1. Discover Lexus
  2. ANUNCIADO JÚRI PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2023

ANUNCIADO JÚRI PARA O LEXUS DESIGN AWARD 2023

PUBLICADO EM: 15-09-2022
  • Figuras de destaque do mundo do design integram o painel de jurados e mentores da próxima edição do Lexus Design Award
  • Paola Antonelli e Simon Humphries regressam ao júri, acompanhados pelo influente designer internacional Karim Rashid
  • Os novos mentores – Marjan van Aubel, Yuri Suzuki e Sumayya Vally – juntam-se a Joe Doucet no apoio ao desenvolvimento dos conceitos de design dos quatro finalistas
  • Inscrições para o Lexus Design Award abertas até 16 de outubro de 2022
  • Potenciais candidatos podem participar em webinars de orientação, para obter informações sobre o objetivo do prémio e como participar

 

15 de setembro 2022 - A Lexus tem o prazer de anunciar as referências internacionais do mundo do design que farão parte do painel de jurados e da equipa de mentores do Lexus Design Award 2023. Uma vez mais, a iniciativa tem o apoio de alguns dos mais talentosos e respeitados designers a nível global, figuras provenientes de uma impressionante variedade de disciplinas criativas.

O júri assiste ao regresso de Paola Antonelli e de Simon Humphries, a quem se junta, pela primeira vez, Karim Rashid. O Lexus Design Award dá, também, as boas-vindas a Marjan van Aubel, Yuri Suzuki e Sumayya Vally como novos mentores, lado-a-lado com o repetente Joe Doucet. Estes sete juízes e mentores trabalharão em conjunto para que a iniciativa cumpra a sua missão: apoiar e investir na próxima geração de criadores para construir um amanhã melhor.

O júri do Lexus Design Award 2023

O trabalho do designer global Karim Rashid cruza o espectro do design industrial com o do design de interiores. Com mais de 4.000 designs em produção em mais de 35 países, são múltiplas as solicitações para colaborar com marcas famosas.

"É um privilégio avaliar um conjunto tão vasto de trabalhos e ideias na promoção do design como moldador do futuro e da cultura. Incentivo todos os designers que concorrem ao Lexus Design Award a encontrarem novas linguagens, novas semânticas e novas estéticas, e a experimentar novos materiais e abordagens comportamentais. Competições como esta foram basilares para o meu crescimento criativo e profissional. Estou muito entusiasmado por assistir à beleza da individualidade e da originalidade que dali resultarão.”, comenta.

Paola Antonelli, curadora sénior de Arquitetura e Design do MoMA de Nova Iorque, é uma figura bem estabelecida na história do Lexus Design Award, alguém que faz ressoar os objetivos do programa. Desde o lançamento do Lexus Design Award, em 2013, que está atenta à sua evolução, paralelamente à estimulante experiência que é a sua interação com os novos talentos. Partilhará, mais uma vez, as suas ousadas perspetivas, como membro do painel de jurados. A sua profunda preocupação com as responsabilidades e o potencial do design influenciam, também, a sua perceção da capacidade criativa da próxima geração de designers.

Simon Humphries, responsável global pelo Design da Toyota e da Lexus, volta a ser júri. Representa a procura da Lexus por um Amanhã Melhor, através do Design.

Os mentores e o programa de mentoria

Para alcançar o seu objetivo, e tal como nas edições anteriores, o Lexus Design Award coloca a orientação no centro do seu programa. A competição evoluiu, este ano, para uma versão simplificada e prolongada. Começa com a seleção de quatro vencedores que receberão a oportunidade única de serem orientados por designers de renome mundial. O aconselhamento e a orientação serão personalizados para que os seus projetos se aproximem da maturidade.

Designer multidisciplinar premiado, Joe Doucet orienta os talentos emergentes deste programa desde 2020. Comenta: “Integro o programa Lexus Design Award há três anos como mentor e por isso ganhei alguma perspectiva sobre os benefícios exclusivos da estrutura. Do ponto de vista de um mentor, podemos assistir ao florescimento do talento diante de nossos olhos. Estou muito grato por assumir esse papel. Trata-se de uma experiência verdadeiramente gratificante, em que todos beneficiamos, trabalhando e crescendo juntos.”

A acompanhar Doucet, está a artista solar holandesa Marjan van Aubel, cujo trabalho inovador integra luz solar e tecnologia, para construir um futuro sustentável. Estreiam-se, também, na equipa de mentoria Yuri Suzuki, artista de som e designer experimental japonês, e a arquiteta sul-africana Sumayya Vally, cujo trabalho se foca em expressões para identidades híbridas africanas e islâmicas.

Sumayya Vally afirma: “É uma honra integrar a equipa do Lexus Design Award, poder apoiar e contribuir para o desenvolvimento criativo da próxima geração. Ouvir e beneficiar das vozes da diferença, para conferir inovação às ideias desenvolvidas através do design, é fundamental para o nosso futuro. A beleza e a justiça social não são mutuamente exclusivas; a beleza é a justiça social.”

Juntos, estes criadores vão formar uma equipa dinâmica que orientará a próxima geração de criativos. As suas diferentes origens e áreas de especialização farão do programa de mentoria uma experiência mais profunda do que nunca. A Lexus está muito entusiasmada e confiante na colaboração entre os mentores e os finalistas na procura de um futuro melhor. Depois de três meses de desenvolvimento e redefinição do seu conceito, os vencedores apresentam os seus trabalhos publicamente na primavera de 2023.

Webinars de orientação Lexus Design Award 2023

As inscrições para o Lexus Design Award 2023 estão abertas até 16 de outubro de 2022. Para os interessados em saber mais sobre o objetivo, a estrutura do prémio e como participar, a Lexus vai realizar um webinar de orientação que incluirá uma sessão onde os vencedores anteriores falam sobre a sua jornada pessoal para o sucesso.

 

Datas e horários dos webinars:

Sexta-feira, 16 de setembro, 17:00 CEST

Quarta-feira, 21 de setembro, 05:00 CEST

 

Para pormenores e inscrições, por favor visite https://forms.gle/UF4vipJrpW4YPsY39.

Para informação adicional, por favor visite: www.LexusDesignAward.com

 

Hashtag oficial: #lexusdesignaward

 

 JÚRI LEXUS DESIGN AWARD 2023

Paola Antonelli - Curadora Sénior do Departmento de Arquitetura e Design no MoMA de Nova Iorque

Paola Antonelli é Curadora Sénior de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna, e Fundadora da Direção de Desenvolvimento & Investigação do MoMA. Tem como missão promover a compreensão do Design, de modo a que a sua influência positiva no Mundo seja reconhecida universalmente. O seu trabalho inclui a investigação do impacto do Design no nosso quotidiano, muitas vezes incluindo objetos e práticas negligenciadas, combinando design, arquitetura, arte, ciência e tecnologia.

Tem organizado inúmeros certames, escreveu vários livros e lecionou em todo o mundo, incluindo Harvard e UCLA. Entre as suas exposições mais recentes encontramos Broken Nature, dedicada ao conceito de design restaurador (na XXII Trienal de Milão); Material Ecology, uma mostra sobre o inovador trabalho do arquiteto Neri Oxman; e Never Alone, sobre design interativo e jogos de vídeo. Trabalha, atualmente, em novas sessões para os Salões de P&D do MoMA; e na série Instagram @ design.emergency – juntamente com a crítica de design Alice Rawsthorn –– dedicada ao papel do design na pandemia da Covid-19 e não só. O livro com o mesmo nome, Design Emergency, foi publicado em maio de 2022.

Karim Rashid - Designer, Karim Rashid Inc.

Visionário e prolífero, Karim Rashid é uma das vozes mais exclusivas do design atual. Os mais de 4.000 designs em produção, mais de 400 prémios e a operação em mais de 35 países atestam-no como lenda. Os seus trabalhos premiados incluem objetos democráticos como a omnipresente lata de lixo Garbo ou a Cadeira Oh!, para a Umbra, e interiores como o restaurante Morimoto, na Filadélfia, ou o hotel Nhow, em Berlim. Já desenvolveu designs notáveis para clientes como a Method ou a Pepsi, móveis para Artemide e Vondom, identidade de marca para o Citibank e para a Hugo Boss, produtos de alta tecnologia para a LaCie e para a Samsung, e artigos de luxo para a Veuve Clicquot e a Christofle, só para citar alguns. Karim é um eterno vencedor dos prémios Red Dot, Chicago Athenaeum Good Design, Interior Design Best of Year Award e do IDSA Industrial Design Excellence Award. É convidado recorrentemente para palestras em universidades e conferências, onde dissemina informação sobre a importância do design na vida quotidiana.

 

Simon Humphries - Head of Toyota & Lexus Global Design

Nascido e criado no Reino Unido, iniciou sua carreira como designer de produto em 1988, antes de ingressar a Toyota Motor Corporation em 1994. Começou por trabalhar em design avançado e, em 2002, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento e na implementação das filosofias de design da Toyota (Vibrant Clarity) e Lexus (L-finesse). Depois de gerir vários projetos em design avançado e produção, foi nomeado presidente da ED2 (Toyota European Design Development) – a sua equipa liderou diferentes programas que ditaram a transformação da Toyota numa empresa de mobilidade. Em 2018, foi nomeado responsável pelo Design da companhia. Supervisiona as marcas Toyota e Lexus.
Como Head of Lexus Global Design, procura definir os valores únicos da Lexus na forma de uma filosofia de marca, incorporando uma clara referência cultural à herança japonesa da Lexus e construindo uma direção de design que seja relevante para utilizadores de todo o mundo. No seu tempo livre, gosta de carpintaria. Atualmente, está a restaurar a casa de uma fazenda japonesa com 100 anos.

 

MENTORES LEXUS DESIGN AWARD 2023

Marjan van Aubel - Solar Designer do Marjan van Aubel Studio

Marjan van Aubel é uma designer solar holandesa. As suas inovações integram luz solar e tecnologia, para um futuro sustentável. No seu estúdio, Marjan van Aubel Studio, premiada e inovadora clínica de design solar, traz a energia solar para a vida quotidiana. Projeta com vista a um futuro positivo, combinando as áreas de sustentabilidade, design e tecnologia.
Através do design solar, trabalha mudanças duradouras e integra a energia solar em ambientes familiares, como em edifícios e objetos, na perfeição. Sempre com o objetivo de tornar a energia solar mais acessível a todos. As suas obras mais notáveis são Sunne, Current Table, Power Plant e o telhado do Pavilhão da Holanda na Expo 2020, no Dubai.
Marjan tem colaborado com marcas globais como Cos, Timberland ou Swarovski com o objetivo de acelerar a transição energética global para a energia solar. Formou-se no Royal College of Art (Design Products MA), em 2012, e na Rietveld Academy DesignLAB (BA), em 2009.

Joe Doucet - Designer/ Fundador da Joe Doucet x Partners

Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos mais cobiçados talentos dos Estados Unidos. O seu trabalho espelha habilmente o híbrido entre função e estética, misturando camadas de significado e mensagem. Doucet acredita que, para além da estética, o design e, mais importante, o processo de pensamento de um designer, podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Possui inúmeras patentes para os seus projetos e invenções.
O trabalho de Doucet tem vindo a ser exibido globalmente. Recebeu inúmeros prémios internacionais, incluindo um World Technology Award por Design Innovation e vários Good Design Awards. Em 2017, Doucet venceu o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award, como designer de produto – a maior distinção na sua área. Foi finalista como designer do ano da Dezeen e distinguido como Fast Company’s Most Important Design Companies in Design.

 

Yuri Suzuki - Artist e Designer/ Partner da Pentagram

Yuri Suzuki é artista, designer e músico eletrónico. Explora a linguagem sonora e visual através de obras de arte e projetos que analisam a relação entre as pessoas e os seus ambientes, questionando como a arte visual e o som evoluem para criar experiências pessoais. Suzuki já expôs individual e coletivamente, a nível nacional e internacional, incluindo espaços como Tate Britain, V&A, Barbican e MoMA de Nova Iorque. A colaboração é fundamental para a o trabalho de Suzuki – já trabalhou com diferentes músicos, incluindo will.i.am e Jeff Mills, bem como clientes comerciais como a Google ou a Roland, criando produtos baseados em música e experiências digitais que exploram a relação entre som e tecnologia .
Como sócio da Pentagram London, Suzuki e a sua equipa trabalham internacionalmente, expandindo as fronteiras entre arte, design, tecnologia e som, cruzando os campos de baixa e alta tecnologia.

Sumayya Vally – Arquiteta/ Diretora do Counterspace

Sumayya Vally é a diretora do galardoado estúdio de arquitetura e pesquisa Counterspace. Designer do 20º Pavilhão Serpentine, Vally foi a mais jovem arquiteta a quem foi confiada esta missão de renome internacional. Com o Serpentine, iniciou e desenvolveu um novo programa de bolsas, Support Structures, que ajuda artistas e coletivos que trabalham na interseção da arte com a justiça social, o arquivo e a ecologia.
Em 2022, Vally foi selecionada pelo World Economic Forum como um dos seus Jovens Líderes Globais, uma comunidade de artistas, investigadores, empreendedores, ativistas e líderes políticos promissores de todo o mundo. Homenageada pela lista TIME100 Next, foi identificada como alguém que moldará o futuro da prática e das normas arquitetónicas. Juntou-se recentemente ao World Monuments Fund, organismo onde atua em diferentes conselhos, graças ao seu interesse pelas formas dinâmicas de arquivo, incorporação do património e apoio a novas redes de conhecimento nas artes. Como Diretora Artística, Vally é atualmente a curadora da primeira Bienal de Artes Islâmicas, que terá lugar em Jeddah em 2023.