
PRÉMIO DE DESIGN LEXUS
OS FINALISTAS DO PRÉMIO DE DESIGN LEXUS 2017 SÃO ANUNCIADOS
A Lexus International anunciou os 12 finalistas do Prémio de Design Lexus 2017. Lançado pela primeira vez em 2013, para estimular a criação das ideias necessárias para construir um futuro melhor, a Lexus celebra agora o 5.º aniversário deste concurso internacional de design, que apoia designers e criadores emergentes de todo o mundo. O Prémio de Design Lexus 2017 contou com a participação de 1152 projetos de 63 países, subordinados ao tema "Yet" (Porém).
Em linha com a filosofia de inovação da Lexus, o conceito "YET" é particularmente apropriado para o 5.º aniversário do evento da Lexus. O conceito "Yet" inspira-nos a procurar efeitos de sinergia, ao fundir objetivos aparentemente incompatíveis - por exemplo, um design espaçoso, porém aerodinâmico. Ao harmonizar elementos contraditórios, a filosofia "Yet" abre fronteiras de design e tecnologia inovadoras, de modo a apresentar ao mundo novas e fantásticas experiências.
Em novembro de 2016, um painel de designers e mentores criativos mundialmente conhecidos reuniu-se para avaliar os projetos em concurso. Após uma rigorosa avaliação e um extenso debate, os jurados escolheram 12 finalistas.
Destes 12 finalistas, foram selecionados os seguintes quatro, para realizar o protótipo dos seus projetos, contando com criadores internacionalmente reconhecidos, na qualidade de mentores.

Nada tendo, porém possuo tudo, de Ahran Won (Coreia). Uma cápsula para a vida móvel, nada tendo, PORÉM possuindo tudo.

PIXCEL, de Hiroto Yoshizoe (Japão). Uma estrutura para experienciar a existência da Luz, PORÉM sombra.

Player's Pflute, de Jia Wu (China). Um vegetal, PORÉM um instrumento musical que proporciona diversão e aprendizagem.

Cor Estrutural - Estático Porém Variável, de Jessica Fügler (EUA). Estrutura Estática, Porém Variável, dependendo do ponto de vista.

Colher Medidora Flutuante para Invisuais, de Eunjin Park (Coreia). Uma colher medidora, com graduação tátil invisível, porém visualizável para invisuais.

A Paisagem de Papel, de Kuniko Maeda (Japão). Material Descartável, Porém Reciclado, através de tecnologia tradicional e moderna.

Produção em massa de objetos únicos, Nome do grupo: TAKEHANAKE-Bungorogama (Japão)Artigos de cerâmica, produzidos em grande escala, PORÉM exclusivos, criados utilizando um forno portátil.

Chaleira de Papel, de Ryo Katayama (Japão), Chaleira de papel combustível PORÉM resistente ao fogo.

Platanaceae, Paula Cermeño (Peru) Ligaduras de folhas de bananeira que superam as sintéticas, PORÉM biodegradáveis e calmantes.

POD: Sem abrigo, PORÉM Lar, Nome do grupo: MOD lab (EUA) Abrigo temporário para populações deslocadas. Sem abrigo, PORÉM Lar.

PROJETO DE RETROESPECTIVA/TIME TUNE RADIO, de Takuro Sanda (Japão). Rádio de alta tecnologia PORÉM retro, que pode ser sintonizado em programas do passado e do presente.

Sistema de Semáforo, de Evgeny Arinin (Rússia). Semáforo simples PORÉM sofisticado.
Para ajudar os quatro finalistas na parte criativa, o Prémio de Design Lexus 2017 conta com a colaboração de quatro reconhecidos mentores: os arquitetos e designers interdisciplinares Neri & Hu, o designer Max Lamb, a designer/arquiteta Elena Manferdini e os artistas e arquitetos da Snarkitecture. Todos eles foram também mentores dos finalistas da última edição.
Os quatro protótipos concluídos estarão presentes na exposição da Lexus, na Semana do Design de Milão deste ano, que contará também com painéis de apresentação dos projetos dos restantes oito finalistas. O evento decorrerá entre os dias 3 (dia de apresentação dos prémios e à imprensa) e 9 de abril. No dia 3 de abril os finalistas apresentarão os seus projetos aos jurados e à comunicação social internacional. O júri avaliará os quatro protótipos e anunciará o vencedor do Grande Prémio, momento que constituirá o clímax do evento do Prémio de Design Lexus 2017.
Mais informação e imagens disponíveis em:
Website do Prémio de Design Lexus
Instagram: @lexusdesignaward
Hashtags oficiais: #LexusDesignAward; #MilanDesignWeek;