1. Discover Lexus
  2. Concept cars
  3. ROV

PROTÓTIPOS DE AUTOMÓVEIS LEXUS

A LEXUS DESVENDA O PROTÓTIPO DE ROV MOVIDO A HIDROGÉNIO, CRIADO PARA A DIVERSÃO E AVENTURAS ECOLÓGICAS
  • O protótipo de ROV (Recreational Off-highway Vehicle) da Lexus oferece uma experiência de estilo de vida de luxo aos condutores que pretendam descobrir as paisagens selvagens com estilo
  • O automóvel exibe o design arrojado da Lexus e uma perícia artesanal superior
  • Equipado com o primeiro motor a hidrogénio da Lexus que faz chegar a diversão da condução todo-o-terreno à sociedade de baixo carbono do futuro

A Lexus revelou um novo protótipo de ROV (Recreational Off-highway Vehicle), um automóvel movido a hidrogénio único que oferece uma condução com emissões quase nulas, combinada com uma capacidade todo-o-terreno extrema. Reflete o compromisso da Lexus de garantir que a condução arrebatadora pode coexistir com uma sociedade sem carbono centrada na mobilidade responsável.

Aspeto aventureiro inspirado no design arrojado da Lexus

Para o protótipo de ROV da Lexus, a equipa de design desenvolveu um automóvel que se enquadrasse bem em todos os tipos de ambientes naturais. O automóvel ostenta todas as verdadeiras características de um automóvel todo-o-terreno, com a suspensão exposta, a estrutura de proteção e pneus todo-o-terreno volumosos para conduzir em trilhos lamacentos. As dimensões são: 3120 mm (comprimento), 1725 mm (largura), 1800 mm (altura).

Com a filosofia "centrada no ser humano" da Lexus como ponto de partida, a equipa de design quis criar o tipo de veículo que as pessoas pudessem esperar de um fabricante de automóveis de luxo, sem abdicar do desempenho robusto de um ROV. A equipa criou uma carroçaria capaz de proteger os passageiros, incorporar a grelha característica da Lexus e preservar um curso suficiente para a suspensão dianteira. Além disso, os guarda-lamas dianteiros foram criados para oferecer proteção contra as rochas dispersas e a lama.

A proteção da suspensão, ligada ao depósito de combustível de hidrogénio traseiro, protege as peças funcionais e transmite a sensação de durabilidade herdada dos SUV da Lexus. A pintura em bronze-escuro foi cuidadosamente trabalhada em conjunto com a carroçaria e a suspensão leves, criadas tanto para conforto como para uma condução todo-o-terreno divertida. As luzes dianteiras e traseiras em forma de "L" da Lexus e o emblema traseiro da LEXUS expressam a mais recente linguagem de design da Lexus.

No interior, baseado no conceito Tazuna, um mostrador simples apresenta instantaneamente a informação de que o condutor necessita, enquanto se concentra na condução.

Sinta a qualidade e a perícia artesanal da Lexus

O novo protótipo apresenta uma extraordinária qualidade de construção com a sensação de luxo da perícia artesanal da Lexus tanto no interior como no exterior, como nunca antes visto num ROV. Entre os detalhes de luxo incluem-se o volante em pele, a manete de mudanças esculpida e os bancos que incluem elementos de suspensão que suavizam os impactos da viagem. Os bancos são estofados em pele sintética resistente. Para a condução todo-o-terreno mais exigente, o primeiro Lexus com motor de combustão movido a hidrogénio cumprirá os mais rigorosos requisitos em termos de QDR (Silêncio, Durabilidade, Fiabilidade).

A potência limpa e entusiasmante do hidrogénio

Ao mesmo tempo que procura alcançar as suas metas de neutralidade carbónica, a Lexus está empenhada em assegurar o prazer de condução dos seus automóveis. Este protótipo de ROV incorpora o som emocionante de um veículo com motor de combustão e o aumento reativo de binário que resulta da rápida velocidade da combustão do hidrogénio, que a Lexus acredita ser altamente compatível com o ROV.

Este protótipo de ROV movido a hidrogénio é o resultado do desejo da Lexus de preservar o verdadeiro prazer todo-o-terreno na sociedade de baixo carbono do futuro. Para alimentar esta diversão todo-o-terreno, o motor a hidrogénio de 1,0 litros funciona como um motor a gasolina, mas com um depósito de alta pressão para hidrogénio comprimido que é fornecido de forma precisa por um injetor direto de hidrogénio. Mais importante ainda, o novo motor a hidrogénio da Lexus produz emissões quase nulas, queimando uma quantidade insignificante de óleo durante a condução.

Desenvolvido com a sua própria "Condução característica da Lexus"

Com uma carroçaria leve composta por uma estrutura tubular resistente e uma suspensão que apresenta um curso longo, o condutor poderá desfrutar dos movimentos naturais do automóvel, da "Condução característica da Lexus" distintiva e da possibilidade de chegar a qualquer lado que pretenda. Projetado para uma condução dinâmica e confortável, o design ágil e a capacidade de resposta do motor a hidrogénio fazem do ROV Lexus um automóvel divertido de conduzir com uma extraordinária capacidade todo-o-terreno.

Spiros Fotinos, Diretor da Lexus Europe, comenta: "O ROV Lexus é a nossa resposta à crescente paixão pela vida ao ar livre e ao espírito aventureiro dos consumidores de luxo. Como protótipo, funde o nosso desejo de também desenvolver produtos orientados para o estilo de vida através da investigação contínua em novas tecnologias que contribuam para a neutralidade de carbono. Além de ser um protótipo emocionante de conduzir, tem emissões quase nulas graças ao seu motor movido a hidrogénio."