lexus LF 30 hero

LF-30 ELETRIFICADO

LEXUS APRESENTA A SUA VISÃO DE ELECTRIFICAÇÃO DO FUTURO COM A APRESENTAÇÃO MUNDIAL DO CONCEPT ELETRIFICADO LF-30 EM TÓQUIO

DESTAQUES LEXUS LF-30 ELETRIFICADO

Honrando o seu compromisso em continuar a proporcionar experiências inovadoras e surpreendentes, a Lexus apresentou a visão “Lexus Electrified”, a aplicar na próxima geração de veículos eletrificados.

  • 
  

  
    lexus lf 30 section 1

    O novo concept ‘LF-30 Electrified’ personifica a visão da electrificação da Lexus

    O concept eletrificado LF-30 personifica a visão “Lexus Eletrificado”. No exterior, conta com um design avançado que se espera de um BEV com silhueta artística que resulta num formato futurista. O interior integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma assertiva, sem perder a distinção característica da Lexus. O desempenho está enraizado nos componentes do “Lexus Electrified”, acrescentando a mais recente tecnologia Lexus à liderança da marca no desenvolvimento de sistemas HEV. A precisão do controlo do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais. Paralelamente, o LF-30 Eletrificado emprega inúmeras tecnologias avançadas, com o olhar em 2030 - um novo cockpit baseado numa filosofia de design centrada no ser humano e no sistema de direção eletrónico (steer-by-wire).

  • 
  

  
    lexus lf 30 section 2

    Exterior futurista é um prenúncio do que serão os veículos electrificados da Lexus em 2030

    Ao assumir o desafio de criar um novo design que só poderia ser alcançado com um BEV alimentado por motores elétricos nas rodas, a Lexus articulou visualmente o fluxo de energia exclusivo do LF-30 Eletrificado. O formato do veículo destina-se a expressar visualmente a energia criada pelas rodas colocadas nos cantos da carroçaria que fluem em direção ao habitáculo e passam pelo condutor, fluindo diretamente para a estrada.

    Inspirado num formato de um veículo sem capot, possível por ser um BEV (Battery Electric Vehicle), a grelha fusiforme da Lexus foi desenvolvida para abranger todo o veículo. Os vidros, estendem-se continuamente da frente para a retaguarda, os robustos pára-lamas e os faróis em forma de asa criam os contornos da icónica grelha frontal da Lexus. O formato flui de forma elegante da frente para uma traseira linear e afiada. Para além dos faróis em forma de asa, a nitidez das luzes traseiras e as entradas de ar laterais combinam-se para obter uma excelente aerodinâmica e desempenho de arrefecimento, resultando numa forma que se funde com função.

    A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada livremente, podendo ser utilizada para amplas vistas da paisagem circundante e um alto nível de privacidade à noite ou noutras situações. A zona frontal do veículo e os padrões de luminescência, permitem identificar do exterior se o veículo está a ser conduzido no modo normal ou no modo de condução autónoma, refletindo a procura da Lexus em combinar estilo e funcionalidade de nível superior. A cor exterior 'céu voltaico' emprega um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal para atingir um toque único de azul esverdeado.

TAZUNA

  • Apoiada numa filosofia centrada no ser humano, a Lexus projetou o cockpit com base no novo conceito "Tazuna". Inspirados na maneira como uma única rédea pode ser usada para alcançar um entendimento mútuo entre cavalo e cavaleiro, os interruptores colocados no painel de controlo e no “head-up display” foram coordenados minuciosamente, criando um espaço que permite ao condutor concentrar-se na condução enquanto controla várias funções, como o sistema de navegação e áudio, e a seleção do modo de condução, sem precisar de desviar o olhar ou operar interruptores manuais. Como indicação da imagem futura de um cockpit do Tazuna, o LF-30 Eletrificado emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via AR (realidade aumentada). O resultado é um interior que proporciona conforto e conveniência para ambos, condutor e passageiros.

    O layout do banco do passageiro da frente lembra um banco de primeira classe, sem descurar a coexistência de sensação de abertura e de envolvimento. Todos os interruptores e outras formas de controlo estão confortavelmente ao alcance do passageiro, bem como um grande ecrã de controlo por gestos que reforça o conforto e a conveniência no interior.

    Os bancos traseiros utilizam tecnologia muscular artificial para se moldarem ao ocupante e podem suportar vários modos, como reclinação, relaxamento e funções de alerta. O sistema de áudio Mark Levinson® cria um ambiente de som de última geração, no qual o controlo das colunas ao minuto estabelece espaços acústicos ideais para o prazer de ouvir música, para condutor e passageiros. Para além de fornecerem um ambiente de áudio ideal, as colunas embutidas nos encostos de cabeça permitem o cancelamento de ruído, o que contribui para maior tranquilidade.

    O teto de vidro acima dos bancos traseiros possui controlo por voz designado "SkyGate" que é controlado por gestos, que usa AR para exibir diferentes tipos de informação, como uma projeção realista de um céu repleto de estrelas, vídeos favoritos dos utilizadores e até mesmo navegação.

    Para além do design exclusivo, o interior também reflecte o luxo da próxima geração, através da utilização de materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental. O Yakisugi (cedro carbonizado), material tradicional japonês, é utilizado no piso e no controlo da direção, e o metal reciclado é processado em fibras para criar o acabamento da porta plissada. Uma abordagem que expressa a distinção e o espírito inovador da Lexus.

    
  

  
    lexus lf 30 section 3

ESPECIFICAÇÕES PRINCIPAIS LEXUS LF-30 ELETRIFICADO

Comprimento (mm)
5,090
Largura (mm)
1,995
Altura (mm)
1,600
Distância entre Eixos (mm)
3,200
Peso (kg)
2,400
Distância em modo Cruzeiro [WLTP] (km)
500
Capacidade da Bateria (kW/h)
110
Velocidade de Carregamento (kW)
150
Aceleração 0–100 km/h (secondes)
3.8
Velocidade Máxima (km/h)
200
Máx. saída (kW) / máx. torque (Nm)
400/700