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SENSE-WEAR VENCEDOR DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2015

2015 LexusDesignAward winner teaser

A LEXUS ANUNCIOU O PROJETO VENCEDOR DO PRÉMIO DE DESIGN 2015 APELIDADO DE SENSE-WEAR, DA AUTORIA DE EMANUELA CORTI E IVAN PARATI (GRUPO CARAVAN). A REVELAÇÃO DO VENCEDOR E A ENTREGA DO PRÉMIO FOI ENTREGUE POR TOKUO FUKUICHI, PRESIDENTE DA LEXUS INTERNACIONAL, DURANTE A CERIMÓNIA REALIZADA NO ESPAÇO LEXUS, NA SEMANA DE DESIGN DE MILÃO.

A Lexus anunciou o projeto vencedor do Prémio de Design 2015 apelidado de Sense-Wear, da autoria de Emanuela Corti e Ivan Parati (Grupo Caravan). A revelação do vencedor e a entrega do prémio foi entregue por Tokuo Fukuichi, Presidente da Lexus Internacional, durante a cerimónia realizada no espaço Lexus, na Semana de Design de Milão.

Sense-Wear é uma coleção de vestuário e acessórios concebidos para melhorar e reforçar a personalidade. Alguns artigos ajudam a disfarçar algumas linhas físicas, enquanto outras ajudam a realça-las, permitindo que os utilizadores experimentem o mundo sensorial a partir de uma nova perspectiva. Os designers tiveram como mentor Robin Hunicke no desenvolvimento de um protótipo exibido no espaço Lexus em Milão.

Em nome do Júri, Paola Antonelli, e responsável do departamento de Arquitetura e Design no MOMA, em Nova Iorque, comentou a decisão: "O júri ficou tão impressionado, quanto entusiasmado, com a qualidade de todos os 12 projetos finalistas do Prémio de Design Lexus 2015…e com a habilidade, imaginação e dedicação de quem os produziu. Coletivamente, estes projetos funcionam como uma demonstração convincente da ambição e diversidade do design contemporâneo, abordando o tema de 2015 - Senses - e explorando questões tão importantes como o ambiente, a necessidade de cuidados especiais, o urbanismo, a escassez de energia, saúde e diversão. O júri ficou particularmente satisfeito por ver o progresso feito pelos 4 finalistas no desenvolvimento dos seus protótipos iniciais com a ajuda dos seus mentores, cujo engenho e generosidade constituem uma muito importante contribuição para o sucesso do Prémio de Design Lexus.”.

"Ainda que tenha sido difícil escolher um vencedor entre os 4 notáveis finalistas, a decisão unânime do corpo de jurados recaiu sobre o Sense-Wear. É muito raro encontrar um projeto de design que seja motivo de alegria, formalmente sedutor e que cumpra com uma função tão importante, como o vestuário. O desenvolvimento de peças pode funcionar como forma de terapia para pessoas com autismo, síndrome de Tourette e outras necessidades de cuidados especiais.".

Os vencedores, Emanuela Corti e Ivan Parati, referiram: "Estamos muito contentes por ganhar este prémio! Decidimos participar nesta competição porque gostámos especialmente do tema,” Senses” (“Sentidos”).

Fizemos uma pesquisa intensa e deparámo-nos com muitas coisas que poderiam levar a novas ideias de design. Posteriormente selecionámos um projeto: vestuário que iria melhorar a vida de pessoas, especialmente de pessoas com necessidade de cuidados especiais. Visitámos instituições especializadas, compartilhámos as nossas ideias com terapeutas e integrámos os seus comentários e preocupações no nosso projeto. E, na verdade, percebemos agora que estas roupas podem ser úteis para muita gente. Na nossa vida diária, às vezes somos confrontados com situações que causam tensão e nas quais gostaríamos de construir algum tipo de abrigo à nossa volta. Assim, este prémio representa uma grande oportunidade para apostarmos ainda mais o desenvolvimento desta ideia e para, assim o esperamos, poder ajudar as pessoas no futuro.".

O tema do Prémio de Design Lexus de 2015 foi "Senses" (Sentidos). Os Sentidos são intrínsecos à vida: eles permitem a perceção do que é o mundo. Debaixo desta ampla temática de ver, ouvir, sentir, cheirar e degustar, abre-se uma panóplia de oportunidades. Este tema é particularmente relevante para a Lexus, tendo em conta que toda a experiência de conduzir um automóvel tem a ver com os sentidos: desde o olhar para o design exterior, a ouvir o som do motor ou a sentir os seus luxuosos bancos em pele, tudo conta para a Lexus.

No total foram recebidas 1171 inscrições de 72 países durante o período de apresentação de candidaturas, que terminou a 3 de Novembro de 2014. Os participantes foram convidados a explorar os cinco sentidos de forma pioneira. Entre os critérios de avaliação estava a intensidade de envolvimento dos sentidos e a forma como interpretaram o tema do concurso, bem como a singularidade da perspectiva e originalidade do conceito de projeto proposto.

12 finalistas foram selecionados depois de uma avaliação cuidadosa por parte do corpo de jurados composto por designers e criadores mundialmente conhecidos (*). Entre os finalistas, 4 tiveram a oportunidade única de criar um protótipo do seu projeto, com a ajuda de famosos designers: Robin Hunicke, Arthur Huang, Max Lamb e Neri & Hu. Cada um selecionou pessoalmente o finalista tornando-se mentor desse projeto, com base em critérios de singularidade, originalidade, relevância para o tema e exequibilidade de produção de um protótipo.

O vencedor do Prémio de Design Lexus 2015 foi escolhido entre os 4 protótipos finalistas, depois de uma apresentação final das suas obras perante o Júri, realizada a 13 de Abril, em Milão.

Alain Uyttenhoven, Presidente da Lexus Europa e anfitrião da cerimónia de entrega de prémios, comentou: "Para a Lexus, o design não é apenas um modo de nos esforçarmos para fazer constantemente carros melhores; é muito mais do que isso. No nosso ponto de vista quando o design é muito bom o mundo pode ser um lugar melhor. O Prémio de Design Lexus celebra o design inovador e envolvente, e por outro lado incita à criatividade dos jovens e talentosos designers, assim como a oportunidade de divulgar as suas ideias surpreendentes.".

Mais informações e fotos podem ser encontradas na newsroom Lexus Europa: http://newsroom.lexus.eu

Website do Prémio de Design Lexus: http://www.lexusdesignaward.com

(*) O júri do Prémio de Design 2015 incluiu Paola Antonelli e Aric Chen ambos responsáveis por museus e obras de arte, o arquiteto Toyo Ito, a editora-chefe da designboom Birgit Lohmann, a crítica de design Alice Rawsthorn e o Presidente da Lexus Internacional Tokuo Fukuichi.

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