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ESTREIA MUNDIAL DO
NOVO LEXUS LS 500h

VEJA O VÍDEO DE
LANÇAMENTO DO LS 500h

VEJA A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO SALÃO DE GENEBRA

INTRODUÇÃO

O Salão de Genebra foi o palco da estreia mundial do novo Lexus LS 500h, a versão full hybrid do novo sedan da Lexus. Este modelo, anunciado logo após a primeira revelação mundial do LS 500 com motor V6 no Salão Internacional do Automóvel em Detroit (NAIAS), é uma demonstração adicional de como a Lexus reinventou o sedan de luxo, apresentando um design arrojado, performances apaixonantes e um apelo sofisticado para cativar a imaginação de clientes mais jovens que estão à frente do seu tempo.

O design do novo topo de gama reúne com êxito as virtudes de um sedan de quatro portas com uma longa distância entre-eixos e um perfil baixo, semelhante ao de um coupé, posicionando perfeitamente o LS em dois segmentos, o dos sedans e coupés.

O habitáculo foi alvo de uma abordagem igualmente nova, centrada no "conforto progressivo", interpretando a estética japonesa e as tradições artesanais no contexto de um avançado, luxuoso e inovador interior, como por exemplo: o revestimento original da quartela da porta. Não foi por acaso que o LS 500 foi premiado, no NAIAS, com a atribuição do prémio “Eyes On Design” pela excelência do design do seu interior.

Concebido como o novo topo-de-gama global da marca Lexus, o LS vai além do que o mundo espera de um automóvel de luxo. O engenheiro-chefe Toshio Asahi explica-o: "Desenvolver um modelo tão emblemático exigia uma enorme mudança de paradigma. Em vez de ficarmos presos às convenções que definiam os automóveis de luxo no passado, pretendemos criar um carro com um apelo inovador, emocional e sensual, capaz de seduzir o olhar de clientes de outras marcas de luxo e que projetasse valores totalmente diferentes".

O LS 500h está equipado com o novo sistema híbrido Multi Stage da Lexus, uma tecnologia que transforma as performances e o apelo da condução de um veículo híbrido, proporcionando uma superior capacidade de resposta e uma aceleração linear mais gratificante, especialmente na fase do arranque. Paralelamente, a eficiência na utilização de combustível e nas emissões inerente ao sistema Lexus Hybrid Drive pôde ser ainda melhorada.

MOTORIZAÇÃO FULL HYBRID COM MOTOR V6 3.5 LITROS DUAL VVT-I A GASOLINA

O Sistema Multi Stage Híbrido do Lexus LS 500h combina um motor V6 3.5 litros Dual VVT-i a gasolina com dois motores elétricos, disponibilizando uma potência combinada total de 354 cv (264kW).

O motor V6 faz o melhor uso possível do sistema Dual VVT-i (sincronismo variável inteligente de válvulas), com o sincronismo a ser precisamente calibrado em linha com as condições de condução, ajudando a assegurar um elevado binário a todas as velocidades de rotação do motor.

Entre as medidas para reduzir as perdas por atrito, e assim melhorar a eficiência do motor, incluem-se a adoção de balancins estreitos e leves e de correias de distribuição de baixa fricção, enquanto a injeção direta de combustível D-4S ajuda a gerar condições de combustão otimizadas, contribuindo para uma boa economia de combustível.

SISTEMA MULTI STAGE HÍBRIDO DA LEXUS

O novo LS 500h está dotado do Sistema Híbrido Multi Stage da Lexus, uma inovadora tecnologia que transforma as prestações do sistema de propulsão híbrido. O sistema acrescenta um dispositivo de quatro estágios de engrenagem à combinação do motor V6 de 3.5 litros a gasolina com dois motores elétricos. O resultado é uma resposta mais direta às solicitações do condutor e uma elevação do prazer de condução gerado pelo desempenho dinâmico, mas mantendo-se a suavidade e eficiência que são próprias dos automóveis híbridos da Lexus.

Num modelo full hybrid convencional, o rendimento do motor é ampliado pelo motor elétrico através de uma engrenagem de redução, mas com o novo sistema híbrido Multi Stage a potência do motor V6 e da bateria híbrida podem ser incrementadas pelo dispositivo de quatro estágios de engrenagem, permitindo que seja gerada uma potência muito maior nas acelerações de arranque e alcançando uma aceleração de 0-100km/h em 5,4 segundos. É possível alcançar elevadas velocidades de cruzeiros a rotações mais baixas do motor e o LS 500h é capaz de rodar a velocidades mais altas - até 140 km/h – sem que o motor a combustão funcione.

A configuração do sistema coloca a unidade de engrenagem de etapas múltiplas logo atrás do dispositivo de separação da energia, num eixo alinhado com a cambota do motor. Embora a unidade tenha quatro velocidades, a gama D tem um padrão simulado de controlo de mudanças que proporciona a sensação de condução de uma transmissão de 10 velocidades.

À medida que a velocidade do veículo aumenta, a velocidade do motor aumenta também para gerar uma sensação de aceleração linear, direta e contínua e sem o efeito de "banda de borracha" que se sente em algumas transmissões de variação continua. Na 10ª velocidade, o controlo do tipo e-CVT permite alcançar elevadas velocidades de cruzeiro a baixas rotações do motor para um desempenho silencioso, suave e eficiente em termos de utilização do combustível. A transmissão beneficia ainda de uma versão melhorada do controlo avançado de mudanças que existe nas caixas automáticas convencionais. Assim se torna possível fazer a seleção da engrenagem mais adequada e inteligente, de acordo com as condições da condução e as solicitações do condutor, por exemplo quando o carro está a subir ou a descer uma estrada com inclinação.

O sistema também inclui DMI (Driver's Mind Index), o que quer dizer que pode ajustar as passagens de caixa de acordo com o estilo e comportamento do condutor, sem que este tenha que alterar o modo de condução escolhido para obter o tipo de desempenho pretendido da transmissão. Graças ao funcionamento do Sistema Híbrido Multi Stage, o condutor tem à sua disposição um modo M para selecionar e reter as mudanças manualmente, usando as patilhas de passagem de caixa montadas atrás do volante - uma função que não estava disponível anteriormente nos híbridos da Lexus. Graças ao controlo coordenado do Dispositivo de Repartição de Potência e do mecanismo de mudança de velocidades, a mudança de velocidade começará instantaneamente com o computador a receber o sinal da patilha de passagem e a dar uma resposta excecionalmente rápida.

BATERIA DE IÕES DE LÍTIO HÍBRIDA

O LS 500h está equipado com uma compacta e leve bateria híbrida de iões de lítio. É 20 por cento menor do que a unidade de níquel-metal hidreto que estava montada no Lexus LS 600h anterior, mesmo tendo uma superior densidade energética. Assim aumentando a capacidade da bagageira em 25Litros (vs LS 600h)

O recurso à tecnologia de iões de lítio também ajudou a reduzir o peso deste componente, contribuindo para uma diminuição da massa total do carro, o que se reflete em vantagens gerais em economia de utilização de combustível, emissões e comportamento em estrada.

É a primeira bateria híbrida da Lexus a apresentar um desenho de fabrico de satélite, no qual a função de monitorização da voltagem da célula foi feita independentemente da ECU da bateria. Desta forma se torna possível uma eficiente utilização do que seria espaço vazio dentro da bateria para alojar o arnês das cablagens e o ventilador de refrigeração da bateria, reduzindo assim as dimensões gerais da unidade. O próprio ventilador de refrigeração é mais poderoso e mais fino.

ACOLHEDOR E LUXUOSO INTERIOR

O sistema de info-entretenimento tem um interface de utilizador com grafismo mais atraente e é controlado através da nova geração do sistema de Controlo Remoto da Lexus. A operação intuitiva foi pensada para espelhar a forma como usamos um smartphone; pode também reconhecer comandos "manuscritos" - esboço de letras traçadas usando um dedo na almofada tátil.

APTIDÕES ARTESANAIS TAKUMI

A qualidade, a precisão e o orgulho na perfeição que definem as aptidões artesãs do Takumi da Lexus são muito evidentes nos luxuosos detalhes visíveis no novo LS, como se espera de um sedan topo de gama da marca.

A Lexus concebeu uma estética única para o novo LS que pode ser testemunhada em elementos como a iluminação interior e uma atenção excecional com o detalhe no acabamento e aparência de tudo o que vemos e sentimos.

INSPIRADO PELA CULTURA E TRADIÇÕES JAPONESAS

Os painéis das portas plissados à mão foram inspirados no ofício japonês do Origami, que dá corpo à arte de criar peças tridimensionais com simples pedaços de papel. A partir daqui chegou-se ao desenvolvimento de um novo conceito plissado para os painéis das portas, inicialmente processados em papel com a ajuda de um qualificado artesão de tecido. O padrão tridimensional resultante captura o motivo Lexus "L" nas suas dobras e as dobras intrincadas e precisas produzindo um efeito resultante que varia conforme é observado à luz do dia ou debaixo da iluminação noturna do habitáculo.

Para o painel de ornamentação, o objetivo era expressar a filosofia “Time in Design” da Lexus. Para tal, a equipa utilizou as habilidades dos artesãos Kiriko no trabalho com vidro criando formas esculpidas à mão capturando um contraste único criado pela luz e pela sombra. Através de um minucioso processo de tentativa e erro foi finalmente selecionado o design que pareceu mais bonito e sensual, seja qual for o ângulo em que for observado. Embora frágil na aparência, o vidro foi concebido com recurso a tecnologia de reforço para assegurar a sua robustez para utilização no interior do veículo. O design esculpido à mão foi reproduzido com a tecnologia avançada de vidro, que digitaliza precisamente mais de 10 mil facetas. Nas etapas seguintes a ornamentação em vidro prossegue uma série de tratamentos avançados e polimentos só possíveis pela arte e engenho dos mestres artesãos Takumi.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 4 VELOCIDADES

O novo sistema Híbrido Multi Stage une o motor a gasolina V6 com 3.5L, dois motores elétricos e uma bateria de iões de lítio – a uma caixa automática de 4 velocidades montada atrás da transmissão híbrida. O resultado é uma resposta mais direta ao pedal do acelerador - uma qualidade que é particularmente notória no arranque.

Embora a transmissão automática seja de 4 velocidades, reproduz a sensação de conduzir uma transmissão de 10 velocidades, semelhante à transmissão e motor a gasolina V6 3.5L do LS 500 com uma aceleração linear, direta e contínua, proporcionando uma experiência de condução ainda mais gratificante.

ESTREIA MUNDIAL DO NOVO
LEXUS LS, O TOPO DE
GAMA RE-IMAGINADO

NOVO DESIGN RADICAL COM A SILHUETA DE UM COUPÉ,
CONTUDO COM O ESPAÇO A BORDO DE UM GRANDE SEDAN PREMIUM

É possível que nenhum automóvel tenha alterado a sua categoria tão decisivamente quanto o primeiro Lexus LS quando lançou a marca de luxo há 28 anos. O LS 400 de 1990 era diruptivo e luxuoso ganhando o reconhecimento dos clientes, surpreendendo e estabelecendo novos níveis de conforto, desempenho, suavidade, refinamento, qualidade e atenção ao detalhe. A par da apresentação do modelo inovador, a marca estabeleceu e mantem novos padrões de satisfação e atendimento ao cliente.

Hoje, em estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte (NAIAS), a Lexus repete o lançamento do modelo disruptivo com a quinta geração do seu sedan topo de gama, o Lexus LS. Dentro e fora, o novo LS reflete uma nova abordagem ao luxo com uma identidade nipónica forte e única. No entanto, o LS foi projetado para ser o mais recente cidadão global da marca, disponível em cerca de 90 países. "O LS simbolizará não só a marca Lexus, mas também se tornará o carro de luxo de nova geração que incorpora a tradição e a cultura japonesas", refere Toshio Asahi, engenheiro-chefe do novo LS. "Como tal, este pináculo global deve ir muito além do que o mundo espera de um carro de luxo."

MAIS LARGO, MAIS BAIXO,
MAIS ALTO - E MAIS EMOCIONANTE

Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, o novo LS estreia um impressionante e arrojado design, com uma silhueta coupé dominada pela nova linguagem de design da Lexus. Uma nova sensação de desempenho centrada no condutor origina da nova arquitetura global de luxo da Lexus (GA-L). Esta plataforma premium de tração traseira, uma versão alongada da usada para o deslumbrante coupé Lexus LC 500, oferecerá uma experiência mais dinâmica na estrada, enquanto aumenta ainda mais o conforto.

O Lexus LS original antecipou os gostos dos clientes de luxo, ao invés de simplesmente amplificar o que era oferecido pelas marcas de automóveis de luxo na altura. Nesse espírito, o espaçoso habitáculo do novo LS, os detalhes únicos e a tecnologia visionária, prometem mais uma vez surpreender os clientes, redefinindo as expectativas para um topo de gama global. "Estabelecemos alvos inéditos sendo resolutamente levados para estas metas ambiciosas," refere o coordenador principal do LS, Toshio Asahi. "Os clientes que vão querer o topo de gama da Lexus já são rodeados de luxo numa base diária, indivíduos com uma visão apurada para a autenticidade. Não iriamos virar as suas cabeças com um produto premium convencional."

UM TOPO DE GAMA RENASCIDO

Assim como o LS original lançou a marca Lexus, o novo LS de 2018, continua a direção mais dinâmica da marca. Cada geração do LS até agora revelada incrementaram o luxo, refinamento, desempenho e segurança da sua própria maneira, com a mais recente geração a adicionar um design muito mais emocional e desempenho envolvente de estrada.

Para criar o novo LS, a Lexus começou com uma folha branca, ao re-imaginar o que um topo de gama deve ser, como se lançasse a marca novamente. O objetivo não era melhorar o que a Lexus criou no passado, mas superar as expectativas dos clientes de luxo de todo mundo.

O DNA que atravessa todos os modelos LS permanece: Omotenashi é o conceito de hospitalidade japonesa que aplicado a um automóvel de luxo significa cuidar do condutor e dos passageiros, antecipar as suas necessidades atendendo ao seu conforto e ajudando a protegê-los dos perigos.

DINÂMICA

Mais do que nunca, os condutores de um carro de luxo exigem maior agilidade e desempenho sem sacrificar o conforto. É um dos equilíbrios mais difíceis de conseguir num veículo, contudo a nova plataforma global da Lexus para veículos luxo (GA-L) estreada no Coupé LC 500 surge no LS com uma maior distância entre eixos e permite esse equilíbrio. Para potenciar a distribuição de pesos e o baixo centro de gravidade, o novo LS é oferecido apenas com distância entre eixos longa, com um design largo e baixo.

A plataforma GA-L é a mais rígida da história da Lexus, servindo de base para uma condução envolvente, suavidade de rolamento e um habitáculo silencioso. A distância entre eixos de 3.125 mm, é 35 mm mais longa do que o atual modelo LS na versão longa.

Uma ajuda para a qualidade de rolamento e equilíbrio no comportamento do novo LS é a última geração de uma tecnologia de controlo de chassis designada Vehicle Dynamics Integrated Management (VDIM). Este sistema implementa o controlo de todos os subsistemas do veículo - travagem, direção, suspensão, motor e transmissão - para controlar o movimento longitudinal, lateral e vertical, bem como a direção, e o rolamento. O controlo ótimo destes movimentos ajuda a permitir um conforto de condução excecional, uma maior tração e segurança bem como agilidade em estrada. O comportamento é ainda reforçado por barras estabilizadoras ativas e pelo sistema Lexus Dynamic Handling (LDH) com direção frontal e traseira independente. O VDIM é capaz de ajudar a estabilizar o carro quando atravessa superfícies de fricção distinta, como piso seco e gelo.

Através de materiais leves, incluindo chapa de aço de alta resistência e alumínio foi possível reduzir 90 kg de peso quando comparado com o atual LS. Esta diminuição em conjunto com a implementação do novo motor V6 e a reforçada rigidez torcional, permitem uma experiência de condução mais dinâmica.

Fundamental para o seu desempenho e condução envolvente, a nova plataforma reduz o centro de gravidade do carro, colocando a maior parte da massa, incluindo o motor e os ocupantes, numa posição mais central e inferior no chassis para ajudar a baixar o centro de gravidade. Suportes especiais no compartimento do motor, torres de suspensão na frente e traseira de alumínio rígido e outros recursos ajudam a reforçar a rigidez das estruturas principais do chassis.

O Novo LS conta com uma suspensão multilink, que a par com o uso extensivo de alumínio permite reduzir o peso do conjunto, proporcionando uma agilidade e conforto de rolamento superiores.

PERFORMANCE E REFINAMENTO REDEFINIDOS:

MOTOR V6 BI-TURBO COM TRANSMISSÃO
AUTOMÁTICA DE 10 VELOCIDADES

Para alta potência e excelente eficiência de combustível, a Lexus concebeu especificamente para o novo LS um novo motor V6 de 3,5 litros desenvolvendo os turbos através da tecnologia de Formula1 da empresa.

Este novo motor no LS é indicativo da abordagem mais dinâmica assumida pela Lexus oferecendo potência ao nível de um V8 sem sacrificar a economia de combustível, minimizando o ruído e vibração.

O novo motor oferece a performance esperada de um topo de gama: 421 cv (310 kW) e 600 Nm de binário, ganhos consideráveis sobre o atual LS com motor V8. Uma combustão otimizada a alta velocidade e grande eficiência dos dois turbos resultam numa aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos (na versão tração às 4 rodas). Mas talvez o mais significativo é como a Lexus concebeu o motor e a transmissão para entregar a potência de forma imediata e com um aumento constante de binário.

O novo bloco garante uma suavidade notável. O condutor pode escolher entre os vários modos de condução: Normal, Sport e Sport+, com apenas o som de escape suficiente para melhorar a sensação desportiva.

O LS conta com a primeira transmissão automática de 10 velocidades num sedan de luxo, estreado no Lexus LC 500. Com tempos de troca de velocidade que rivalizam com as transmissões de dupla embraiagem. O largo aproveitamento da potência e binário do moto, proporcionada por dez relações estreitamente espaçadas é ideal para todas as formas de condução, ajudando a fornecer a velocidade ideal em todas as condições.

Apesar das patilhas inseridas no volante permitirem o controlo da transmissão, o avançado sistema de controlo eletrónico, antecipa a troca de velocidade do condutor. O sistema escolhe a mudança ideal monitorando a aceleração, travagem e forças-G laterais.

Conduzir com relações estreitamente espaçadas permite uma sensação de aceleração rítmica e estimulante. O binário elevado do motor bi-turbo combina de forma excecional com a transmissão proporcionando velocidades de cruzeiro em autoestrada serenas, sem esforço e de forma eficiente, contudo a troca para mudanças inferiores é muito rápida e direta.

A CONTRUÇÃO DE
UMA IDENTIDADE ÚNICA

Para o Designer Chefe Koichi Suga, “O novo LS é o topo da gama da marca Lexus. Mais do que qualquer outro modelo, o LS incorpora a história e a imagem da Lexus e é uma referência para tudo aquilo que a marca representa.” A filosofia “Yet” (Contudo) que tem vindo a ser transportada desde a primeira geração do LS, permitiu à Lexus desenvolver um design capaz de oferecer o espaço e o conforto de um sedan de três volumes de referência, contudo com a marcante silhueta de um coupé de quatro portas, mais apelativo para os clientes de luxo mais jovens. Os designers conseguiram extrair todo o potencial da nova plataforma GA-L graças a um perfil mais baixo e a um comprimento em linha com as dimensões de um sedan de prestígio de forma a proporcionar ao novo LS um visual alongado e junto ao solo. Comparativamente ao atual LS, o novo modelo revela-se cerca de 15mm mais baixo, enquanto o capot e a bagageira são respetivamente 30 mm e 41 mm mais baixos.

O novo LS é o primeiro sedan da Lexus com um design de “seis lados”. Também em estreia num sedan da marca é o vidro praticamente à superfície e integrado de forma exemplar com o pilar lateral. No interior, para assegurar espaço de referência acima dos ombros, o novo LS apresenta um teto panorâmico com um sistema de abertura para o exterior. A representação única da caraterística grelha trapezoidal, com uma textura que se altera de acordo com a luminosidade, é o resultado de um intenso trabalho CAD e do ajuste manual de milhares de superfícies individuais. O LS estreia cinco distintos designs de jantes incluindo duas e três novas jantes de 19 e 20 polegadas, respetivamente. As variantes de 20 polegadas apresentam uma aparência brilhante criada com recurso a técnicas de electro-galvanização conhecidas como pulverização. Todas as jantes, à exceção de uma, apresentam câmaras ocas inseridas nos aros que contribuem para a atenuação do ruído gerado pelo rolamento dos pneus.

CONFORTO PROGRESSIVO COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

Para a Lexus, a criação de um novo nível de luxo num topo de gama não se resume à soma de novas funcionalidades ou equipamentos. Inspirada nos princípios do “Omotenashi”, a Lexus procurou aprimorar um habitáculo que privilegia a hospitalidade com um ambiente envolvente para os ocupantes.

“Sugiro que abra as portas e se deixe envolver pelo sentimento imediato e intuitivo que está a observar um interior sem paralelo num qualquer outro automóvel de luxo”, refere o Designer Chefe Suga.

Um novo design dos bancos, aliado a 28 configurações de ajustes possíveis dos bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e função de massagem, comprovam esta abordagem. Os mostradores do painel de instrumentos, dispostos de forma orgânica a uma altura nivelada, colocam o condutor numa posição de conforto e controlo, enfatizando a sua capacidade para controlar todos os sistemas sem necessidade de adaptar a sua posição.

No processo de refinamento do LS para uma viatura que transmite maior entusiasmo para o condutor, a Lexus não descurou o foco no ambiente da parte traseira do habitáculo, desenvolvendo um design que procura uma integração que proporciona a continuidade entre o banco traseiro e toda a zona envolvente.

As possibilidades de aquecimento, ventilação e massagem dos bancos traseiros, contribuem para um ambiente mais acolhedor na parte traseira do habitáculo. Na dianteira e traseira, os bancos ajustáveis eletricamente, disponíveis com massagem Shiatsu e o sistema Ottoman – equipamentos do pack mais luxuoso para a traseira, proporcionam uma maior quota de espaço para as pernas do que em qualquer outra geração anterior do LS. Neste pack opcional, o banco atrás do passageiro dianteiro tem a capacidade de reclinação até 48 graus e pode ascender até 28 graus para facilitar a saída do automóvel ao passageiro.

Pela mais reduzida distância ao solo do novo LS face às anteriores versões, a Lexus equipou pela primeira vez uma função de acesso na suspensão pneumática. Ativada através da Chave Inteligente, esta função controla a subida em altura do veículo e abre o apoio lateral dos bancos para receber o condutor.

O CRUZAMENTO
DA TRADIÇÃO
E TECNOLOGIA

A iluminação e a atenção ao detalhe traduzem-se uma estética única no novo LS. A nova abordagem à criação de inserções é inspirada na cultura Japonesa e combina uma estética tradicional da cultura com técnicas de produção avançadas. Esta abordagem reflete-se também em pequenos detalhes de assinatura ao longo do habitáculo, tais como a iluminação ambiente inspirada na iluminação tradicional Japonesa e os apoios de braço que parecem flutuar junto às portas.

Inspirado nos padrões de madeira Shimamoku, os sublimes detalhes e novas formas dos acabamentos combinam a estética da madeira natural e o sistema de corte a laser com várias combinações de cor de madeira contrastante para uma aparência mais vibrante.

A QUASE AUSÊNCIA DE SOM – OU EXCELENTE MÚSICA

A Lexus refinou o sistema de escape para um tom mais dominante, aprimorando por outro lado o habitáculo para viagens de quase silêncio absoluto a bordo. Novos métodos de supressão de ruído contribuem também para um ambiente ainda mais silencioso do que em anteriores versões do LS. O Active Noise Control (Controlo de Ruído Ativo) vai mais longe na supressão do ruído, detetando o som do motor em funcionamento e cancelando determinadas frequências através dos altifalantes do sistema áudio.

A serenidade proporcionada pelo habitáculo do LS revela um ambiente perfeito para desfrutar do sistema de áudio premium de série ou da experiência audiófila proporcionada pelo sistema áudio Mark Levinson 3D surround com um vasto conjunto de altifalantes integrado no teto. O pack inclui ainda um interface com uma nova experiência gráfica mais intuitiva. O sistema de controlo remoto (Remote Touch) foi concebido para ser manuseado de forma similar à de um smartphone, suportando ainda a funcionalidade de introdução de texto manuscrito. Para além do Ecrã Multimédia de 12.3 polegadas, o LS dispõe ainda de um opcional Head-up Display que projeta informações acerca da condução e navegação no para-brisas.

SEGURANÇA
AVANÇADA

As estruturas do novo Lexus LS elevam a segurança passiva a um novo patamar para a proteção máxima dos ocupantes em caso de colisão. A Lexus também dotou o LS de tecnologias capazes de prevenir ou mitigar a ocorrência de colisões. O novo LS está equipado com o mais recente Lexus Safety System+ assim como sistemas de segurança avançados onde estreia o primeiro sistema de deteção de peões com direção ativa.

Com este sistema, se um peão for detetado e a colisão iminente, o LS aplica pressão nos travões e desvia-se para contornar o peão, sem sair da faixa de rodagem. No Head-up Display surge o alerta ao condutor de perigo iminente. O Lexus CoDrive atua como um sistema de auxílio à condução de elevado envolvimento. Controla a direção do automóvel de acordo com as intenções do condutor e permite um apoio constante na condução em auto-estrada.

ESPECIFICAÇÃO

ESPECIFICAÇÃO BÁSICA DO LEXUS LS DE 2018

Categoria do modelo Sedan de luxo topo de gama
Motor V6 3.5L, bi-turbo de injeção direta
Transmisão Automática de 10 Velocidades
Potência 310 kW / 421 cv
Binário 600 Nm
Distância Entre Eixos 3,125 mm
Comprimento total 5,235 mm
Altura 1,450 mm
Largura 1,900 mm
Jantes 19 ou 20 polegadas

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