Finalistas Lexus Design Award 2020

NOTÍCIAS E EVENTOS

LEXUS ANUNCIA FINALISTAS PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2020

PUBLICADO EM: 29-01-2020

– SEIS SOLUÇÕES INOVADORAS PARA UM AMANHÃ MELHOR
A Lexus anunciou hoje os seis finalistas do Lexus Design Award 2020. Orientados por aclamados designers a nível mundial, os seis finalistas vão receber um financiamento máximo de 3.000.000 ienes (cerca de 25 mil Euro) para a criação de protótipos dos seus projetos. Os finalistas deste ano chegam dos Estados Unidos, da China, da Europa, do Paquistão e do Quénia, e foram selecionados entre um recorde de 2.042 participações, provenientes de 79 países. A viver o seu oitavo ano, o Lexus Design Award é uma plataforma única onde jovens criadores podem mostrar e desenvolver os seus talentos. As propostas finalistas foram selecionadas com base em três princípios fundamentais da marca Lexus: Antecipe, Inove e Atraia, com ênfase no design que promove um amanhã melhor.
Finalistas Lexus Design Award 2020
.Bio.Scales, por Sutherlin Santo (EUA) Sistema modular de filtragem e isolamento de carbono montado a partir composições robotizadas de biopolímeros impressas em 3D.

. Feltscape, por Théophile Peju & Salvatore Cicero (França, Itália/Sedeados no Reino Unido)
Nuvem respirável em feltro que interage com as pessoas e o espaço para melhorar o bem-estar.

. Flash Pak, por Yaokun Wu (China/Sedeado nos EUA)
Pequeno aparelho inteligente de sobrevivência que protege jovens estudantes e os ajuda a permanecerem juntos em caso de inundações repentinas.

. Lick, por Irina Samoilova (Rússia)
Desenhado para humanos, objeto portátil para limpar o corpo, através de uma superfície única, semelhante à língua de um gato.

. Open Source Communities, por BellTower (Quénia)

Projeto que explora o futuro de comunidades sustentáveis e inteligentes em países em vias de desenvolvimento, recorrendo a planos residenciais de código aberto.

. Pursewit, por Aqsa Ajmal (Paquistão)
Máquina de costura acessível que incorpora técnicas auxiliares que permitem a sua utilização por pessoas com incapacidade visual, e assim gerar rendimento.
De acordo com o tecnólogo e júri do Lexus Design Award 2020, John Maeda, “os finalistas deste ano do Lexus Design Award focam-se em dois temas principais: consciência e meio ambiente, cada vez mais relevantes à medida que o progresso tecnológico transforma o mundo como o conhecemos. Os projetos de design, vão muito além da colocação de questões, para fornecer respostas concretas com base num raciocínio inovador e em opiniões validadas pela engenharia. Reduzir a enorme lista de candidaturas até se chegar a um pequeno conjunto de obras representativas não foi uma tarefa simples. Mas trabalhar com jurados como Jeanne Gang e Paola Antonelli facilitou a tarefa, dado o amplo conhecimento de ambas. Ofereci minha perspectiva de tecnologia e negócios para questionar a viabilidade na área da engenharia e da finança. No final, acho que chegámos a um grupo de projetos cativantes, que representam os temas críticos para o nosso futuro.”
Em janeiro, os seis finalistas viajaram para a cidade de Nova Iorque para uma transformadora experiência de workshops em que tiveram a oportunidade de dialogar com quatro aclamados mentores: Joe Doucet, Bethan Gray, Philippe Malouin e Shohei Shigematsu, cada um com o seu próprio talento e especialização. O workshop ocorreu no INTERSECT BY LEXUS-NYC, espaço exclusivo de lifestyle da marca em Nova Iorque.
Este workshop dá início a uma colaboração contínua entre finalistas e mentores, interacção que antecede a avaliação final em Itália, durante a Semana de Design de Milão*. Inseridos neste grande evento do calendário mundial de design, os finalistas apresentarão os seus protótipos completos ao mundo. Um deles será selecionado pelo reputado painel de jurados constituído por Paola Antonelli, Jeanne Gang, John Maeda e Simon Humphries, durante a cerimonia Grand Prix.
Por favor visite www.LexusDesignAward.com para informação adicional.

Hashtag Oficial: #LexusDesignAward

* A maior exposição de design do mundo, também conhecida como Salone Del Mobile, apresenta eventos e exposições de marcas e designers em diferentes categorias, incluindo móveis, moda e têxteis.
SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD
Lançado pela primeira vez em 2013, o Lexus Design Award é um concurso internacional de design para criadores emergentes de todo o mundo. O prémio tem como principal objectivo a promoção de ideias que contribuam para a sociedade, através do apoio designers e criadores cujas obras permitam moldar um futuro melhor. O LDA oferece uma oportunidade única para que cada finalista tenha como mentor um designer reconhecido mundialmente, para criar protótipos dos seus projetos e depois exibi-los num dos eventos de design mais importantes do ano.
FINALISTAS LEXUS DESIGN AWARD 2020 (Detalhe)
Título: Bio.Scales
Bio.Scales são filtros de biopolímeros feitos à base de materiais naturais e ecológicos, projetados para remover o carbono e outros compostos nocivos do ar. Este sistema modular impresso em 3D é reconfigurável e adaptável, proporcionando melhor qualidade do ar em qualquer espaço.
Nome: Sutherlin Santo
País: EUA
Os designers Paul e Garrett Sutherlin Santo chegam da Baixa de Los Angeles. Através do seu trabalho, procuram projetar um futuro em que a ligação do design com a natureza e a tecnologia seja simétrica. Exploram o relacionamento entre processos digitais emergentes, materiais ecológicos e artesanato tradicional.
Título: Feltscape
Feltscape é uma nuvem respirável à base de feltro e termoplástico que capta ruídos e personaliza as qualidades acústicas e de iluminação interiores. Feltscape é o resultado de um processo inovador de produção que combina técnicas de alta-costura e de aditivos robóticos.
Nome: Théophile Peju & Salvatore Cicero
País: (Théophile Peju (França), Salvatore Cicero (Itália)) Sedeados no Reino Unido
Théophile Peju e Salvatore Cicero são designers arquitetos sedeados em Londres. Licenciaram-se na Escola de Arquitetura Bartlett - UCL, onde estudaram têxteis compostos. A sua abordagem ao design, através da experiência prática, combina o artesanato tradicional e técnicas inovadoras de fabrico robótico.
Título: Flash Pak
O Flash Pak é um aparelho inteligente de sobrevivência, uma espécie de colete salva-vidas com luzes LED, que orienta os alunos para uma zona de segurança em inundações repentinas, por meio de um sistema de navegação háptico. Insufla para se transformar num dispositivo de flutuação, mas também pode ser amarrado a outros Flash Paks, de forma a manter o grupo unido, em formato de balsa.
Nome: Yaokun Wu
País: China / Sedeado nos EUA
Yaokun Wu é estudante de design industrial no Pratt Institute, em Brooklyn, Nova Iorque. Sente-se grato por tudo o que tem e deseja usar o design para ajudar as pessoas que mais precisam. Acredita que o design está em toda parte, mas que apenas o que traz bem-estar às pessoas será eterno.
Título: Lick
Lick é um dispositivo portátil para limpar o corpo que ajuda as pessoas que não podem tomar banho. Tem uma superfície de limpeza parecida com a língua de um gato, de forma a que a sua utilização se assemelhe à dos gatos quando limpam o seu corpo de impurezas.
Nome: Irina Samoilova
País: Rússia
Irina Samoilova é designer de produto e mobiliário. Frequenta o Mestrado na Moscow State Stroganov Academy of Design and Applied Art, no Departamento de Design de Mobiliário. Sempre que inicia um novo trabalho, estuda as formas dos animais e a sua integração na natureza.
Título: Open Source Communities
Open Source Communities, ou Comunidades de Código Aberto, referem-se a uma maneira eficiente de projetar comunidades em países em vias de desenvolvimento, com base na utilização de planos inteligentes de código aberto. Os designers refinam esses projetos e adaptam-nos de forma a dar origem a casas conectadas que possam ser sustentáveis.
Nome: BellTower
(John Brian Kamau, Joyce Wairimu Gachiri, Ian Githegi Kamau, Esther Wanjiku Kamau e Arvin Booker Kamau) País: Quénia
A BellTower foi criada em 2014 com uma visão: utilizar sistemas e tecnologias de código aberto para resolver problemas. Os membros da equipa são especialistas em diferentes áreas, como Gestão de Risco, Tecnologia da Informação, Design, Gestão de Projetos e Estratégia, dando origem um modelo de comunidade de código aberto para necessidades pessoais, corporativas e industriais.
Título: Pursewit
O Pursewit tem um novo e elegante design que o convida a costurar!
Ao simplificar a utilização da máquina de costura para pessoas com incapacidade visual, a operação torna-se mais intuitiva e tátil, aprimorando o complicado processo de costura.
Nome: Aqsa Ajmal
País: Paquistão
Designer Industrial, Aqsa Ajmal formou-se na Universidade Nacional de Ciências e Tecnologia. Guia-se pela sua crença no design como uma ferramenta para a solução de problemas, criando relações entre ideias e realidade. Através da interação tangível e das experiências em primeira mão em design, espera melhorar as ligações entre pessoas e produtos.
LEXUS DESIGN AWARD 2020 - JÚRI
PAOLA ANTONELLI

CURADORA SÉNIOR DO DEPARTMENTO DE ARQUITECTURA E DESIGN DO MoMA, NOVA IORQUE

Paola Antonelli é Curadora Senior de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna, e Fundadora da Direção de Desenvolvimento & Investigação do MoMA. Tem como missão promover a compreensão do Design, de modo a que a sua influência positiva no Mundo seja reconhecida universalmente. O seu trabalho inclui a investigação do impacto do Design no nosso quotidiano, muitas vezes incluindo objetos e práticas negligenciadas, combinando design, arquitetura, arte, ciência e tecnologia. Tem organizado inúmeros certames, escreveu vários livros e lecionou em todo o mundo. Foi Professora na Universidade da Califórnia, Los Angeles; na Harvard Graduate School of Design; e nos programas MFA da Escola de Artes Visuais em Nova Iorque.

Depois da sua participação na XXII Trienal de Milão com Broken Nature (2019), dedicada ao conceito de design restaurador, trabalha atualmente no desenvolvimento de Material Ecology, uma mostra sobre o trabalho do arquiteto Neri Oxman, que será inaugurado no MoMA em fevereiro de 2020; estará presente nas suas sessões MoMA R&D Salons; e em dois livros - uma coletânea de ensaios sobre design contemporâneo e em Design Bites, um livro sobre alimentos de todo o mundo como exemplos de design.
-JEANNE GANG

ARQUITETA / FUNDADORA E SÓCIA PRINCIPAL DO STUDIO GANG

Jeanne Gang, FAIA, é fundadora e sócia principal do Studio Gang, atelier de referência internacional na área da arquitetura e do design urbano. É reconhecida por uma abordagem que se estende para além das fronteiras convencionais da arquitetura para estabelecer relações de primeiro plano entre indivíduos, comunidades e o seu ambiente. Jeanne tem um portfólio diversificado, distinguido pelos continentes Americano e Europeu, incluindo a Aqua Tower em Chicago, uma expansão do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e a nova Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Bolseira MacArthur e Professora de Prática de Arquitetura na Harvard Graduate School of Design, Jeanne foi nomeada este ano uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME. Recebeu a sua maior comissão até hoje: os 2,2 milhões de O'Hare Global Terminal.
JOHN MAEDA

TECNÓLOGO / DIRETOR DE EXPERIÊNCIA, PUBLICIS SAPIENT

John Maeda é tecnólogo, designer, engenheiro, artista, investidor, autor e professor americano. Foi nomeado recentemente Diretor de Experiência da Publicis Sapient, o ramo tecnológico de consultoria e entrega do conglomerado de comunicações e marketing da Publicis. Ocupou cargos na Automattic, empresa que controla o WordPress.com; na empresa de capital de risco Kleiner Perkins; liderou pesquisa no MIT Media Lab; e foi presidente da Rhode Island School of Design.

Eleito uma das “75 pessoas mais influentes do século XXI” pela Esquire, Maeda tem uma vasta experiência como engenheiro do MIT, designer premiado e líder executivo na atração de pessoas e ideias à escala global. É autor de livros célebres como The Laws of Simplicity and Redesigning Leadership. O seu próximo livro How to Speak Machine estará disponível em novembro de 2019. Tem dado palestras um pouco por todo o mundo, de Davos a Pequim, São Paulo a Nova Iorque, e as suas palestras TED têm milhões de visualizações.
YOSHIHIRO SAWA

PRESIDENTE, LEXUS INTERNACIONAL

Yoshihiro Sawa trabalha em design e engenharia automóvel há mais de trinta anos. Um visionário sem perder o lado prático, é reconhecido como um líder global na sua área. Esteve envolvido na produção dos melhores e mais bonitos modelos automóveis, aplicando a sua perspetiva única à harmonia entre forma e função. Isto levou a que Sawa se tornasse líder nas diferentes vertentes do negócio, da engenharia ao design, passando pelo desenvolvimento de produtos, conferindo-lhe uma visão particularmente holística da arte de construir automóveis. Aplica-o na Lexus, orientando a marca no cumprimento de uma promessa de experiências incríveis através de design inspirado, inovação implacável e desempenho desinibido.
LEXUS DESIGN AWARD 2020 - MENTORES
JOE DOUCET

FUNDADOR, JOE DOUCET X PARTNERS

Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos mais cobiçados talentos dos Estados Unidos. Formado na Art Center College of Design, rapidamente começou a aplicar a sua visão em produtos, móveis, no ambiente e em tecnologia, para encontrar soluções para os desafios diários e sociais, por via do design. O seu trabalho espelha habilmente o híbrido entre função e estética, misturando camadas de significado e mensagem. Doucet acredita que, para além da estética, o design e, mais importante, o processo de pensamento de um designer, podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Possui inúmeras patentes para os seus projetos e invenções.

O trabalho de Doucet tem vindo a ser exibido globalmente, incluindo no London Design Museum e na Biennale International Design, em Saint-Etienne. Recebeu inúmeros prémios internacionais, incluindo um World Technology Award por Design Innovation e vários Good Design Awards. Foi, também, nomeado o único AvantGuardian de Design da Surface Magazine.

Em 2017, Doucet venceu o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award de 2017, como designer de produto – a maior distinção na sua área. Como empresário, criou e lançou uma infinidade de empresas destinadas a tornar o mundo num lugar melhor através do design, de que são exemplo a OTHR e a Citizen A.
BETHAN GRAY, DIRETORA CRIATIVA

Sedeada em Londres, Bethan Gray, é uma das designers mobiliário e artigos para a casa mais famosas do Reino Unido. Já recebeu quatro prémios Elle Decoration British Design Awards, incluindo o cobiçado Melhor Designer Britânico. O trabalho é seguido à escala global; já expôs em Londres, Milão, Paris, Nova Iorque e Dubai.

Os antecessores de Bethan fizeram uma jornada incrível pelos quatro continentes - desde então, Bethan visitou muitos dos lugares por onde passaram, inspirada no seu amor por viagens, arte e cultura. Hoje, a sua missão é trazer relevância contemporânea às técnicas tradicionais dessas regiões - mantendo viva a narrativa cultural e as técnicas artesanais. Acredita no poder de contar histórias através do artesanato e do design e formou parcerias com base na confiança e respeito mútuos – apoia mais de 400 mestres artesãos em todo o mundo.

Fundada em 2008, a Bethan Gray Design cria coleções artesanais de luxo de móveis e acessórios para casa, atualmente vendidos por cadeias como a Harrods, a Liberty ou a Lane Crawford. Dentro do seu próprio atelier, ela desenvolve, liga e incentiva novos talentos. Lançou recentemente um Prémio para Mulheres em parceria com a Universidade Metropolitana de Cardiff, onde é bolseira honorária.
PHILIPPE MALOUIN

DIRECTOR, PHILIPPE MALOUIN STUDIO

O britânico-canadiano Philippe Malouin tem o bacharelato em Design pela Design Academy Eindhoven, estudou na École Nationale Supérieure de Création Industrielle, em Paris, e na Universidade de Montreal.

Montou o seu estúdio em 2008, depois de trabalhar para o designer inglês Tom Dixon. Philippe Malouin lecionou no Royal College of Art em Londres entre 2012 e 2015 e é o diretor do POST-OFFICE, atelier de arquitetura e design de interiores.

Bastante diversificado, o seu portfólio inclui mesas, tapetes, cadeiras, luzes, objetos de arte e instalações. A lista de clientes de Philippe inclui SCP, Marsotto Edizioni, Residente, OTHR, Bainha, Ace Hotel, Matter-Made, Established & Sons, Roll & Hill, 1882 Ltd., Kvadrat, Umbra Shift, Caesarstone, IZÉ, Swarovski, Bloomberg, Aesop e Touch Digital. É representado pela galeria Salon 94 Design, em Nova Iorque, e venceu recentemente o prémio de 'designer do ano' da revista Wallpaper*. Philippe vive e trabalha em Londres, onde gere o seu estúdio de design.
SHOHEI SHIGEMATSU

SÓCIO E DIRETOR DO OMA, NOVA IORQUE

Shohei Shigematsu integrou o OMA em 1998. Lidera o atelier de Nova Iorque desde 2006 e tornou-se sócio em 2008. Concluiu recentemente a renovação da sede da Sotheby's em Nova Iorque, arranha-céus de luxo em São Francisco e Miami, e o primeiro edifício do OMA na cidade de Nova Iorque, um complexo residencial na 121 East 22nd Street. Concluiu com sucesso projetos para espaços culturais, incluindo o Museu Nacional de Belas Artes de Quebec e o Faena Arts Center, em Miami Beach. Atualmente, trabalha na expansão do Museu de Arte Albright-Knox-Gundlach de Buffalo e num segundo edifício para o Novo Museu. Também desenhou exposições para a Prada, a Bienal de Arquitetura de Veneza, o Metropolitan Museum of Art, o Park Avenue Armory e a primeira retrospectiva americana da Dior no Denver Art Museum e no Dallas Museum of Art. Supervisiona os projetos do OMA no Japão, incluindo um novo centro de negócios em Fukuoka (2020) e a primeira torre de uso misto do OMA em Tóquio para a Mori Building Co, Ltd. (2022).

Crítico de design da Harvard Graduate School of Design, Sho já participou nas conferências TED e Wired Japan, bem como em universidades de todo o mundo.
SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD

Lançado em 2013, o LEXUS Design Award visa apoiar o desenvolvimento de ideias que contribuem para a sociedade, através do apoio a criadores cujas obras possam transformar o futuro num lugar melhor. São, igualmente, uma oportunidade única para que cada finalista trabalhe com designers reconhecidos e criem protótipos de seus projetos, interpretações exclusivas de design que depois serão exibidos na Semana de Design de Milão, um dos eventos mais importantes do calendário de design.
SOBRE A LEXUS

Lançada em 1989 nos EUA, a Lexus é mundialmente conhecida pela procura da perfeição, pela alta qualidade dos seus produtos e pela forma única de servir os seus clientes. A qualidade superior dos seus veículos é a imagem de marca da Lexus, líder em híbridos de luxo e no recurso à alta tecnologia. Está presente em mais de 90 mercados em todo o mundo e a sua evolução reflete-se muito para além da construção de veículos topo de gama. Faz parte da missão da Lexus captar a nova geração de consumidores através de uma consciência global, de produtos e serviços visionários, originais e emocionantes. Líder em vendas de híbridos de luxo, já vendeu mais de 1,5 milhão de veículos híbridos. *
*(1,567,242 unidades em junho 2019)