Skip to Main Content (Press Enter)

SEMANA DO DESIGN DE MILÃO 2025

Apresentação de novos trabalhos inspirados pelo dispositivo de controlo do habitáculo de próxima geração "Borboleta Negra" da Lexus.

AS INSTALAÇÕES DA LEXUS EXPLORAM UMA TECNOLOGIA CENTRADA NO SER HUMANO NA SEMANA DO DESIGN DE MILÃO

 

  • Instalação "A-Un", criada em colaboração com a agência criativa SIX e o estúdio de design STUDEO
  • "Discover Together", uma coleção de trabalhos de criadores emergentes da Bascule Inc., da Northeastern University e da equipa interna de design da Lexus, produzida como um projeto de legado do Prémio de Design Lexus
  • Prémio de Design Lexus – "Discover Together" – a ser relançado este verão e exibido na Semana do Design de Milão 2026
  • Exposição da Lexus aberta ao público na Semana do Design de Milão 2025, 8 a 13 de abril

A Lexus apresentou uma coleção de novas instalações na Semana do Design de Milão 2025, a maior exibição de design internacional a nível mundial. A sua exposição no Daylight Space do Superstudio Più contará com "A-Un", uma instalação imersiva criada em colaboração com os criativos japoneses da SIX e do STUDEO, bem como "Discover Together", uma coleção interativa produzida por designers da próxima geração num projeto de legado do Prémio de Design Lexus.

A exposição está aberta ao público no Superstudio Più, em Tortona, o distrito criativo de Milão, de 8 a 13 de abril.

Simon Humphries, Chief Branding Officer da Lexus, afirma: "Desde a criação da nossa marca, a Lexus tem desafiado continuamente as convenções do mundo automóvel de luxo, ultrapassando os limites da mobilidade para criar experiências únicas e extraordinárias que superam as expectativas, ao invés de apenas as alcançarem. Atualmente, à medida que a tecnologia avança e transforma a forma como percecionamos o tempo passado em movimento, refletimos sobre como estas mudanças podem levar a novas e profundas formas de envolvimento e interação."

"Na Semana do Design de Milão, procuramos expressar esta convergência de tecnologia e humanidade, explorando momentos em que ambas interagem, e como reimaginar o próprio tempo se pode tornar um catalisador para novas experiências. Adicionalmente, através de "Discover Together", colaborámos com três unidades criativas visionárias que exploram a interação entre indivíduos com a sociedade através da lente da Borboleta Negra, oferecendo novas perspetivas."

As novas instalações imersivas inspiraram-se na "Borboleta Negra", o nome atribuído a um dispositivo de controlo de interface dupla presente no habitáculo do protótipo LF-ZC da Lexus. Cada uma explora a forma como as tecnologias futuras irão unir o Homem, a máquina e a mobilidade.

A abertura oficial hoje da exposição (7 de abril) será apresentada por Pascal Ruch, Vice-Presidente da Toyota Motor Europe, Lexus e Cadeia de Valores. Apresentaremos oradores, incluindo o Presidente Internacional da Lexus, Takashi Watanabe, e o Diretor-Geral do Departamento de Design da Lexus, Koichi Suga. Juntamente com Takeshi Nozoe da SIX, Tatsuki Ikezawa do STUDEO e representantes da Bascule Inc., da Northeastern University e os designers internos da Lexus, fornecerão informações sobre as instalações inovadoras e o futuro da mobilidade e do design.

INSTALAÇÃO A-UN

Ao longo de duas décadas, desde a sua primeira aparição na Semana do Design de Milão em 2005, a Lexus colaborou com artistas e designers de renome mundial – incluindo Philippe Nigro, Neri Oxman, Sou Fujimoto e Rhizomatiks – para criar experiências imersivas que incorporam a visão e os valores da marca.

Este ano, juntou-se à agência criativa SIX, sediada em Tóquio, e ao estúdio de design STUDEO para apresentar a "A-Un", uma instalação inspirada no conceito japonês de A-Un no Kokyū (respiração harmonizada), um conceito tradicional no qual dois corpos ou duas entidades sincronizam instintivamente os seus movimentos e as suas emoções. Com recurso ao motivo Borboleta Negra como uma janela que liga pessoas e a sociedade, a Lexus dá vida à sua visão do futuro da mobilidade num espaço imersivo.

Um vasto ecrã no formato de uma Borboleta Negra emerge subitamente no espaço, com três metros de altura, dez metros de largura e quatro metros de profundidade. Um testemunho do compromisso da Lexus em honrar materiais tradicionais e a perícia artesanal, o trabalho foi meticulosamente produzido à mão durante três meses, com fios de tecido feitos a partir de 35 quilómetros de fibra de bambu.

A estrutura ganha vida assim que os visitantes se aproximam, respondendo aos seus batimentos cardíacos para criar uma experiência imersiva única. À medida que os batimentos cardíacos sincronizam com flutuações obtidas da natureza, a Borboleta Negra torna-se um meio para a descoberta. Nesse momento, os visitantes testemunham a ligação perfeita entre as pessoas, a sociedade e o mundo – uma experiência moldada pela filosofia "A-Un".

A visão da Lexus do futuro da mobilidade vai além de um automóvel simplesmente responder aos comandos de um ser humano, este antecipa as suas intenções. Através da Borboleta Negra, as pessoas e os automóveis unem-se numa viagem de aprendizagem e evolução contínuas, descobrindo novas possibilidades e momentos únicos. Os automóveis vão ligar-se diretamente às pessoas, criando uma nova experiência de movimento.

INSTALAÇÃO DISCOVER TOGETHER

A exposição deste ano inspira-se no legado do Prémio de Design Lexus que descobriu, cultivou e tem vindo a apoiar há algum tempo a próxima geração de criadores, desafiando os limites do potencial criativo. Três grupos visionários utilizaram a Borboleta Negra como motivo para explorar novas dimensões de experiências personalizadas com tecnologia. A Bascule Inc., a Northeastern University e os designers internos da Lexus apresentam uma série de instalações interativas que reinterpretam a Borboleta Negra através de perspetivas distintas e únicas. Este encontro entre a Lexus e talentos emergentes dá origem a "Experiências Incríveis", que os visitantes são convidados a descobrir em primeira mão na exposição.

BASCULE INC. (JAPÃO)

EARTHSPECTIVE

Este trabalho explora o conceito de uma perspetiva expandida da terra. A combinação de "earth" (terra) e "perspective" (perspetiva) no título representa uma mudança na forma como observamos o mundo. Enquanto seres humanos, percecionamos a realidade através dos nossos próprios pontos de vista limitados. Contudo, quando damos um passo atrás e observamos a Terra a partir da vastidão do espaço, obtemos uma nova perspetiva – uma Earthspective (Terraspetiva). A partir desta vista, somos meros viajantes no planeta. As palavras que falamos tornam-se marcas no futuro, gravadas num universo em contínua expansão.

NORTHEASTERN UNIVERSITY (EUA)

OUR ENERGY NEXUS

Esta instalação explora o tema da redução da poluição do ar, utilizando uma interação em tempo real para visualizar o poder da ação coletiva e da comunidade.

Os visitantes interagem com níveis de poluição em tempo real e os dados do índice da qualidade do ar global de Milão, canalizando o seu calor através da Borboleta Negra como uma libertação simbólica de energia. Cada contribuição é transformada numa estrela brilhante; à medida que o ar fica limpo, estas estrelas brilham ainda mais, reforçando a ligação entre a ação pessoal e a alteração ambiental. Juntos, a nossa energia converge para criar um futuro mais limpo e mais brilhante.

DESIGNERS INTERNOS DA LEXUS (JAPÃO)

DISCOVER YOUR BUTTERFLY

A borboleta é um símbolo do seu potencial desconhecido para criar um impacto no mundo. Inspirado no Efeito Borboleta, esta instalação captura o poder transformativo das pequenas ações.

Visualiza um mundo no qual inúmeras borboletas convergem, cada uma única nos seus movimentos, juntando-se para criar uma realidade dinâmica e envolvente. Com a Borboleta Negra como uma janela para a libertação do seu potencial desconhecido, os visitantes libertam a sua própria borboleta, influenciando o mundo à sua volta enquanto descobrem novos aspetos de si próprios. Cada pequeno bater de asas contribui para uma onda de beleza e mudança, demonstrando que até a mais pequena das ações pode moldar o futuro de formas poderosas.

O PRÉMIO DE DESIGN LEXUS

DISCOVER TOGETHER

Desde 2013, a Lexus tem organizado o Prémio de Design Lexus, uma competição internacional dedicada à promoção e ao apoio da próxima geração de criadores através do diálogo e da cocriação. Para aprofundar esta colaboração e reforçar ainda mais o seu compromisso com talentos emergentes na área do design, o programa está a ser atualizado para "Prémio de Design Lexus – Discover Together". Este será oficialmente relançado este verão com uma exibição agendada para decorrer na Semana do Design de Milão em abril de 2026. Esteja atento a mais detalhes sobre este novo e entusiasmante capítulo no design.

INFORMAÇÕES SOBRE A EXPOSIÇÃO

Datas

Dia da imprensa: 7 de abril (segunda-feira); dias do público: 8 a 13 de abril (domingo)

Local

Superstudio Più

Endereço

Via Tortona, 27, 20144 Milão, Itália

Exposições

Exposição de arte da instalação A-Un/Discover Together em colaboração com a Bascule Inc., a Northeastern University e a Equipa de Designers da Lexus

Organizador

Lexus International

PERFIS DOS CRIADORES DE "A-UN"

SIX INC.

TAKESHI NOZOE

Takeshi Nozoe fundou a empresa criativa SIX Inc. em 2013. Enquanto Diretor Criativo, Nozoe enfrenta o desafio de criar novas formas de comunicação e experiências do mundo real com marcas tanto no Japão como no estrangeiro, incluindo a Toyota GR e a Lexus. Trabalhou em inúmeros projetos que expandiram as fronteiras da expressão através da fusão de tecnologia, incluindo expressão espacial com recurso a 1000 drones; o videoclipe "Obsession for Smoothness", criado em colaboração com a OK Go; e o Space Balloon Project, uma interação em tempo real com a estratosfera.

Até à data, recebeu mais de 100 prémios internacionais de criatividade, incluindo um Leão Dourado no Cannes Lions e uma distinção de ouro no New York Festival. O produto original da SIX, o altifalante COTODAMA Lyric, é vendido em 44 países por todo o mundo, demonstrando um elevado reconhecimento pela sua inovação no desenvolvimento de produtos.

https://sixinc.jp/

STUDEO

TATSUKI IKEZAWA

Formado pelo Departamento de Informática de Design na Universidade de Artes de Musashino, Ikezawa fundou o estúdio criativo STUDEO em 2020. Abordando a estratégia de marca de uma perspetiva de direção de arte, integra na perfeição o desenvolvimento de conceitos, design de produtos, incluindo o design de embalagens e logótipos, bem como o planeamento de ferramentas de comunicação, tais como anúncios, gráficos e design espacial para criar um mundo de marca coeso. Em 2018, Ikezawa organizou uma exposição a solo, BEYOND THE CRAFT, em Nova Iorque e, em 2024, participou como designer nos The Trio Asia Posters na Mexico International Poster Biennial.

Os seus trabalhos foram reconhecidos com inúmeros prémios, incluindo o Prémio Tokyo ADC, Prémio JAGDA New Designer, Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, ONE SHOW e New York ADC. É membro do Clube de Diretores de Arte de Tóquio e da Associação Japonesa de Designers Gráficos.

https://www.studeo.co.jp/

PERFIS DOS CRIADORES DE "DISCOVER TOGETHER"

JAPAN

BACSULE INC.

A Bascule Inc. é uma equipa criativa sediada em Tóquio, conhecida por extrair a realidade e histórias ocultas em vários dados para criar experiências emocionais. Centrada na sua abordagem única designada DATA-TAINMENT (ENTRETENIMENTO POR DADOS), interagem numa ampla variedade de campos, incluindo publicidade, eventos, desporto, arte, desenvolvimento urbano e espaço sideral, procurando criar novos valores experimentais nos quais todos podem participar.

https://bascule.co.jp/

*Membros na imagem (da esquerda para a direita): Tomoyuki Iwabuchi, Masayoshi Boku, Sakiko Osawa 

USA

NORTHEASTERN UNIVERSITY

Sob a direção de Paolo Ciuccarelli, Diretor do Centro de Design da Northeastern University, Chloe Prock, Jasmine Yiming Sun e Elizabeth McCaffrey formam uma equipa de designers e investigadores que exploram os amplos cruzamentos da visualização de dados, do design de experiências e da prática criativa. Com uma experiência que abrange multimédia imersiva, visualização de dados computacionais, design UI/UX e investigação de design, o seu trabalho colmata as lacunas entre tecnologias emergentes, design centrado no ser humano e computação poética para criar experiências envolventes e provocadoras.

https://camd.northeastern.edu/center-for-design/

*Membros na imagem (da esquerda para a direita): Chloe Prock, Paolo Ciuccarelli, Jasmine Yiming Sun, Elizabeth McCaffrey

JAPÃO

EQUIPA DE DESIGNERS DA LEXUS

Os membros da Equipa de Design na Toyota Motor Corporation desafiaram novas expressões e experiências ao reinterpretar a Borboleta Negra. Enquanto mentor, Takabatake trabalha como Designer de Conceito e Visão, planeando visões futuras e conceitos que visam todos os produtos, incluindo experiências para ambas as marcas Lexus e Toyota. A designer Yuri Tamura começou a sua carreira como designer CMF e agora explora designs inovadores que desafiam conceitos existentes em todos os géneros. Foca-se em capturar as emoções e experiências humanas a partir de novas perspetivas, procurando proporcionar inspiração a muitos.

*Membros na imagem (da esquerda para a direita): Moto Takabatake e Yuri Tamura