Anunciado juri para o Lexus design award 2022 Image

NOTÍCIAS E EVENTOS

ANUNCIADO JÚRI PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2022

PUBLICADO EM: 01-09-2021

QUATRO CRIADORES DE RENOME MUNDIAL SELECIONAM TALENTOS EMERGENTES QUE CONTRIBUIRÃO PARA UM AMANHÃ MELHOR.
Tóquio, Japão 1 de setembro, 2021 – A Lexus anunciou hoje os quatro criadores selecionados para o painel de jurados do Lexus Design Award 2022, plataforma global que apoia e incentiva a próxima geração de designers. Este ano, o painel de jurados da Lexus dá as boas-vindas à arquiteta indiana Anupama Kundoo e ao designer canadiano Bruce Mau. Juntar-se-ão a Paola Antonelli, Curadora Sénior do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA de Nova Iorque, e a Simon Humphries, Responsável pelo Design Global Toyota & Lexus, ambos membros de longa data do júri.
A Lexus acredita que a abordagem inovadora de Anupama Kundoo – conhecida pelos projetos experimentais centrados na comunidade que combinam tradições artesanais com técnicas arquitetónicas modernas – é vital para expandir o potencial dos criadores emergentes. Bruce Mau, que lançou a sua carreira em design gráfico, tem vindo a defender há várias décadas a visão de que "o design pode mudar o mundo", e a sua vasta abordagem multidisciplinar casa com o tema do Design Lexus Award, o Design para um Amanhã Melhor.
Bruce Mau explica: “Estou profundamente honrado por fazer parte do Lexus Design Award, uma competição que assume a importante responsabilidade de encorajar os designers de amanhã, capacitando-os para que possam tornar o mundo num lugar melhor para todos nós. A Lexus reconhece a importância de alavancar os melhores talentos e de proporcionar aos seis finalistas uma base sólida e o suporte financeiro para que possam dar seguimento aos seus projetos. O foco na mentoria é particularmente importante para mim, já que há muitos anos foi um mentor que me ajudou a definir o caminho como designer.”
No início de 2022, este painel de elite vai selecionar seis finalistas, entre as inscrições globais. Os jurados vão escolher as propostas que melhor personifiquem os três princípios-base da marca Lexus: Antecipar, Inovar e Cativar, e que, simultaneamente, tragam a felicidade a todos, de forma integrada. Os finalistas serão orientados por quatro criadores de renome, que os ajudarão a desenvolver protótipos e apresentar as suas visões. Na primavera de 2022, os quatro jurados analisarão os designs apresentados pelos finalistas para definir o vencedor do Grande Prémio.
Os mentores serão anunciados durante o outono.
As candidaturas para o Lexus Design Award 2022 serão aceites até 10 de outubro de 2021.
Para mais informação, por favor visite LexusDesignAward.com
Hashtag Oficial: #LexusDesignAward
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2022
NOME LEXUS DESIGN AWARD 2022
PERÍODO DE CANDIDATURAS 13 de julho – 10 de outubro 2021
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO ・   Como pode o design aumentar a felicidade global. ・  Como o design incorpora os três princípios da marca Lexus: Antecipar, Inovar e Cativar. □        ANTECIPAÇÃO □         O conceito e o design antecipam os desafios globais da sociedade do futuro? □        INOVAÇÃO O design demonstra um novo pensamento e originalidade na sua proposta e execução? CATIVAÇÃO O design é intrigante e atrativo quer no conceito, quer na execução?
JÚRI   ●       PAOLA ANTONELLI, Curadora Sénior do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, NOVA IORQUE ●       ANUPAMA KUNDOO, Arquiteta / Fundadora de Anupama Kundoo Architects ●       BRUCE MAU, Co-Fundador & CEO, Massive Change Network ●       SIMON HUMPHRIES, Responsável pelo Design Global Toyota & Lexus
MENTORES Os mentores serão anunciados durante o outono.
CATEGORIAS ●       Um Vencedor “Grand Prix” (selecionado entre os seis finalistas) ●       Seis Finalistas
PRÉMIOS/BENEFÍCIOS
  • Seis finalistas convidados para a mentoria - uma série de sessões com mentores de diversas áreas que fornecem orientação para ajudar a transformar as ideias em protótipos.
  • Seis finalistas terão exposição nos media à escala global, para ajudar a impulsionar as suas carreiras.
  • Seis finalistas recebem até 3 milhões de JPY (mais de $25K USD) cada, para cobrir os custos de produção do protótipo.
  • Seis finalistas terão a oportunidade de expandir os seus horizontes profissionais através da interação com os quatro jurados durante as sessões únicas de desenvolvimento pessoal e profissional.
  Consultar Official Rules para mais pormenores.
ORGANIZAÇÃO Lexus Internacional
JÚRI LEXUS DESIGN AWARD 2022
PAOLA ANTONELLI
CURADORA SÉNIOR DE ARQUITECTURA E DESIGN NO MOMA DE NOVA IORQUE

Paola Antonelli é Curadora Sénior de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna, e Fundadora da Direção de Desenvolvimento & Investigação do MoMA. Tem como missão promover a compreensão do Design, de modo a que a sua influência positiva no Mundo seja reconhecida universalmente. O seu trabalho inclui a investigação do impacto do Design no nosso quotidiano, muitas vezes incluindo objetos e práticas negligenciadas, combinando design, arquitetura, arte, ciência e tecnologia.
Tem organizado inúmeros certames, escreveu vários livros e lecionou em todo o mundo, incluindo Harvard e UCLA. Entre as suas exposições mais recentes encontramos Broken Nature, dedicada ao conceito de design restaurador (na XXII Trienal de Milão) e Material Ecology, uma mostra sobre o trabalho do arquiteto Neri Oxman. Trabalha, atualmente, em novas sessões para os Salões de P&D do MoMA; e na série Instagram @ design.emergency – criada com a crítica de design Alice Rawsthorn –– dedicada ao papel do design na pandemia da Covid-19 e não só. O livro com o mesmo nome, Design Emergency, será publicado em 2022.
ANUPAMA KUNDOO
ARQUITETA / FUNDADORA DE ANUPAMA KUNDOO ARCHITECTS

Anupama Kundoo formou-se na Universidade de Bombaim em 1989 e fez o seu doutoramento na TU Berlin, em 2008. Orientou o seu trabalho numa arquitetura centrada nas pessoas e baseada em pesquisas espaciais e materiais simultaneamente de baixo impacto ambiental e socioeconomicamente benéficas. O seu portfólio foi exibido recentemente na exposição individual 'Taking Time' no Museu de Arte Moderna de Louisiana, na Dinamarca, na primavera de 2021. Lecionou Arquitetura e Gestão Urbana em diferentes universidades internacionais, reforçando a sua experiência em urbanização rápida e em desenvolvimento relacionado com questões de alterações climáticas, e foi o Prof. Visitante Davenport na Universidade de Yale na primavera de 2020.
É, atualmente, Professora da Potsdam School of Architecture, na Alemanha, vencedora do Prémio Auguste Perret 2021 pelo seu contributo às tecnologias arquitetónicas e vencedora do Prémio RIBA Charles Jencks em 2021.
BRUCE MAU
CO-FUNDADOR & CEO, MASSIVE CHANGE NETWORK

Designer, autor, educador, artista e empresário, Bruce Mau pratica uma abordagem holística do design centrada na vida, baseada na empatia e no otimismo apoiado em factos, para ajudar clientes e colaboradores a visualizar e articular o seu propósito e futuro. Ao longo de trinta anos de inovação em design, trabalhou com marcas e empresas globais, organizações líderes, chefes de estado, artistas de renome e outros otimistas.
Tornou-se uma figura internacional com a publicação de S, M, L, XL, desenvolvido em co-autoria com Rem Koolhaas. O seu livro mais recente, Mau: MC24 - 24 Princípios de Bruce Mau Para uma Mudança Massiva na sua Vida e no Trabalho, revela aos leitores o mindset e as ferramentas que podem ser aplicados a qualquer tipo de desafio ou em qualquer escala, para criar impacto e transformação positiva.
SIMON HUMPHRIES
HEAD OF TOYOTA & LEXUS GLOBAL DESIGN

Simon Humphries é responsável Global de Design da Toyota & Lexus. Foi nomeado para supervisionar o design de ambas as marcas em 2018. Como chefe da Design Global Lexus, Humphries procura definir os valores exclusivos da Lexus numa filosofia de marca, incorporando uma referência cultural clara à herança japonesa da Lexus e construindo uma direção de design que é relevante em todo o mundo. Humphries ingressou na empresa em 1994. Os seus muitos papéis na liderança e no design avançado incluem a definição da grelha frontal que se tornou a assinatura e um ícone da marca Lexus. Em 2016, tornou-se presidente da ED2 (Toyota Europe Design Development), onde a sua equipa liderou o desenvolvimento de conceitos de mobilidade, como o conceito Toyota e-Palette, como parte da transição da marca de "empresa automóvel" para "empresa de mobilidade".
Humphries começou a sua carreira em design em 1988, quando recebeu o Prémio de Bolsas da Royal Society of Arts para Design de Produto no Reino Unido. O prémio permitiu-lhe trabalhar para a Sony, e realizar o seu sonho de viver e trabalhar no Japão. Nas horas vagas, Humphries gosta de carpintaria e está a restaurar uma quinta japonesa com 100 anos.