1. Gama Lexus
  2. LBX World Premiere
  3. Performance & Powertrain

DESEMPENHO DINÂMICO: UMA NOVA PLATAFORMA LEXUS

O LBX é o primeiro modelo Lexus desenvolvido sobre uma variante da plataforma de arquitetura global para automóveis compactos GA-B. Foi ajustada e adaptada para os requisitos Lexus conferindo benefícios base de um baixo centro de gravidade, de vias largas, de projeções curtas e de uma carroçaria com elevada rígidez. É, também, responsável pela personalidade e condução divertida deste modelo, contribuindo para assegurar os pressupostos da “Assinatura de Condução Lexus” no automóvel, até hoje, mais compacto da Lexus, e assim criar um diálogo natural entre o condutor e o automóvel, garantindo confiança, controlo e conforto permanentes.

O engenheiro-chefe Endoh explica: “Para concretizar a sensação de harmonia com o carro, trabalhamos para obter uma condução ágil que maximizasse os benefícios de uma pequena dimensão e de um peso leves. Simultaneamente, concentrámo-nos mais que nunca em aperfeiçoar as características fundamentais, sem depender de controlos eletrónicos.”

O sistema de travagem eletrónica inclui o que a Lexus apelidou de “Controlo de Postura de Travagem do Veículo”, que ajusta automaticamente o equilíbrio da força de travagem dianteira e traseira para suprimir a inclinação e manter a carroçaria mais linear. Também suprime o adornar do veículo em curva, mantendo uma postura estável e confortável enquanto filtra vibrações.

UMA NOVA GERAÇÃO DE LEXUS HYBRID DRIVE

O LBX é eletrificado por um sistema híbrido Lexus de nova geração, com um motor compacto e leve de três cilindros e 1.5 litros. Os principais elementos do sistema híbrido passaram por uma remodelação substancial, incluindo a transmissão e a unidade de controlo de potência, para melhorar a eficiência, reduzir perdas, economizar peso e reduzir o tamanho. Há também uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento, que permite uma potência extra ao motor elétrico na aceleração e amplia o tempo de condução EV totalmente elétrica.

A transmissão foi ajustada para permitir um desempenho agradável, seja em condução na cidade ou em estradas sinuosas, com manuseio fiel e uma sensação de aceleração linear mais alinhada com a pressão que o condutor faz no acelerador. A condução também foi aperfeiçoada pelo controlo do sistema híbrido, que se aproxima do som do motor e da aceleração. Graças às atualizações do sistema híbrido, a condução EV totalmente elétrica pode ser desfrutada a velocidades mais altas e em distâncias mais longas, maximizando a eficiência do LBX.

A autenticidade da qualidade de SUV do LBX inclui a opção de tração integral E-Four da Lexus, que introduz um motor elétrico adicional no eixo traseiro. No arranque, em curva e em superfícies de baixa aderência, o sistema direciona automaticamente a força motriz para as rodas traseiras, ajudando a manter o veículo estável e mantendo a confiança do condutor.

O estatuto de luxo do LBX reflete-se nos esforços que a Lexus fez para gerir ruído e vibração (NVH). Melhorias no bloco reduzem vibrações e ruido. Foi dada especial atenção às portas onde foram introduzidas placas de amortecimento para suprimir o ruído de alta frequência e aumentar o ruído de baixa frequência para chegar a um som distinto e agradável.