrado da motorização, direção, suspensão e travões, realizando o potencial máximo da tecnologia de controlo do sistema eletrificado de alta tensão herdado dos híbridos. Com esta tecnologia, é possível controlar a motorização para fornecer a postura ideal do veículo de acordo com cada situação da estrada. A Lexus concentra todos os sus esforços em continuar a fornecer veículos com uma condução agradável e segura.

O Lexus UX 300e é o primeiro modelo de produção sob a bandeira Lexus Electrified, um modelo totalmente elétrico desenvolvido para um excelente desempenho em estrada. Os engenheiros da Lexus mantiveram intactos o design diferenciado e as características do crossover UX, concentrando-se nas oportunidades e vantagens de desempenho exclusivas dos veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles - BEV). O motor de alto rendimento do UX 300e fornece um caráter de aceleração natural, mas rápido, e as baterias de alta capacidade, localizadas diretamente por baixo do piso do habitáculo, oferecem um baixo centro de gravidade e uma autonomia prevista de condução EV de 400 km (NEDC)*1. Combinado com a mais recente tecnologia de conectividade, o UX 300e maximiza as vantagens dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que obtém desempenho e conveniência.

O UX 300e está previsto entrar em comercialização em Portugal e alguns países europeus selecionados na segunda metade de 2020 e no resto da Europa no início de 2021.

  

  
    2 2019 lexus ux 300e gallery 08
Principais características do UX 300e
O primeiro 100% elétrico da Lexus incorpora o desempenho refinado de direção e baixos níveis de vibrações e asperesas (NVH) que são o DNA da marca

A Lexus sempre se focalizou em fornecer um desempenho emocionante, e o caso não é diferente no desenvolvimento de um 100% elétrico (BEV). A partir da refinada condução do Lexus UX, os engenheiros da Lexus foram capazes de alavancar a nova motorização elétrica para melhorar ainda mais o desempenho em estrada do veículo. Ao mesmo tempo, o UX 300e possui um dos habitáculos mais silenciosos de sua classe, conforme a herança e DNA da marca Lexus.



  • A função de seleção de modo de condução do UX 300e permite que os clientes façam a gestão da aceleração e desaceleração suave de acordo com a situação. Os condutores podem sentir a aceleração poderosa e o binário instantâneo da motorização EV, enquanto pressionam o pedal do acelerado, e usar as patilhas no volante de maneira semelhante à travagem do motor, através de quatro níveis de regeneração da desaceleração, isto claro, enquanto desfrutam da condução envolvente em estrada.
  • O UX 300e oferece excelente desempenho dinâmico graças ao baixo centro de gravidade resultante da colocação do motor e da bateria na zona inferior da carroçaria do veículo, combinado com a otimização da distribuição de peso dianteiro/traseiro e do momento de inércia.
  • O alto nível de desempenho da plataforma GA-C é aprimorado com reforços adicionais e otimização da força de amortecimento dos amortecedores para corresponder às alterações dinâmicas da nova motorização.
  • Enquanto os 100% elétricos são naturalmente silenciosos, o UX 300e adiciona isolamento para além da bateria e suprime ruídos vindos do exterior, como vento ou pequenas pedras, que seriam percetíveis na ausência de um motor e transmissão. O foco da Lexus na gestão de ruido permite que os condutores desfrutem de uma maior tranquilidade e conforto a bordo.
  • Os engenheiros também se concentraram no som durante a condução para proporcionar uma sensação confortável e tranquila dentro do habitáculo.
Fiabilidade lendária da Lexus vinda da herança híbrida

No desenvolvimento do UX300e, tal como sempre acontece com outros veículos, a Lexus utilizou o conhecimento adquirido no desenvolvimento dos seus sistemas híbridos (que são líderes na indústria) e aplicou o mesmo nível de qualidade e rigor ao seu primeiro 100% elétrico de produção em série. A fiabilidade da bateria é excecional e conta com a mais recente tecnologia de conectividade para maximizar a experiência de utilização diária através de smartphone.

  • A eficiência do motor, inversor, engrenagens e bateria de alta capacidade foram maximizadas, utilizando o conhecimento adquirido no desenvolvimento de veículos híbridos.
  • As baterias estão equipadas com um sistema de gestão da temperatura que opera em temperaturas ambiente baixas e altas. A fiabilidade também aumenta com o uso de vários sistemas de monitorização que regulam o carregamento e evitam situações como a sobrecarga.
  • O UX 300e oferece a mais recente tecnologia de conectividade. Ao criar a aplicação LexusLink dedicada para smartphone, os condutores podem verificar o estado da carga da bateria e a autonomia. Controlos de carregamento também estão incluídos, como a informação de quando o veículo estará totalmente carregado ou para agendar o carregamento de acordo com o momento em que o veículo deverá ser novamente conduzido ou quando o preço da energia é mais baixa. O aplicativo também permite que o proprietário controle remotamente o ar condicionado do veículo.
Lexus UX300e Especificações do Motor
Localização
Modelo
Potência Max
Binário Max
Frontal
4KM
150kW
300Nm

Lexus UX300e Especificações da bateria
Tipo
Capacidade
Autonomia
Velocidade de Carregamento
Standard (AC) / Rápido (DC)
Iões de Lítio
54.3kWh
400km*1
Max 6.6kW / Max 50kW
*1. Ciclo NEDC. Em ciclo WLTP mais de 300Km (Valor provisório ainda sem homologação final)

  

  
    3 2019 lexus ux 300e gallery 08
Apresentando o design diferenciado e alta funcionalidade do UX original

Estilo distinto e alta funcionalidade do crossover compacto Lexus UX foram passados para o UX300e, fornecendo um excelente conjunto.

  • Além do exterior arrojado e sofisticado que lembra uma condução robusta e ágil, a Lexus desenvolveu para o UX300e jantes especiais aerodinâmicas e uma cobertura da parte inferior da carroçaria.
  • A localização do sistema “shift-by-wire” na console central contribui para a simplicidade e ergonomia do design do habitáculo.
  • A Lexus dá prioridade ao desenvolvimento das mais avançadas tecnologias de segurança e em poder disponibilizá-las o mais rapidamente possível as clientes. O UX300e adota o Lexus Safety System +, uma vez que a Lexus continua em busca da prevenção de acidentes e fatalidades, além de apoiar o condutor com sistemas de assistência à condução para proporcionar uma experiência de condução mais natural e segura.
Especificações gerais do Lexus UX 300e
DIMENSÕES E PESOS  Unidade Valor
Comprimento  mm 4.495
Largura  mm 1.840
Altura  mm 1.545
Distância Entre-Eixos  mm 2.640
Bagageira, até à chapeleira  litres 367
Bagageira, até ao teto  litres 486
PERFORMANCE
Capacidade de Bateria  kWh 54.3
Autonomia EV (NEDC)  Km 400
Autonomia EV (WLTP)  Km Mais de 300 (objetivo)
Potência Max. do sistema  kW 150
Binário Máx.  Nm 300
0-100km/h  segundos 7.5
Velocidade Max.  km/h 160
ESPECIFICAÇÕES PARA RECARGA
Velocidade de Carregamento AC  kW 6.6
Velocidade de Carregamento DC  kW 50
Tempo de Carregamento em AC  horas 7 *
(200V/30A, valor estimado)
Tempo de Carregamento em DC (0-80%)  minutos 50 *
(MAX 125A, valor estimado)
* dependendo da temperatura da bateria, histórico de utilização, tipo de carregador e voltagem.