1. Discover Lexus
  2. LEXUS E ADIDAS PERSONALIZAM O NOVO RX, NUMA HOMENAGEM A "BLACK PANTHER: WAKANDA PARA SEMPRE" DA MARVEL

LEXUS E ADIDAS PERSONALIZAM O NOVO RX, NUMA HOMENAGEM A “BLACK PANTHER: WAKANDA PARA SEMPRE” DA MARVEL

PUBLICADO EM: 24-11-2022
  • adidas desenvolveu a personalização do novo Lexus RX, uma extensão automóvel da sua coleção cápsula “Wakanda Forever”
  • Orientados pelo Calty Design Research da Lexus, os alunos S.E.E.D. da adidas re-imaginaram o interior do RX, tendo como inspiração o filme da Marvel Studios
  • O projeto foi concretizado pela 3D Carbon, empresa de impressão, recorrendo à inovadora tecnologia de síntese de luz digital, Carbon DLS

 

24 de novembro 2022 - Inspirada em “Black Panther: Wakanda para Sempre” da Marvel Studios, a Lexus acaba de revelar alterações no seu novo RX 500h F SPORT Performance. Esta versão única do grande SUV de luxo é fruto de uma colaboração entre o centro de design Calty North American da Lexus, a adidas, a adidas S.E.E.D. e a especialista em impressão 3D Carbon.

O projeto enquadra-se no espírito “E se?” da Marvel e homenageia o recente lançamento da coleção “Wakanda Forever” da adidas, que integra os seus designs de Pantera Negra no espaço automóvel. Desenhada a pensar nos melhores atletas do mundo, a linha desportiva de desempenho da adidas materializa a pergunta “E se… Wakanda tivesse uma equipa nacional de atletismo?”.

O exterior do RX foi totalmente personalizado com base na identidade que a adidas criou para a nação fictícia. Apresenta uma impressão tribal no exclusivo roxo Wakandiano, o mesmo usado em toda a coleção de roupa desportiva da adidas. No capot, foi incrustado um padrão de diamante inspirado no superpoderoso colar de garras da Pantera Negra. Foram usados caracteres do alfabeto wakandiano nos emblemas F SPORT e Lexus, incluindo a palavra “Vibe-Branium”, revelando o nome exclusivo do modelo: o Lexus RX 500h Vibe-Branium () com tração às 4 rodas DIRECT4.

Michael Moore, Diretor Geral da Lexus Internacional, comentou: “O novo RX 500h integra o portfólio Lexus Electrified, atualmente em expansão. Traz tecnologia evoluída e inovadora que eleva a experiência do condutor. Há um atletismo no desempenho do RX que o torna perfeito para se juntar à equipa “Wakanda Forever”.

Os alunos da adidas S.E.E.D. (Escola de Educação Experiencial em Design) foram desafiados a re-imaginar o interior do veículo, tomando, uma vez mais, a sequela como inspiração. Ao longo do processo criativo foram orientados pelo Calty Design Research, centro de design norte-americano da Lexus, através de workshops sobre os princípios de design da Lexus, processos criativos, cores, materiais e o potencial da colaboração.

A versão personalizada do RX contará com design, texturas e materiais futuristas, impressão personalizada em ouro tribal Wakandiano adidas nos bancos, nas inserções do painel das portas e nas seções roxas do volante. A placa F SPORT da porta está traduzida no alfabeto de Wakanda () e no volante está bordado “Wakanda Forever” (). As principais áreas táteis, como a almofada do volante e os encostos de cabeça dianteiros e traseiros, foram forrados com material com retorno de energia usado na sola intermédia do modelo desportivo de sapatilha adidas 4D-FWD, impresso em Carbon 3D. Os encostos de cabeça dianteiros trazem o emblema Lexus e o encosto central traseiro vem com o icónico logotipo da adidas. Os acabamentos em madeira cortada a laser em volta da manete das mudanças e os pormenores dourados ajudam a criar um ambiente distintamente Wakandiano.

Alex Shen, designer-chefe da Calty Design Research, explica: “Lexus, adidas e Pantera Negra podem parecer marcas que vêm de mundos totalmente diferentes, mas o que as une é a procura e o espírito de liderança em narrativas únicas e tecnologia inovadora.”

A Diretora de Educação e Crescimento em Design | S.E.E.D. da adidas Cheresse Thornhill-Goldson, acrescenta: “Um ponto crítico no nosso currículo é a criação de produtos “open-source”, em que firmamos parceria com especialistas de vários setores para educarem e co-criarem com os nossos S.E.E.D. designers, dando origem produtos exclusivos. Assim, a parceria com a Lexus, a Marvel, a Carbon, a Calty e a Annex para projetar o Lexus RX 500h Vibe-Branium Direct4 foi uma experiência transformadora para nossos alunos. O resultado final é um exemplo poderoso do que pode acontecer quando aproveitamos o “génio coletivo” de todas as disciplinas.”

Parceira da adidas desde 2017, a Carbon revolucionou o calçado desportivo ao fornecer a plataforma tecnológica para a produção de entressolas 4D da marca. Pioneira, a tecnologia Carbon DLS™ (Digital Light Synthesis™) é utilizada por especialistas em impressão 3D que alinham inovação e sustentabilidade em colaboração com a adidas para criar um portfólio de calçados desportivos com necessidades específicas de desempenho. Para além disso, presença da Carbon no grande ecrã através da produção de fantasias, animatrónicos e ambientes de outro mundo, fazem dela o parceiro ideal para concretizar a visão dos alunos da S.E.E.D.

Para informação adicional, por favor visite https://www.lexus.com/WakandaForever

Para mais informação sobre a Lexus, por favor consulte: http://www.lexus.pt

 

SOBRE BLACK PANTHER: WAKANDA PARA SEMPRE, DA MARVEL STUDIOS

Em "Black Panther: Wakanda Para Sempre”, da Marvel Studios, a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M'Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba), lutam para proteger a sua nação das potências mundiais que pretendem intervir na sequência da morte do Rei T'Challa. Enquanto os Wakandianos lutam para se adaptar a uma nova fase, os heróis têm de se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o) - dos Cães de Guerra - e de Everett Ross (Martin Freeman), para forjar um novo caminho para o reino de Wakanda. Apresentando Tenoch Huerta no papel de Namor, rei de uma nação subaquática oculta, o filme também é protagonizado por Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livanalli. “Black Panther: Wakanda Para Sempre” foi dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige e Nate Moore. Estreia na Europa a partir de 9 de novembro de 2022