2020 lexus lda judges mentors hero 1920x1080 1

PRÉMIOS DE DESIGN LEXUS

PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2020 – JURADOS E MENTORES

Agora na sua oitava edição, os Prémios de Design Lexus são uma procura global por talentos emergentes da área do design. Este programa único, concebido para inspirar a inovação no sector do design para um futuro melhor, está agora a aceitar candidaturas para o seu concurso anual. Hoje, a Lexus International anunciou a lista de jurados e mentores para os Prémios de Design Lexus deste ano.

PAINEL DE JURADOS DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2020

  • 
  

  
    2020 lexus lda judge paola 810x1080 1

    PAOLA ANTONELLI

    CURADORA SÉNIOR DO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E DESIGN DO MoMA, NOVA IORQUE

    Paola Antonelli é Curadora Sénior de Arquitetura e Design do MoMA (Museu de Arte Moderna), bem como a Diretora fundadora de Investigação e Desenvolvimento do mesmo museu. O seu objetivo é promover o entendimento do design, até que a sua influência positiva no mundo seja universalmente reconhecida. O seu trabalho investiga o impacto do design na experiência do quotidiano, incluindo, frequentemente, práticas e objetos ignorados e aliando o design, a arquitetura, a arte, a ciência e a tecnologia. Paola foi curadora de mostras, escreveu livros, fez palestras em todo o mundo e lecionou em várias escolas, incluindo em Harvard e na UCLA. Depois da XXII Triennale di Milano – a sua Broken Nature de 2019, dedicada à ideia do design de restauro – encontra-se a trabalhar em Material Ecology, uma mostra do trabalho da arquiteta Neri Oxman, que será inaugurada no MoMA, em fevereiro de 2020, em diversas novas sessões dos seus Salões de I&D no MoMA, e em dois livros: uma coleção de ensaios sobre o design contemporâneo e "Design Bites", um livro sobre alimentos de todo o mundo como exemplos de design.

  • 
  

  
    2020 lexus lda judge yoshihiro 810x1080 1

    YOSHIHIRO SAWA

    PRESIDENTE, LEXUS INTERNACIONAL

    Yoshihiro Sawa tem vindo a inovar o design e a engenharia automóvel há mais de trinta anos. Um visionário centrado na prática, é reconhecido como um líder global na sua área. Há décadas que Sawa se dedica a desenvolver automóveis melhores e mais bonitos, aplicando a sua perspetiva única à harmonia entre forma e funcionalidade. Foi com esta perspetiva que liderou vários aspetos da empresa, da engenharia ao design, passando pelo desenvolvimento de produtos, o que lhe permitiu ter uma visão particularmente holística da arte de construir automóveis. Sawa aplica-a no seu papel na Lexus, levando a marca a cumprir a sua promessa de experiências fantásticas, através do design inspirado, da inovação contínua e do desempenho imparável.

  • 
  

  
    2020 lexus lda judge john 810x1080 1

    JOHN MAEDA

    TECNÓLOGO/RESPONSÁVEL PELA EXPERIÊNCIA , PUBLICIS SAPIENT

    John Maeda é um tecnólogo americano, designer, engenheiro, artista, investidor, autor e professor. Foi recentemente nomeado responsável pela experiência na Publicis Sapient, o departamento de fornecimento e consultoria em tecnologia do conglomerado de comunicações e marketing Publicis. Ocupou cargos na Automattic, a empresa-mãe da WordPress.com e na empresa de capitais de risco Kleiner Perkins. Foi líder de investigação no MIT Media Lab e foi presidente da Rhode Island School of Design. Nomeado pela Esquire como uma das "75 pessoas mais influentes do Século XXI", Maeda procura a conjugação de pessoas e ideias à escala, apoiado na sua ampla experiência como engenheiro formado no MIT, designer premiado e líder executivo. É autor de vários livros célebres, incluindo "The Laws of Simplicity" e "Redesigning Leadership". O seu próximo livro, "How to Speak Machine", estará disponível em novembro de 2019. Esteve presente como orador em todo o mundo, de Davos a Pequim, passando por São Paulo e Nova Iorque, e as suas palestras para a TED tiveram milhões de visualizações.

  • 
  

  
    2020 lexus lda judge jeanne 810x1080 1

    JEANNE GANG

    ARQUITETA/SÓCIA FUNDADORA, SÓCIA DO STUDIO GANG

    Jeanne Gang, FAIA, é sócia fundadora e sócia do internacionalmente reconhecido atelier de arquitetura e design urbano, Studio Gang. Reconhecida por uma abordagem que ultrapassa as fronteiras convencionais da arquitetura para dar prioridade às relações entre os indivíduos, as comunidades e o ambiente. Jeanne tem um amplo portefólio de trabalhos premiados por toda a América e Europa. Estes incluem a Aqua Tower, em Chicago, uma ampliação do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e a nova Embaixada dos Estados Unidos da América, em Brasília. Membro da Fundação MacArthur e Professora de Arquitetura em Exercício na Harvard Graduate School of Design, Jeanne foi este ano nomeada pela Revista TIME como uma das pessoas mais influentes do mundo, tendo obtido o seu trabalho mais importante até à data: o O’Hare Global Terminal, uma obra com cerca de 205 mil metros quadrados.

PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2020 – JURADOS E MENTORES

  • 
  

  
    2020 lexus lda mentor joe 810x1080 1

    JOE DOUCET

    FUNDADOR, JOE DOUCET X PARTNERS

    Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos talentos criativos mais procurados a trabalhar atualmente na América. Depois de se formar no Art Center College of Design, Doucet rapidamente começou a aplicar a sua visão nos produtos, no mobiliário, no ambiente e na tecnologia, para encontrar soluções para os desafios diários e sociais através do design. O seu trabalho combina habilmente a funcionalidade com a atração visual, ao mesmo tempo que transmite uma multiplicidade de significados e mensagens. Doucet acredita que o design e, o que é mais importante, o processo de reflexão de um designer, podem desempenhar um papel importante na inovação e na resolução de problemas, assim como na estética. Atualmente, detém diversas patentes pelos seus designs e invenções. O trabalho de Doucet tem sido exposto em todo o mundo, incluindo no Museu de Design de Londres e na Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne. Recebeu numerosos prémios internacionais, incluindo um World Technology Award na categoria de Design Innovation e diversos Good Design Awards. Também foi nomeado como o único AvantGuardian para o Design, pela Revista Surface. Em 2017, Doucet foi nomeado vencedor do Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award de 2017, como Product Designer, a mais alta homenagem na sua área. Como empreendedor, Doucet criou e lançou inumeráveis empresas, destinadas a tornar o mundo um lugar melhor através do design, incluindo OTHR e Citizen A.

  • 
  

  
    2020 lexus lda mentor shohei 810x1080 1

    SHOHEI SHIGEMATSU

    SÓCIO E DIRETOR DA OMA NEW YORK

    Shohei Shigematsu juntou-se à OMA em 1998, é responsável pelo gabinete de Nova Iorque desde 2006 e tornou-se sócio em 2008. Recentemente, terminou a renovação da sede da Sotheby’s em Nova Iorque, luxuosas torres de grande porte em São Francisco e Miami, além do primeiro edifício construído de raiz pela OMA na cidade de Nova Iorque, um complexo residencial no n.º 121 de East 22nd Street. Sho executou com êxito projetos de design para espaços culturais, incluindo o Museu Nacional de Belas Artes do Québec e o Faena Arts Center, em Miami. Encontra-se atualmente em curso a ampliação do Albright-Knox-Gundlach Art Museum, de Búfalo, e um segundo edifício do New Museum. Sho também criou o design para exposições da Prada, da Bienal de Arquitetura de Veneza, do Metropolitan Museum de Arte, do Park Avenue Armory, da primeira retrospetiva norte-americana da Dior no Museu de Arte de Denver e no Museu de Arte de Dallas. É supervisor dos projetos da OMA no Japão, incluindo um novo centro de negócios em Fukuoka (2020) e a primeira torre multiusos da OMA, em Tóquio, para a Mori Building Co., Ltd. (2022).

    Crítico de design na Harvard Graduate School of Design, Sho participou em conferências na TED e na Wired Japan e em universidades por todo o mundo.

  • 
  

  
    2020 lexus lda mentor philippe 810x1080 1

    PHILIPPE MALOUIN

    DIRETOR, PHILIPPE MALOUIN STUDIO

    O anglo-canadiano Philippe Malouin é formado em Design pela Design Academy Eindhoven. Estudou também na École Nationale Supérieure de Création Industrielle, em Paris, e na Universidade de Montreal. Fundou o seu estúdio em 2008, depois de trabalhar para o designer inglês Tom Dixon. Philippe lecionou também no Royal College of Art, em Londres, entre 2012 e 2015. É também diretor do POST-OFFICE, um atelier de arquitetura e design de interiores. O seu amplo portefólio inclui mesas, tapetes, cadeiras, candeeiros, objetos de arte e instalações. A lista de clientes de Philippe inclui nomes como SCP, Marsotto Edizioni, Resident, OTHR, Hem, Ace hotel, Matter-Made, Established & Sons, Roll & Hill, 1882 ltd., Kvadrat, Umbra Shift, Caesarstone, IZÉ, Swarovski, Bloomberg, Aesop, Touch Digital. Philippe é representado pela galeria Salon 94 Design, sediada na cidade de Nova Iorque. Recentemente, foi galardoado com o prémio "Designer do Ano" pela Revista Wallpaper*. Philippe vive e trabalha em Londres, onde gere o seu estúdio de design.

  • 
  

  
    2020 lexus lda mentor bethan 810x1080 1

    BETHAN GRAY

    DIRETORA CRIATIVA

    Sediada em Londres, Bethan Gray é uma das mais celebradas designers de mobiliário e acessórios para a casa do Reino Unido, tendo sido galardoada com quatro prémios Elle Decoration British Design Awards, incluindo a cobiçada distinção de Best British Designer. O seu trabalho é largamente apresentado nos meios de comunicação global, tendo já exposto em Londres, Milão, Paris, Nova Iorque e no Dubai.

    Os antepassados de Bethan fizeram uma incrível viagem entre continentes. Desde então, Bethan visitou muitos dos lugares por onde passaram, inspirada por uma paixão por viagens, arte e cultura. Atualmente, a sua missão é dar relevância contemporânea às técnicas tradicionais destas regiões — mantendo vivas as narrativas culturais e as habilidades artesanais. Ela acredita no poder de contar histórias através da arte e do design e formou joint ventures com base na confiança mútua e no respeito, apoiando mais de 400 mestres artesãos em todo o mundo.

    Fundada em 2008, a Bethan Gray Design cria luxuosas coleções artesanais de mobiliário e acessórios para a casa, cujas peças são vendidas através de retalhistas a nível mundial, como, por exemplo, o Harrods, Liberty, Lane Crawford. No seu atelier, em Londres, ela estimula, liga e incentiva novos talentos do design e é mentora de promissoras designers femininas. Recentemente, lançou o prémio "Prize for Women in Craft", em parceria com a Cardiff Metropolitan University, da qual é membro honorário.