2017 lda mentor hero

MENTORES DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS

NERI & HU - Arquitetos e Designers Interdisciplinares

Lyndon Neri e Rossana Hu, cofundadores da Neri & Hu Design and Research, sediada em Xangai, têm trabalhado em projetos por todo o mundo, que incorporam disciplinas de design que se interligam, criando um novo paradigma na arquitetura. Em 2014, a Wallpaper* designou a Neri & Hu como Designer do Ano 2014. Em 2013, entrou no "Hall of Fame" (Passeio da Fama) do Design de Interiores dos EUA. A Neri & Hu acredita convictamente que a pesquisa é uma ferramenta essencial do design, uma vez que cada projeto possui um conjunto único de problemas contextuais. Ao prestar serviços de arquitetura, design de interiores, planeamento geral, design gráfico e design de produtos, a Neri & Hu reconhece que os problemas contemporâneos relacionados com edifícios ultrapassam as fronteiras da arquitetura tradicional. Em vez de começar por um design estereotipado, o trabalho da Neri & Hu centra-se na interação dinâmica entre a experiência, o detalhe, o material, a forma e a luz.


  

  
    2017 lda mentor neri hu

MAX LAMB - Designer

A obra de Max Lamb joga com a tradição da paisagem rural de trabalho: a praia enquanto fundição, a pedreira enquanto oficina, teixos derrubados da propriedade Chatsworth enquanto sujeito e matéria-prima. Tem um fascínio semelhante pela cidade, e a capacidade para se adaptar e responder a diferentes ambientes dá origem a designs distintamente pertencentes a um tempo e a um espaço. Max não se dedica a um único material ou processo, nem se sente atraído pelo design como forma de resolver problemas. Em vez disso, explora as qualidades inerentes a um material para obter as suas tendências e beleza naturais. Emprega métodos de alta e baixa tecnologia, sendo duplamente designer e fabricante, colaborando com fundições e fábricas, conforme exigido pela escala e complexidade dos projetos. No entanto, existe continuidade nos princípios que aplica: honestidade para com o material, uma celebração do processo e das capacidades e limitações humanas.


  

  
    2017 lda mentor max lamb

ELENA MANFERDINI - Designer e Arquiteta

Elena Manferdini, fundadora e proprietária do Atelier Manferdini, com escritórios em Venice, Califórnia, realizou projetos de design, arte e arquitetura nos Estados Unidos, Europa e Ásia, incluindo o Pavilhão do Museu de Arte Contemporânea em Los Angeles. A sua empresa colaborou com empresas de renome internacional, como a Swarovski e a Sephora, e o seu trabalho foi apresentado em muitas revistas e publicações, incluindo a Elle, a Vogue e o New York Times. Exercendo atualmente o cargo de Diretora de Estudos Graduados no Instituto de Arquitetura do Sul da Califórnia, realiza exposições e faz palestras em todo o mundo, tendo falado no MIT, Princeton, Universidade de Tsinghua e Bauhaus. Foi-lhe recentemente atribuída a Bolsa COLA 2013, para apoiar a produção de obras de arte originais. Em 2011, recebeu a prestigiada bolsa anual da United States Artists (USA) e o seu design Blossom para a Alessi foi distinguido com o Good Design Award.


  

  
    2017 lda mentor elena manferdini

SNARKITECTURE - Artistas e Arquitetos

Em 2008, Daniel Arsham e Alex Mustonen fundaram a Snarkitecture, uma empresa colaborativa e experimental que opera nos territórios entre a arte e a arquitetura. Partilhando o interesse na interseção da arte com a arquitetura, desde os seus tempos de estudantes na Cooper Union, em Nova Iorque, o seu primeiro trabalho foi para a Dior Homme. Com um nome inspirado no extravagante poema de Lewis Carroll "The Hunting of the Snark" ("A Caça ao Snark"), a Snarkitecture concebe projetos permanentes à escala arquitetónica, além de objetos funcionais, com propósitos novos e imaginativos, criando momentos de admiração e interação, que permitem às pessoas embrenharem-se diretamente no ambiente circundante. Ao transformar o familiar em extraordinário, a Snarkitecture faz com que a arquitetura realize o inesperado.


  

  
    2017 lda mentor snarkitecture