1. Gama Lexus
  2. LBX World Premiere
  3. Design & Craft

DESIGN EXTERIOR: UMA NOVA IDENTIDADE LEXUS

O objetivo de design da Lexus foi criar um automóvel de caráter mais descontraído, que exibisse um estilo autêntico e descontraído a que as pessoas se sentissem imediatamente ligadas. O pormenor mais significativo do design é a nova composição frontal que “quebra” a grelha fusiforme – imagem de marca do design Lexus na última década – iniciando uma nova era.

Sem moldura, a grelha contínua dá origem às linhas da carroçaria do eixo do LBX, contribuindo para a postura forte e dinâmica do carro. É, também, aerodinamicamente eficiente, um importante contributo para a suavização do fluxo de ar sobre e ao redor do automóvel. O novo design dos faróis traduz-se numa forte assinatura visual, com as luzes diurnas e indicadores de direção integrados em unidades bi-funcionais. Com esta nova composição, o formato em L característico das luzes foi alterado para ficar voltado para fora e não para dentro, de forma a corresponder à direção de cada luz indicadora.

Também a traseira do automóvel projeta uma postura forte. A placa de matrícula foi transferida para o para-choques, de modo que a assinatura LEXUS se destaque na tampa da bagageira. Da mesma forma, a mais recente evolução da barra de luz em forma de L exclusiva da Lexus tem maior impacto visual, com sinalizador de direção e as luzes traseiras a marcar uma presença moderada, mesmo quando não estão iluminados.

O capot rebaixado, uma linha de cintura marcada, o spoiler traseiro no tejadilho e a precisão do design das luzes melhoram o desempenho aerodinâmico e contribuem para a eficiência, estabilidade do LBX. As opções de cores exteriores incluem tons chamativos e profundos acabamentos de brilho sónico típicos da marca. As versões Emotion e Cool do LBX podem ser personalizadas a dois tons, combinando qualquer opção de cor com um teto preto contrastante.

DESIGN INTERIOR: SIMPLICIDADE E ELEGÂNCIA, QUALIDADE SUPERIOR E PERÍCIA ARTESANAL

Os designers da Lexus procuraram criar um interior simples e refinado que conferisse a sensação e a atmosfera de um modelo de segmento superior. Este efeito baseia-se em três elementos-chave: boa visibilidade com visão alargada e um painel de instrumentos simples e de fácil leitura; a sensação de amplitude do espaço interior; e uma consola central com uma forte presença.

A qualidade premium e a atenção aos detalhes estão refletidas na escolha do revestimento dos bancos e acabamentos com forte apelo visual e tátil. Para além da pele semi-anilina de alta qualidade, as opções incluem um interior em pele vegan e materiais sintéticos para o revestimento dos bancos e volante, seletor de mudanças e revestimentos das portas. O LBX também apresenta um novo acabamento de carvão Tsuyusami, criado através de uma nova técnica de filme que utiliza várias camadas para dar uma aparência altamente texturizada e uma sensação de profundidade. A iluminação ambiente contribui para o efeito Omotenashi que faz com que as pessoas se sintam bem-vindas e completamente em casa, dentro do veículo. Destacando diferentes partes do habitáculo, o design de iluminação oferece uma gama de 50 opções de cores, selecionadas em temas que evocam diferentes estados de espírito.

O cockpit do condutor é uma interpretação do conceito Tazuna da Lexus, introduzido pela primeira vez no SUV de médio porte NX, que posiciona os principais controlos e fontes de informação imediatamente ao redor do condutor, de modo que a sua operação requeira apenas movimentos mínimos de mãos ou de olhos. Isto ajuda a manter o condutor concentrado na estrada, com o mínimo de distração. A posição e ângulo do volante foram colocados na melhor posição para que o condutor sinta o maior controlo possível.

Para que a visibilidade se mantenha ampla e clara, o painel de instrumentos horizontal tem um design limpo e simples. De cada lado, a sua forma flui para o painel da porta, conferindo uma sensação de envolvimento em torno dos ocupantes do banco dianteiro, de modo que a sensação seja simultaneamente de expansão e abrangência. A linha contínua criada por este design também ajuda o condutor a sentir o grau de inclinação da carroçaria em curva. O ponto de quadril baixo aumenta a sensação de harmonia entre o condutor e o automóvel, ao mesmo tempo que reserva um espaço amplo para os joelhos na dianteira. Para garantir uma boa visibilidade para todos os ocupantes, os bancos traseiros são ligeiramente mais altos do que os da frente.

A bagageira oferece até 332 litros (modelos FWD - com tração à frente - com bancos traseiros instalados) de capacidade – o suficiente para transportar duas malas de 75 litros sob a proteção da bagageira dobrável.