lexus concept lf z hero

LF-Z ELECTRIFIED

LEXUS ESTABELECE PARCERIA COM ARTISTAS E DESIGNERS PARA A SÉRIE DE INTERIORES VIRTUAIS DO NOVO PROTÓTIPO LF-Z ELECTRIFIED

  • Os designs imaginados pelo designer de calçado Salehe Bembury, pelo artista Ondrej Zunka e pela marca de moda Hender Scheme representam a herança e o futuro da marca de automóveis.
    Para celebrar a estreia mundial do LF-Z Electrified, um protótipo de veículo elétrico a bateria que simboliza o próximo capítulo da marca, a Lexus estabeleceu uma parceria com três artistas e designers pioneiros para reimaginar o interior do mais recente protótipo. O famoso designer de calçado Salehe Bembury, o artista digital Ondrej Zunka e a marca de moda japonesa Hender Scheme apresentam interiores desenvolvidos virtualmente que refletem a dedicação contínua da Lexus para acelerar o seu futuro elétrico.
    Concebida como uma plataforma para colaboração, a Série de interiores virtuais do LF-Z Electrified reúne talentos ambiciosos e inovadores que recorrem a diversas práticas criativas. O programa apresenta uma nova abordagem ao design, uma sinergia entre arte, moda, lifestyle e tecnologia que desafia o status quo do espaço automóvel. O coletivo de criativos, escolhidos a dedo pela Lexus, exemplifica os diferentes aspetos dos princípios fundamentais da marca: design inspirado no futuro, herança japonesa e perícia artesanal takumi e uma ligação homem-máquina avançada.
    "O LF-Z Electrified personifica o futuro da marca Lexus, por isso, é muito empolgante ver esse futuro representado por talentos tão distintos da área do design", diz Brian Bolain, Diretor-Geral da Lexus International. "Cada um dos colaboradores traz uma nova energia que não só reinterpreta o interior do LF-Z, mas também analisa os temas do próximo capítulo da Lexus."
    Salehe Bembury: combinação de uma estética futurista com materiais orgânicos e cores vivas
    O designer de calçado premiado Salehe Bembury dá início à série com um conceito de design interior que abraça o futuro. Aplicando o seu conceito de design inspirado na natureza ao LF-Z Electrified, Bembury idealizou um interior virtual que combina uma estética futurista com materiais orgânicos e a sua característica utilização de cores vivas.
    "Quero que este automóvel transmita a sensação de uma justaposição perfeita entre a máquina e a natureza", afirma Bembury. "Utilizando em partes iguais a função da máquina e os benefícios e a natureza como combustível para levar os passageiros até ao seu destino."
    O protótipo apresenta cores inspiradas em paisagens de arenito e outros tons naturais, preterindo materiais tradicionalmente futuristas por materiais naturais como o cedro, a cortiça e o granito. Estes materiais naturais são usados juntamente com têxteis e padrões que fazem alusão à história de Bembury no design de calçado desportivo, como a camurça felpuda usada nos encostos dos bancos e um motivo de impressão digital frequentemente encontrado no trabalho do designer, aplicado aqui para conseguir um painel de controlo personalizado.
    "Tal como tem feito com o calçado, Bembury desafiou os limites do que o design pode ser em termos de seleção de materiais, perfis e narrativa", afirma Bolain. "Ele é um dos mais interessantes designers no cenário do calçado desportivo atualmente e representa a mentalidade e a energia ousadas que associamos ao futuro da Lexus."
    Ondrej Zunka: adoção harmoniosa de tecnologias futuristas enraizadas na reflexão
    Renunciando às noções convencionais do design de automóveis e transportando o Lexus LF-Z Electrified para um futuro longínquo, o protótipo de Ondrej Zunka apresenta mecanismos da era especial, materiais de ficção científica e tonalidades multidimensionais que transcendem o tempo e o espaço. "O design deste interior é puramente especulativo, portanto permiti-me fazer associações livres e deixar fluir a imaginação e a criatividade", diz Zunka. "Queria que o interior parecesse não ter sido criado por humanos, mas talvez concebido por uma sofisticada inteligência artificial. Queria ir além de qualquer linguagem e conceitos de design conhecidos e esquecer o que é habitualmente usado no design do interior de automóveis."
    Pensando no compromisso da Lexus com a tecnologia intuitiva, Zunka, pela lente da sua prática de arte digital, apresenta um interior virtual que desafia os limites da funcionalidade e do design. O interior tecnologicamente pioneiro imagina uma iluminação inteligente ao longo dos painéis do automóvel que emite uma sensação totalmente visceral que regula subtilmente o humor. Estofos dos bancos em silicone translúcido com propriedades semelhantes às da espuma de memória e um tejadilho panorâmico, concebido a partir de cromo escovado, completam a visão hiperfuturista de Zunka para o Lexus LF-Z Electrified.
    Hender Scheme: pele trabalhada com perícia artesanal enraizada na herança japonesa
    Com o seu profundo foco nas características materiais naturais da pele, a marca de moda de Tóquio Hender Scheme foi uma escolha natural para refletir a herança japonesa e perícia artesanal takumi da Lexus. Para o interior virtual do seu LF-Z Electrified, a Hender Scheme imagina um interior totalmente em pele combinado com a tecnologia inovadora do protótipo. O material orgânico não tratado desenvolverá uma "pátina" ao longo do tempo, aprofundando a cor e tornando-se exclusiva em cada automóvel. O conceito reflete a passagem do tempo e a relação do condutor com o automóvel.
    Num processo que simula as 60.000 horas de experiência exigida aos artesãos takumi da Lexus, o design assenta no trabalho de artesãos especializados de Asakusa, Tóquio. No início do processo, a pele exige olhos treinados para identificar as suas características materiais naturais, como a espessura e a elasticidade, para utilização no projeto. A partir daí, seriam introduzidos métodos de moldagem para moldar a pele ao tejadilho, às portas e ao painel de instrumentos, conferindo um magnífico acabamento a estas partes esculturais.