lexus yacht hero

A LEXUS REVELA O PROTÓTIPO DO IATE DESPORTIVO

Descubra o nosso novo protótipo de iate desportivo de alto desempenho, com 12,8 metros de comprimento, alimentado por dois motores V8 Lexus de 5,0 litros. Este deslumbrante Lexus marítimo é o complemento perfeito do estilo de vida Lexus.

A ORIGEM

Há alguns anos, o Departamento Náutico da Toyota convidou o seu Presidente, Akio Toyoda, a experimentar a nova gama de iates de excelência Ponam, prestes a ser lançada no Japão. Como mestre condutor que é, Akio Toyoda sentiu-se inspirado pela poderosa motorização turbo-diesel, pela manobrabilidade e pela estabilidade do design avançado do casco; como Administrador Executivo da Lexus International, ficou igualmente seduzido pelo potencial de um elegante iate de ótimo desempenho, para complementar o estilo de vida Lexus.

O Departamento Náutico repensou assim de que modo um iate de ótimo desempenho poderia alargar a marca Lexus a novas áreas, tais como as do lazer e do estilo de vida. A 12 de janeiro de 2017, a Lexus revelou o resultado deste projeto: o protótipo de um Iate Desportivo Lexus, a funcionar na Ilha Di Lido, na Baía de Biscayne, em Miami, na Flórida (EUA).

O DESIGN

Um iate desportivo, aberto, para recreio, com capacidade para seis a oito passageiros, alimentado por dois motores Lexus V8 de alto desempenho e com um estilo e manobrabilidade inovadores, apresentado no Centro de Design da Lexus, na cidade de Toyota, no Japão.

No verão de 2015, os protótipos desenvolvidos pela equipa foram avaliados pelo Administrador Executivo Sénior, Tokuo Fukuichi, Diretor Executivo de Design Global e Presidente da Lexus International Co., pelo Administrador Executivo Sénior, Shigeki Tomoyama, responsável pelo Departamento Náutico da Toyota e pelo Presidente Toyoda.

"Valorizamos muito o esforço, porque estimula as nossas energias criativas e desafia a nossa criatividade para as possibilidades do design e do estilo de vida para além do domínio automóvel que tão bem conhecemos." A proposta selecionada continuou a ser aperfeiçoada ao longo de 2015, ao mesmo tempo que o Departamento Náutico projetava a construção e concebia os sistemas de bordo.

O Iate Desportivo Lexus que foi revelado em Miami é um projeto único e personalizado, sem quaisquer planos de produção. Para produzir este exemplar único, o Departamento Náutico nomeou o grupo norte-americano Marquis-Carver Yacht Group de Pulaski, no Wisconsin (EUA), graças às suas capacidades de engenharia e produção internas e à sua experiência com estruturas compósitas de grande dimensão, montadas à mão.

AS CARACTERÍSTICAS

O design do protótipo de iate desportivo Lexus une o convés superior e o casco exterior de forma perfeita, em torno da estrutura interna. Cada uma destas peças é um compósito maciço, montado à mão, de resina epóxi e poliuretano de dois componentes, reforçado com tela de fibra de carbono tecida, montada à mão, um material compósito designado por plástico reforçado de fibra de carbono, ou plástico reforçado de fibra, ou CFRP.

O CFRP é a tecnologia utilizada na estrutura dos automóveis de corrida e nos superautomóveis, como o Lexus LFA, aeronaves de alto desempenho, esquis e bicicletas de competição, e veleiros de competição de classe mundial.

A construção exclusiva em CFRP do protótipo do Iate Desportivo Lexus permite uma diminuição de peso de quase 1000 kg em comparação com um iate similar, em plástico reforçado com fibra de vidro (FRP). O design do casco subaquático é prensado, para reduzir a resistência e o arrasto e para melhorar o equilíbrio nas manobras a altas velocidades.

O protótipo é alimentado por dois motores Lexus V8 de 5.0 litros, inspirados no motor de alto desempenho 2UR-GSE do coupé Lexus RC F, do sedan desportivo GS F e do novo grand tourer LC 500.

Cada motor tem mais de 440 cv/446 DIN hp/328 kW de potência, sendo possível conduzir o iate a uma velocidade até 49 milhas por hora (43 nós), através de um par de motores de borda/fora de borda com transmissão por coluna, controlados hidraulicamente. O motor de proa, com comando de punho, ajuda nas manobras para fundear.

O capitão controla e monitoriza os sistemas de bordo a partir de um painel tátil colorido que se encontra junto ao leme; os painéis exibem a navegação GPS, os gráficos digitais, o radar de superfície, os sonares subaquáticos, e ainda os sistemas de iluminação e de entretenimento. O assento do capitão é ajustável; os apoios dos braços desdobram-se, formando assentos auxiliares de ambos os lados para convidados muitos especiais.

A cabine de passageiros da proa, revestida com pele luxuosa Lexus, apresenta detalhes em madeira e vidro. A altura de pé, o sofá de seis lugares com uma mesa e o ar condicionado proporcionam um ambiente confortável para um convívio agradável.

A cozinha está equipada com um fogão de dois queimadores, um lavatório e um frigorífico encastrado sob a bancada; no interior do iate, encontra-se ainda um elegante chuveiro.

Um sistema de entretenimento integrado de áudio e vídeo encontra-se totalmente ligado em rede, com Wi-Fi e WAN 4G. A reprodução sonora é feita através dos altifalantes de superfície Revolution Acoustics, utilizando o painel do teto como transdutor, alimentados por um amplificador digital Reference, da Mark Levinson®.

OS NÚMEROS

Comprimento total 12,7 m
Boca (largura) 3,86 m
Carga útil 8 pessoas
Potência, total 885 cavalos/897 DIN hp/660 kW
Velocidade máxima 43 nós

O HISTORIAL

Fundada em 1989, a Lexus é uma divisão da Toyota Motor Corporation que foi criada para desenvolver e produzir os melhores automóveis de sempre, com o compromisso de fornecer o mais alto nível de atendimento ao cliente. Em 2011, a Lexus International é estabelecida para ser a empresa dentro da empresa, responsável pela coordenação da estratégia central, planeamento, design, engenharia e produção da marca.

O Departamento de Negócios Náuticos da Toyota Motor Corporation (TMC) foi fundado em 1997 para desenvolver iates de excelência através de tecnologia avançada e de métodos de controlo aperfeiçoados pela produção de automóveis de luxo da Lexus. A linha Ponam da Toyota Marine inclui barcos de pesca desportiva em fibra de vidro, com 7 e 8 metros de comprimento, e luxuosos barcos cabinados, com 9, 10, 11 e 13 metros de comprimento, com cascos duradouros e silenciosos em liga de alumínio A5083 totalmente soldada.

Os modelos Ponam são alimentados por motores turbo-diesel de alta eficiência, inspirados nos motores dos automóveis utilitários de luxo Lexus GX 300d (turbo-diesel de 3,0 litros com 4 cilindros) e LX 450 d (V8 a diesel de 4,5 litros com duas turbinas).

A linha Toyota Ponam é líder de mercado na indústria dos iates de excelência no Japão. Além disso, entre 1998 e 2002, a Toyota Marine desenvolveu e produziu a linha Epic que inclui barcos de ski e de wakeboard para competição, em fibra de vidro, principalmente para o mercado dos EUA, todos alimentados pelo motor V8 a gasolina 1UZ-FE DOHC, de 4,0 litros, do sedan de luxo da Lexus, o LS 400.

A Marquis Yachts, LLC é uma empresa privada e independente, sediada em Pulaski, no Wisconsin, que desenha, concebe e produz as marcas Marquis Yachts e Carver Yachts. O pináculo da linha Marquis é um iate de luxo de 13 metros de comprimento, com três pisos, e com casco, convés e superestrutura em fibra de vidro reforçada (FRP).

Para mais informações visite www.marquisyachts.com ou www.carveryachts.com.

Next steps