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LEXUS DESVENDA CONCEITO DE MODELOS ELÉTRICOS A BATERIA E UMA VISÃO DO FUTURO DA MOBILIDADE NO JAPAN MOBILITY SHOW

Ultrapassando os limites da experiência eletrificada
  • O Japan Mobility Show recebe a estreia mundial da próxima geração de dois “Concept Cars” Lexus, elétricos a bateria (BEV)
  • O conceito LF-ZC, sedan elétrico a bateria, antecipa um novo modelo de produção com lançamento previsto para 2026
  • O modelo LF-ZL, conceito topo de gama de SUV elétrico a bateria, apresenta a futura visão da marca Lexus
  • Prazer de condução proporcionado através da integração de tecnologia e software de eletrificação de última geração numa plataforma BEV de próxima geração
  • O novo sistema operacional Arene proporciona experiência de condução personalizada, maior entretenimento e oportunidades de conectividade
  • Tecnologia desenvolvida para utilizar o bambu como material de assinatura, promovendo a reciclagem dos recursos naturais e uma sociedade sustentável
  • A conferência de imprensa da Lexus no Japan Mobility Show 2023 pode ser vista aqui

25 de outubro 2023 - A Lexus apresenta, em estreia mundial, uma série de novos conceitos de modelos elétricos a bateria na primeira edição do Japan Mobility Show (Tóquio, 26 de outubro a 05 de novembro). Sob o mote “Ultrapassando os Limites da Experiência Eletrificada”, faz uma partilha alargada sobre como pretende maximizar as oportunidades oferecidas pela eletrificação e pelas novas tecnologias, de forma a proporcionar novas experiências de mobilidade.

O espaço da Lexus será o palco da estreia mundial dos modelos LF-ZC, conceito de sedan elétrico a bateria que, com lançamento previsto para 2026, desbrava o caminho para um novo modelo de produção, e LF-ZL, a sua visão para um SUV elétrico topo de gama.

A Lexus tem sido pioneira em tecnologia desde a sua fundação, em 1989. Tem como legado, o desafio das convenções do mercado de automóveis de luxo e a oferta consistente de valor acrescentado aos clientes. Totalmente estabelecida como uma marca global de lifestyle de luxo, continua a enfrentar o desafio de criar automóveis e experiências que excedem as expectativas dos clientes.

Na Europa, o objetivo da Lexus é ser uma marca de veículos elétricos a bateria até 2030. Globalmente, a previsão é para 2035. Para atingir este objetivo, vai introduzir uma estrutura de veículo modular completamente nova, adotar novas tecnologias de ponta na produção e rever totalmente o software da plataforma usada para os seus veículos.

Funcionalidade e beleza, sem cedências

A próxima geração de modelos BEV Lexus será mais versátil graças à redução das dimensões e do peso de todos os seus componentes estruturais. Irão, também, beneficiar do aperfeiçoamento constante da Assinatura de Condução Lexus, que tem acompanhado a evolução das novas tecnologias de eletrificação. Os novos conceitos incorporam a visão da Lexus – fornecer veículos BEV que apresentem funcionalidade e beleza, sem cedências.

O LF-ZC representa a jornada de eletrificação da Lexus, com as suas proporções elegantes, centro de gravidade baixo, habitáculo espaçoso e um design carregado de emoção que combina funcionalidade e estética, enquanto promete uma experiência de condução emocionante.

O conceito SUV, Lexus LF-ZL oferece um vislumbre de um futuro onde mobilidade, indivíduos e sociedade podem estar perfeitamente integrados. A experiência de condução será adaptada a cada indivíduo, o veículo captará os hábitos do condutor e fará sugestões personalizadas para promover uma interação sem comparação. Este emblemático modelo procura capacitar as pessoas para viverem a vida que desejam, enquanto contribuem positivamente para o que as rodeia, para uma visão mais alargada e para a sociedade como um todo.

Ambos os modelos apresentam um cockpit totalmente digital e inteligente, de próxima geração, que fornece acesso rápido e intuitivo aos controlos essenciais, num ambiente de condução envolvente. O novo software de interface Arene OS permitirá a atualização progressiva de recursos, de forma a acompanhar a evolução dos sistemas de segurança e as funções multimédia.

Desempenho de condução

No desenvolvimento da próxima geração de modelos BEV, a Lexus procura aumentar o prazer da experiência de condução, fazendo com que o condutor se sinta em sintonia com o veículo, o que inclui aproveitar as características de inércia inerentes aos BEV e adicionar o controlo contínuo e suave do sistema de tração integral DIRECT4 (como apresentado no atual RZ 450e) e a sensação intuitiva e linear de um sistema steer-by-wire.

A par da evolução do Arene OS, a Lexus empenha-se em proporcionar uma experiência de condução personalizada para cada indivíduo, com foco no equilíbrio ideal entre aceleração, curvas e travagem. O objetivo é criar o melhor veículo para cada cliente através de uma sinergia de hardware e software.

Design exterior: “Simplicidade Provocadora”

O tema de design “Simplicidade Provocadora”, representa uma evolução da identidade única da Lexus, concentrando-se numa presença provocante e num design simples e refinado. Ao dar prioridade ao desempenho aerodinâmico e incorporar características e estruturas distintas específicas dos BEV, a equipa de design, conseguiu alcançar uma forma cativante, condensada e rebaixada que cria instantaneamente uma sensação de impacto emocional.

O conceito exibe uma silhueta elegante que se estende do capot rebaixado ao habitáculo cónico, em direção à traseira. As alargadas cavas das rodas traseiras foram acentuadas, proporcionando um equilíbrio entre o desempenho aerodinâmico e a amplitude da postura.

O design fusiforme da carroçaria flui a partir da dianteira do automóvel, numa continuidade perfeita ao longo das laterais, até ao pára-choques traseiro, simbolizando uma evolução abrangente de função e design, através da eletrificação.

Os elementos funcionais foram transformados em características distintivas, com integração de componentes aerodinâmicos como entradas e saídas de ar. O resultado é um exterior emocionalmente envolvente, que proporciona desempenho aerodinâmico sem a sensação de que o design foi massificado.

Cockpit digital e inteligente

O posicionamento dos ocupantes dianteiros numa posição baixa e avançada cria uma sensação de espaço no interior. O piso totalmente plano e o teto panorâmico acrescentam à sensação, resultando num design interior inesperadamente desafogado, que não é evidente do exterior.

Funções anteriormente dispersas por uma ampla área do cockpit foram integradas em painéis digitais à distância do braço do condutor. Funções operacionais como sistemas de alteração de marcha, segurança e assistência ao condutor (ADAS) e seleção do modo de condução, estão localizadas no painel esquerdo, enquanto recursos de conveniência, como áudio, telefone, controlo de temperatura e funções de IA, estão agrupados à direita.

O princípio “olhos na estrada” é suportado por um medidor de visão distante, que projeta informações no para-brisas como se fosse um head-up display. Também estão instalados retrovisores digitais, reduzindo as alterações no foco do condutor, no olhar e no movimento da cabeça para monitorizar a envolvência do veículo, promovendo a concentração na tarefa de condução.

Um monitor amplo no lado do passageiro dianteiro pode ser usado como uma plataforma aberta para entretenimento e diversas aplicações de mobilidade.

Conceito Bamboo CMF

O Conceito Bamboo CMF1 foi apresentado no Japan Mobility Show para ilustrar os esforços dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da Lexus, centrando-se na utilização circular de recursos e, ao mesmo tempo, proporcionando aos clientes uma nova experiência, num design luxuoso e sofisticado.

Em linha com a filosofia ODS da Lexus, o bambu é o material de assinatura no “concept car”, um exemplo do compromisso da marca com a reciclagem eficiente de valiosos recursos naturais. O bambu representa o equilíbrio entre um crescimento rápido, uma significativa capacidade de absorção de CO2 e uma beleza duradoura. É usado há séculos como material para construção e artesanato no Japão.

Foram utilizadas diferentes técnicas para incorporar o bambu no design do Conceito CMF, de forma a alcançar um novo nível de luxo e beleza. Por exemplo, as fibras e os tecidos de bambu são usados como elementos decorativos que interagem com a luz ambiente.

Propriedades dos BEV de próxima geração proporcionam desempenho superior

Sem necessidade de compartimento para o motor, o desempenho aerodinâmico e a estética do design foram equilibrados com um objetivo de atingir um coeficiente de arrasto (Cd) abaixo dos 0,2. O capot baixo e a capota permitem um campo de visão amplo e sem precedentes a partir do interior do automóvel.

A Lexus tem como meta atingir o dobro da autonomia de veículos BEV convencionais. Com uma bateria de desempenho (prismática) de próxima geração e maior eficiência energética. O objetivo é tranquilizar os condutores relativamente à distância que o carro vai percorrer e ajudá-los a aproveitar a viagem, seja uma deslocação urbana ou de longa distância.

Uma melhor aerodinâmica e redução de peso, melhoram a eficiência do veículo e o desempenho da bateria. O perfil baixo da bateria contribui para aumentar a flexibilidade de design do veículo, resultando numa silhueta mais atraente. Também ajuda a oferecer um centro de gravidade baixo para melhorar a dinâmica de condução. A elevada densidade de energia é conseguida através da simplificação e compactação da estrutura da bateria.

Customização avançada para criar experiência de condução verdadeiramente personalizada

O sistema de reconhecimento de voz de próxima geração vai utilizar tecnologia de inteligência artificial (IA) para fornecer um serviço que se assemelha ao de um assistente pessoal atento e complacente, com sugestões flexíveis e resposta rápida e eficaz aos comandos. Recorrendo a funções de autoaprendizagem para personalização do software, o veículo aplicará automaticamente as configurações personalizadas ideais para cada cliente sempre que o carro for conduzido.

Ultrapassando o desempenho das ferramentas de navegação convencionais, o sistema faz recomendações de rotas e de modos de condução alinhadas com as preferências do condutor, com base nos seus padrões de atividade diária e humor do momento.

Através da acumulação de dados de condução, pretende também proporcionar uma experiência de condução mais personalizada. O sistema vai para além da simples compreensão das características individuais: tem potencial para identificar preferências subliminares, mesmo aquelas de que podem não estar cientes.

A adoção do novo Arene OS vai ter um impacto sem precedentes na dinâmica de condução. Num único veículo será capaz de replicar as características de condução, sons e vibrações associadas a diferentes tipos de automóveis, para que o condutor possa personalizar a sua experiência de acordo com as suas preferências.

A combinação de atualizações de software steer-by-wire e over-the-air (OTA) permitirá transportar as configurações do veículo do espaço virtual para o mundo real. Os clientes podem participar em e-sports usando a tecnologia steer-by-wire nos seus veículos e depois implementar as suas configurações preferidas via atualização (Over The Air - OTA, em condução real.

Nova Estrututa modular

A próxima geração de BEV da Lexus contará com a uma nova estrutura modular que divide a carroçaria do veículo em três partes: dianteira, central e traseira. Isso será possível através do gigcasting, processo que proporcionará maior liberdade de forma. Entretanto, a integração das peças aumentará a rigidez, contribuindo para uma dinâmica linear e natural do veículo.

A localização da bateria na seção central evita o efeito estrutural na dianteira e na traseira. Permite, ainda, a integração simples de avanços na tecnologia de baterias, tornando o desenvolvimento futuro mais ágil.

O processo de produção vai utilizar uma linha de montagem independente, onde os carros se vão movimentar de forma autónoma em cada etapa do processo de fabrico. O veículo pode conduzir sozinho, usando apenas bateria, motor, rodas e componentes terminais sem fio. A eliminação das correias transportadoras da linha de produção permitirá layouts de fábrica mais flexíveis, reduzirá o tempo de produção em série e irá economizar custos de investimento.

O conceito topo de gama LF-ZL aponta para o potencial de um futuro BEV topo de gama

O LF-ZL aponta para um futuro modelo topo de gama da Lexus, oferecendo uma experiência de posse de prestígio para além do automóvel, impulsionada pela inovação na arquitetura BEV de próxima geração e pelos avanços de software do novo Arene OS. O habitáculo é espaçoso e relaxante, aproveitando a liberdade da embalagem específica do BEV e otimizando o espaço interior. A tecnologia é aplicada para tornar os recursos tradicionais do Omotenashi ainda mais avançados, garantindo uma superior experiência a bordo.

Ao aproveitar todas as capacidades do Arene OS, a Lexus estabelecerá uma integração avançada de informações que aprende e antecipa as necessidades do condutor, resultando numa experiência de mobilidade personalizada. Também gera um novo valor experiencial ao permitir a interação com uma gama de infraestruturas e serviços sociais. Através da Realidade Interativa em Movimento2, os sensores integrados funcionam em conjunto com dados digitais em torno do carro. Por exemplo, quando os condutores apontam para objetos ou locais de interesse durante a viagem, o ecrã do automóvel fornece prontamente informações juntamente com orientação por voz, melhorando a ligação interativa entre as pessoas e os seus automóveis.

Big Data é utilizado para gerir o processo de carregamento e fornecimento de energia, para que o veículo possa ser conectado a uma rede e se tornar parte integrante da infraestrutura local quando estacionado. Isto permite uma integração perfeita do veículo com o estilo de vida do cliente.

Especificações gerais LF-ZC 3

Comprimento total              

4.750 mm

Largura total

1.880 mm

Altura total

1.390 mm

Distância entre eixos

2.890 mm

Valor Cd

Abaixo 0,2 (objetivo)                 

Especificações gerais LF-ZL

Comprimento total          

5,300 mm              

Largura total

2,200 mm

Altura total

1,700 mm

Distância entre eixos

3,350

 

1 CMF – Cor, Material de Acabamento, representando elementos de design no fabrico de automóveis

2 Conceito para uma plataforma interativa de experiência em realidade. Ao combinar dados de mapas e câmaras dos veículos com funcionalidade de chat de IA e reconhecimento de voz no carro, o objetivo é vincular informações mantidas pelo carro com informações digitais à sua volta.

3 Veículo em exibição.

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