2017 lda judges hero

JURADOS DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2017

PAOLA ANTONELLI - Curadora

(Paola) Antonelli juntou-se ao Museu de Arte Moderna em 1994 e é agora Curadora Sénior no Departamento de Arquitetura e Design, bem como Diretora de Investigação e Desenvolvimento do MoMA. Fez palestras no TED, no Fórum Económico Mundial em Davos e em várias outras conferências internacionais. O seu objetivo é promover o entendimento do design até que a sua influência positiva no mundo seja totalmente reconhecida e explorada. Está atualmente a trabalhar em diversas exposições sobre design contemporâneo e no States of Design, um livro sobre a diversidade e variedade de áreas de design existentes atualmente.

2017 lda judges paola antontelli

ARIC CHEN - Curador

Aric Chen é o Curador-Chefe de Design e Arquitetura no M+, o novo museu de cultura visual atualmente em construção no Centro Cultural de Kowloon Ocidental, em Hong Kong. Desempenhou anteriormente a função de Diretor Criativo da Semana do Design de Pequim, gerindo o relançamento de sucesso do evento em 2011 e 2012. Chen foi o curador e organizou inúmeras exposições e projetos em museus, bienais e outros eventos internacionais, tendo sido também colaborador frequente em publicações como o The New York Times, Monocle, Architectural Record e PIN-UP.


  

  
    2017 lda judges aric chen

TOYO ITO - Arquiteto

Ito terminou o seu curso na Universidade de Tóquio, Departamento de Arquitetura, em 1965. As suas obras principais incluem: Mediateca de Sendai, Biblioteca da Universidade de Artes Tama, em Hachioji, Universidade de Taiwan, Faculdade de Ciências Sociais (Taiwan R.O.C), "Minna no Mori" Gifu Media Cosmos, etc. Entre os projetos em desenvolvimento contam-se: Teatro Nacional de Taichung (Taiwan R.O.C), Campo de Atletismo e Parque Desportivo em Aomori e muitos outros. Entre os galardões que lhe foram atribuídos contam-se o Prémio do Instituto Arquitetónico do Japão, o Prémio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, a Real Medalha de Ouro do Real Instituto de Arquitetos Britânicos e o Prémio Pritzker de Arquitetura.


  

  
    2017 lda judges toyo ito

BIRGIT LOHMANN - Chefe de redação da designboom

Nascida em Hamburgo, Lohmann estudou design industrial em Florença antes de se mudar para Milão, onde vive e trabalha desde 1987. Trabalhou como designer e diretora de desenvolvimento de produtos para vários arquitetos e grandes designers italianos. Trabalhou também como historiadora de design em departamentos de justiça e leiloeiras internacionais. Como investigadora e docente, fez seminários sobre design industrial em diversas e prestigiadas universidades internacionais. Em 1999, foi cofundadora da designboom, onde atualmente desempenha as funções de Editora-Chefe, Responsável pela Programação Educacional e Curadora de Exposições Internacionais.


  

  
    2017 lda judges birgit lohmann

ALICE RAWSTHORN - Comentadora de design

Alice Rawsthorn escreve sobre design no International New York Times e frieze. O seu mais recente livro, "Hello World: Where Design Meets Life", explora a influência do design nas nossas vidas: passado, presente e futuro. Fala de design em eventos globais, incluindo no TED e nas reuniões anuais do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça. Vivendo em Londres, Alice é presidente do conselho de curadoria na Chisenhale Gallery e do grupo de dança contemporânea Michael Clark Company, sendo também administradora da Whitechapel Gallery. Foi condecorada com uma Ordem do Império Britânico (OBE) pelos serviços prestados ao design e às artes.


  

  
    2017 lda judges alice rawsthorn

YOSHIHIRO SAWA - Curador

Yoshihiro Sawa é licenciado em Engenharia e Design pelo Instituto de Tecnologia de Quioto. Assumiu diversos cargos relacionados com o design desde que se juntou à Toyota Motor Corporation, em 1980, incluindo o de Diretor Executivo de Design Global, Departamento de Planeamento. Tornou-se Vice-Presidente Executivo da Lexus International em abril de 2016.


  

  
    2017 lda judges yoshihiro sawa