Ancient craft meets new design hero

A ARTE ANTIGA AO ENCONTRO DO DESIGN CONTEMPORÂNEO

Na coleção CRAFTED FOR LEXUS, a arte antiga e o design contemporâneo encontram-se para criar uma coleção única de produtos. Dois novíssimos artigos acabaram de se juntar à crescente gama.
"Iríamos adorar ver os nossos produtos feitos à mão tornarem-se estímulos para os mais jovens se interessarem pelasartes tradicionais e pelo artesanato", explicam Hiromichi Yumoto e Takefumi Momose, da SEE SEE, uma marca japonesa de produtos para o lar, especializada na comprovada arte manual de Hikimono. Com raízes no período Yayoi, a arte de Hikimono está concentrada na prefeitura de Shizuoka, onde artesãos, como Momose, e designers, como Yumoto, colaboram na criação de recipientes e tigelas redondas, de madeira, usando rodas giratórias e tornos mecânicos. "A nossa marca produz a qualidade que apenas um método de trabalho tradicional e analógico é capaz de conseguir. No entanto, cada uma das nossas criações apresenta um design contemporâneo, que apela aos lançadores de tendências globais."
Desde o lançamento da primeira coleção CRAFTED FOR LEXUS, em 2013, que a Lexus tem feito sua a missão de trazer artes ricas em história, mas com qualidade contemporânea – como os objetos Hikimono da SEE SEE – para o mundo. Celebrando uma nova geração de mestres artesãos altamente qualificados, a linha é composta por bens de consumo exclusivos da marca e reflete o compromisso contínuo da Lexus perante o melhor que há em termos de artesanato e design. O catálogo inclui produtos de cerâmica feitos por artesãos da One Kiln e xailes tecidos à mão por Niime Tamaki, assim como candeeiros de secretária minimalistas da Bsize e óculos de sol feitos à mão da Kaneko Optical, com artigos vendidos e expostos na INTERSECT BY LEXUS, em Tóquio, no Dubai e brevemente no novo espaço em Nova Iorque. Um recipiente Hikimono da SEE SEE juntou-se recentemente à crescente gama de produtos japoneses.

  

  
    Ancient Craft full width image 1
"Quando comecei a pensar neste projeto, achei que seria interessante criar um recipiente Hikimono, com base num dos elementos mais importantes da Lexus: a grelha frontal", diz Yumoto. Assim, Yumoto (desenhador da SEE SEE) e Momose (artesão que até produz as suas próprias lâminas e maquinaria) começaram a desenvolver o seu recipiente Hikimono especial para a CRAFTED FOR LEXUS.
O processo de criação deste recipiente único demadeira consistiu em Momose desenhar um esquemacom base no design de Yumoto, criando depois um protótipo e ajustando o tamanho e esculpindo a madeira até ambos estarem satisfeitos. "Esforcei-me por esculpir a madeira até chegar à profundidade certa, de forma a refletir as elegantes linhas da "grelha frontal", explica Momose. "No geral, os Hikimono apenas são esculpidos num dos lados, mas o nosso recipiente é esculpido tanto por dentro como por fora."
Depois, a dupla trabalhou com artesãos de tinturaria a chá para tingir o recipiente de madeira esculpida num tom preto profundo. O resultado realça as proporções individuais da madeira branca de freixo, que brilham através do corante de chá. "Para nós foi importante transmitir a sensação de luxo pela qual a Lexus é famosa", diz Yumoto. "Os artigos Hikimono têm aspeto de não ser tão sofisticados devido ao acabamento do grão da madeira; foi por esse motivo que introduzimos a técnica de tingimento com chá para o tornar mais especial. O revestimento em vidro e o padrão único do nosso recipiente assemelham-se ao luxo e à perfeição da marca Lexus."
Para além do recipiente SEE SEE, a Lexus incluiu outro artigo novo na gama CRAFTED FOR LEXUS: um copo turquesa e transparente do Studio Kobin, disponível em dois tamanhos diferentes. Trabalhando na prefeitura de Fukuoka, o artesão por detrás do Studio Kobin, Toshiyasu Nakamura, trabalha em vidro lapidado Kiriko – uma arte tradicional na qual cores brilhantes e padrões complexos são aplicados no vidro utilizadono fabrico de copos e de objetos decorativos. "Normalmente o vidro Kiriko vem em tons intensos, como azul ou vermelho, mas eu escolhi turquesa e transparente para transmitir uma impressão calma e harmoniosa", explica Nakamura. Nakamura, especialista em esculpir madeira, está habituado a fazer as coisas de maneira diferente em relação a outros artesãos de Kiriko, conferindo um toque pessoal a todas as suas conceções. "Eu lapido o vidro da mesma forma como esculpiria a madeira", diz Nakamura. "A maior parte dos artistas de Kiriko manuseia o vidro com muito cuidado, seguindo linhas que traçaram antecipadamente. Porém, eu esculpo o vidro livremente, como faria um escultor de madeira. Passou a ser meu estilo."
Kiriko, uma tradição japonesa única de lapidar padrões delicados em vidro à mão – em combinação com a cor – produz espantosas reflexões de luz, consoante o ângulo de incidência da luz e do olhar do espectador

  

  
    Ancient craft gallery 5
Para a colaboração CRAFTED FOR LEXUS, o Studio Kobin inspirou-se no impressionante interior do Lexus LS, que apresenta pormenores de vidro lapidado desenvolvidos por Nakamura e por outros vidreiros de Kiriko. Os numerosos elementos únicos no interior do LS relembram o nível de arte takumi da Lexus: como peça interior de acabamento das portas do LS, a marca usa vidro lapidado especial Kiriko, magnificamente delicado, mas simultaneamente forte, graças às últimas tecnologias de reforço de vidro.

UM NÍVEL ARTÍSTICO NUNCA ANTES VISTO NUM AUTOMÓVEL

O padrão dos copos transparente e turquesa do Studio Kobin é o mesmo que o da peça de acabamento das portas do LS, refletindo o seu movimento e brilho único. "Pedi a vidreiros especialistas que criassem um copo original, usando técnicas de sopro livre, atribuindo assim uma forma única a cada artigo", diz Nakamura. "Não existem dois copos iguais porque eu adapto o corte, a espessura das linhas e o ângulo de escultura de acordo com estas formas individuais."

Quer falemos de carpintaria Hikimono ou de vidraria Kiriko, o recipiente da SEE SEE e o copo do Studio Kobin são ricos em histórias que apenas artigos de fabrico único poderão contar. Verdadeiramente feitos à mão, estes artigos são excelentes exemplos da melhor perícia artesanal, fazendo com que sejam candidatos ideais à coleção CRAFTED FOR LEXUS.