estreia mundial lexus ux Hero

NOTÍCIAS E EVENTOS

ESTREIA MUNDIAL DO LEXUS UX, UM NOVO GÉNERO DE CROSSOVER

PUBLICADO EM:06-03-2018

  • Estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra de 2018 do Lexus UX - o primeiro crossover compacto da Lexus
  • Um novo género de crossover, um "Explorador Urbano" que oferece uma nova abordagem a estilos de vida de luxo
  • Execução estilizada e distintiva do design exterior gera uma identidade de veículo única, combinando uma aparência segura e espaçosa, ainda que condensada
  • Cockpit compacto e centrado no condutor, com uma vista dominante sobre a estrada
  • O interior inclui um novo tipo de revestimento inspirado no grão de papel japonês e os tradicionais estofos em pele sashiko
  • Primeiro Lexus a ser construído sobre a nova plataforma de Arquitetura Global GA-C, que assegura o centro de gravidade mais baixo da sua classe e rigidez de carroçaria excecional, garantindo uma experiência de condução ágil e semelhante a um “hatchback”.
  • Novo sistema híbrido de quarta geração no UX 250h com maior eficiência e motor elétrico mais potente
  • UX 200 movido por um novo motor a gasolina de 2.0 litros com elevada eficiência térmica e nova transmissão de variação contínua direct-shift
INTRODUÇÃO

A Lexus promove a estreia mundial do novo UX no Salão Automóvel de Genebra de 2018, um crossover de espírito livre criado especificamente para o explorador urbano moderno, que procura uma abordagem fresca, contemporânea e vibrante de um estilo de vida luxuoso.

Chika Kako, engenheira-chefe do UX, comenta a propósito deste novo modelo: "Desde o início concentrei-me no cliente-alvo – com cerca de 30 anos, homens e mulheres millennials, - e tentei entender como esse destinatário esperaria que um veículo compacto premium mudasse a sua vida e permitisse novas experiências. Foi o que nos levou ao conceito geral do UX enquanto Explorador Urbano Criativo - um novo género de crossover”.

"O design ainda é o principal motivo de compra de um automóvel, porque é o design que deixa a promessa ao cliente do que o carro pode oferecer. Com o UX, a equipa de design criou um estilo que oferece a forte sensação de segurança que separa os crossovers dos “hatchback”, combinando-o com uma dimensão muito dinâmica”.

"Também nos concentrámos em dar ao UX uma sensação de condução distinta que pudesse ter impacto no cliente. Eu queria mudar a imagem habitual do crossover de carroçaria alta que exige cuidados ao manobrar e oferecer um carro com um desempenho ágil e uma excelente manobrabilidade que o tornam mais fácil de conduzir, tal como um hatchback".

O UX é o novo modelo de entrada para a Lexus e é fértil em qualidades que definem a marca: design arrojado, superior qualidade artesanal e tecnologia imaginativa.

Comandadas pela engenheira-chefe Kako e o designer-chefe Tetsuo Miki, as equipas de desenvolvimento trabalharam em estreita colaboração para produzir um veículo em que o exterior e o interior pudessem estar quase perfeitamente ligados. A carroçaria elegante, notável pelos seus impressionantes flancos dianteiros e traseiros, abriga um habitáculo com um cockpit orientado para o condutor e um espaço aberto e relaxante para os passageiros. Ainda que consiga oferecer uma visão dominante para quem está ao volante, o UX oferece uma posição de condução que faz com que este crossover tenha uma experiência de condução ágil e mais próxima da de um hatchback do que o que é habitual num SUV.

O UX chega também com uma série de inovações técnicas, incluindo a primeira utilização da nova plataforma de Arquitetura Global GA-C que possibilita uma rigidez estrutural fundamental e um centro de gravidade baixo, garantindo excelente estabilidade e qualidade de rolamento. Há também a assinalar o recurso a novas motorizações: um novo motor a gasolina de 2.0 litros que colhe as vantagens de uma elevada eficiência térmica em termos de economia de combustível e de prestações; e um novo sistema híbrido - self-charging hybrid - de potência mediana, de quarta geração.
DESIGN ARROJADO

O design do Lexus UX expressa a sensação de segurança que se espera de um crossover, mas que ao mesmo tempo comunica agilidade e antecipa momentos de diversão ao volante, tudo com linhas condensadamente apelativas e elegantes. O resultado é um modelo com uma identidade única no seu segmento e que se começa logo por impor graças ao seu arrojado estilo, atraente e harmonioso. Houve uma estreita colaboração entre os líderes das equipas que trabalham no exterior e no interior do veículo, resultando em formas harmoniosas que integram quase perfeitamente o interior e o exterior do carro.

Design exterior

O objetivo do UX não era de alinhar com o dominante aspeto sólido dos crossovers, mas antes conseguir um design compacto que fosse forte e elegante, rompendo com as convenções do segmento para oferecer algo mais distinto e dinâmico.

Esta abordagem do design pode ser vista na forma como os marcantes flancos dianteiros e traseiros se projetam decididamente para fora em relação à forma básica do veículo, que flui a partir das linhas da grelha fusiforme da Lexus para envolver por completo o habitáculo. As superfícies exteriores meticulosamente formadas são simples, mas cativantes, expressando força e dinamismo.

Na frente, o arranjo dos faróis e da grelha fusiforme é incorporado numa forma profunda e marcante criada pelo capot e para-choques para gerar uma sensação de segurança. Na parte traseira, o tratamento de estilo condensado contrasta fortemente com os flancos alargados para enfatizar as qualidades dinâmicas e poderosas do crossover UX.

Há detalhes como as luzes de circulação diurna dispostas em forma de ponta de flecha, acima dos faróis principais, para enfatizar a assinatura de iluminação em L da Lexus. A grelha fusiforme tem um novo padrão de malha em forma de bloco com elementos individuais que mudam gradualmente de forma à medida que irradiam do logótipo central da Lexus, conferindo um visual tridimensional que muda de acordo com o ângulo em que o carro é observado.

Os grupos óticos posteriores têm um design original e avançado que não só é atraente como também é aerodinamicamente eficiente, ao mesmo tempo que melhora o comportamento do veículo. As unidades direita e esquerda são ligadas por uma linha de luz contínua na porta traseira para conferir uma aparência única à secção traseira do UX. Formada por uma sequência de 120 LEDs, tem um posicionamento ligeiramente direcionado para o centro, medindo apenas 3 mm de espessura no seu ponto mais estreito. O seu design foi pensado para se tornar uma referência original de assinatura da Lexus.

Foram produzidos quatro novos modelos de jantes de liga leve para o UX, com diâmetros de 17 e 18 polegadas. As rodas de 17 polegadas de cinco raios fazem a estreia mundial de um design aerodinâmico, cujos detalhes são fornecidos na secção de Tecnologia Imaginativa abaixo.