A SUA VISÃO DE ELETRIFICAÇÃO DO FUTURO
- O primeiro Lexus eletrificado promete fornecer uma incomparável satisfação e uma nova realização ao condutor, face ao automóvel tradicional
- O novo conceito ‘LF-30 Electrified’ personifica a visão da eletrificação da Lexus’
- Exterior futurista é um prenúncio do que serão os veículos eletrificados da Lexus em 2030
- Interior inovador recorre a tecnologia de condução autónoma, a um moderno cockpit e a outros avanços
- Com quatro motores elétricos incorporados nas rodas, direção sem ligação mecânica “steering by wire” e sistema de bancos “Lexus Advanced Posture Control”, o LF-30 oferece uma experiência dinâmica totalmente diferente de qualquer outro veículo disponível
Honrando o seu compromisso em continuar a proporcionar experiências inovadoras e surpreendentes, a Lexus apresenta a sua visão “Lexus Electrified”.
Desde o lançamento da marca, em 1989, a Lexus tem-se empenhado em proporcionar experiências inovadoras e em surpreender através de experiências que estimulam os cinco sentidos. Desde o lançamento do RX 400h, em 2005, a Lexus tem sido pioneira em tecnologias de eletrificação, como é o caso da transmissão híbrida com mecanismos interno de duplo estágio e do sistema híbrido “multi-stage”, que recorrem a tecnologia avançada para proporcionar desempenho de excelência e sensação de condução direta, característica dos híbridos Lexus.
A visão “Lexus Electrified” revelada hoje em Tóquio procura dar o salto em frente no desempenho do veículo, na sua dinâmica, no controlo e no prazer de condução – numa altura em que a mobilidade da sociedade continua a mudar, com condução autónoma e a eletrificação do automóvel.
Evocando o prazer original da condução, a Lexus tem vindo a desenvolver avançadas tecnologias de controlo de postura e eletrificação, para intensificar o prazer de condução e transformar a essência dos veículos de luxo do futuro. Com este fim em mente, a Lexus está a basear-se na experiência obtida durante o desenvolvimento das tecnologias aplicadas na sua vasta gama de híbridos, que combinam motor elétrico e gasolina, incluindo gestão de bateria, módulos de controlo de energia e motores elétricos.
Em particular, a tecnologia do “Lexus Electrified” permite o controlo integrado da motorização, direção, suspensão e travões, realizando o potencial máximo da tecnologia de controlo da motorização cultivada nos veículos híbridos. Com esta tecnologia, é possível controlar a força motriz para fornecer a postura ideal do veículo de acordo com cada situação de condução. A Lexus continuará a encetar todos os esforços por continuar a fornecer veículos cada vez mais agradáveis e seguros.
Para alcançar esse objetivo, a Lexus planeia expandir a sua gama eletrificada com o lançamento do seu primeiro 100% elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle) em 2020 com o Lexus UX 300e - estendendo a resposta da Marca às necessidades de várias regiões do mundo, incluindo o desenvolvimento de híbridos (HEV - Hybrid Electric Vehicles), veículos plug-in (PHEV - Plug-in Hybrid Electric Vehicles), BEV e veículos a pilha de combustível movidos a hidrogénio (FCEV - Fuel Cell Electric Vehicles).
Seguir-se-á a expansão da gama de veículos eletrificados – com o lançamento do primeiro Lexus PHEV e uma nova plataforma BEV dedicada, no início da próxima década. Até 2025, a Lexus terá versões eletrificadas de todos os seus modelos. É o objetivo da Marca que as vendas de modelos eletrificados superem as dos veículos convencionais com motores de combustão interna.
Destaques Lexus LF-30 Electrified
O novo conceito ‘LF-30 Electrified’ personifica a visão da electrificação da Lexus
O concept eletrificado LF-30 personifica a visão “Lexus Electrified”. No exterior, conta com um design avançado que se espera de um BEV com silhueta artística que resulta num formato futurista. O interior integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma assertiva, sem perder a distinção característica da Lexus. O desempenho está enraizado nos componentes do Lexus Electrified, acrescentando a mais recente tecnologia Lexus à liderança da marca no desenvolvimento de sistemas HEV.
A precisão do controlo do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais. Paralelamente, o LF-30 Electrified emprega inúmeras tecnologias avançadas, com o olhar em 2030 - um novo cockpit baseado numa filosofia de design centrada no ser humano e no sistema de direção eletrónico (steer-by-wire).
Exterior futurista é um prenúncio do que serão os veículos eletrificados da Lexus em 2030
Ao assumir o desafio de criar um novo design que só poderia ser alcançado com um BEV alimentado por motores elétricos nas rodas, a Lexus articulou visualmente o fluxo de energia exclusivo do LF-30 Electrified. O formato do veículo destina-se a expressar visualmente a energia criada pelas rodas colocadas nos cantos da carroçaria que fluem em direção ao habitáculo e passam pelo condutor, fluindo diretamente para a estrada.
Inspirado num formato de um veículo sem capot, possível por ser um BEV, a grelha fusiforme da Lexus foi desenvolvida para abranger todo o veículo. Os vidros, estendem-se continuamente da frente para a retaguarda, os robustos guarda-lamas e os faróis em forma de asa criam os contornos da icónica grelha frontal da Lexus.
O formato flui de forma elegante da frente para uma traseira linear e afiada. Para além dos faróis em forma de asa, a nitidez das luzes traseiras e as entradas de ar laterais combinam-se para obter uma excelente aerodinâmica e desempenho de arrefecimento, resultando numa forma que se funde com função.
A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada livremente, podendo ser utilizada para amplas vistas da paisagem circundante e um alto nível de privacidade à noite ou noutras situações. A zona frontal do veículo e os padrões de luminescência, permitem identificar do exterior se o veículo está a ser conduzido no modo normal ou no modo de condução autónoma, refletindo a procura da Lexus em combinar estilo e funcionalidade de nível superior. A cor exterior 'céu voltaico' emprega um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal para atingir um toque único de azul esverdeado.
Interior inovador recorre a tecnologia de condução autónoma, a um moderno cockpit e a outros avanços
Apoiada numa filosofia centrada no ser humano, a Lexus projetou o cockpit com base no novo conceito "Tazuna". Inspirados na maneira como uma única rédea pode ser usada para alcançar um entendimento mútuo entre cavalo e cavaleiro, os interruptores colocados no painel de controlo e no “head-up display” foram coordenados minuciosamente, criando um espaço que permite ao condutor concentrar-se na condução enquanto controla várias funções, como o sistema de navegação e áudio, e a seleção do modo de condução, sem precisar de desviar o olhar ou operar interruptores manuais.
Como indicação da imagem futura de um cockpit do Tazuna, o LF-30 Electrified emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via AR (realidade aumentada). O resultado é um interior que proporciona conforto e conveniência para ambos, condutor e passageiros.
O layout do banco do passageiro da frente lembra um banco de primeira classe, sem descurar a coexistência de sensação de abertura e de envolvimento. Todos os interruptores e outras formas de controlo estão confortavelmente ao alcance do passageiro, bem como um grande ecrã de controlo por gestos que reforça o conforto e a conveniência no interior.
Os bancos traseiros utilizam tecnologia muscular artificial para se moldarem ao ocupante e podem suportar vários modos, como reclinação, relaxamento e funções de alerta. O sistema de áudio Mark Levinson® cria um ambiente de som de última geração, no qual o controlo das colunas ao minuto estabelece espaços acústicos ideais para o prazer de ouvir música, para condutor e passageiros. Para além de fornecerem um ambiente de áudio ideal, as colunas embutidas nos encostos de cabeça permitem o cancelamento de ruído, o que contribui para maior tranquilidade.
O teto de vidro acima dos bancos traseiros possui controlo por voz designado "SkyGate" que é controlado por gestos, que usa AR para exibir diferentes tipos de informação, como uma projeção realista de um céu repleto de estrelas, vídeos favoritos dos utilizadores e até mesmo navegação.
Para além do design exclusivo, o interior também reflecte o luxo da próxima geração, através da utilização de materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental. O Yakisugi (cedro carbonizado), material tradicional japonês, é utilizado no piso e no controlo da direção, e o metal reciclado é processado em fibras para criar o acabamento da porta plissada. Uma abordagem que expressa a distinção e o espírito inovador da Lexus
Com quatro motores elétricos incorporados nas rodas, direção “by wire” e Lexus Advanced Posture Control, o LF-30 oferece uma experiência dinâmica totalmente diferente de qualquer outro veículo disponível
Para dar o salto em frente no desempenho do veículo, no desempenho dinâmico, no controlo e no prazer de condução, o LF-30 emprega inúmeras tecnologias de ponta, para além do controlo avançado da postura. Os motores elétricos incorporados em cada uma das quatro rodas do veículo e o baixo posicionamento da bateria permitem um melhor aproveitamento da inércia e desempenho de condução de alto nível. Tecnologias de condução autónoma e tecnologias de veículos de suporte para drones – a piscar o olho ao futuro em 2030 e o valor adicional que os veículos podem oferecer.
A tecnologia integrada de controlo dos motores regula a potência dos motores elétricos de elevado binário para ajustar a postura do veículo em sintonia com a sensibilidade humana. O controlo completamente independente das rodas dianteiras e traseiras permite o fornecimento adequado de tração dianteira, tração traseira e tração nas quatro rodas, dependendo da situação. As unidades compactas e leves de propulsão aumentam a liberdade de condução e permitirem ao condutor desfrutar da experiência ideal, independentemente da superfície da estrada ou das condições.
Ao colocar o Lexus Advanced Posture Control como elemento central da visão 'Lexus Electrified', a Lexus pretende aplicar a tecnologia a toda a sua linha de veículos eletrificados.
O sistema de direção-by-wire elimina a conexão mecânica para permitir um controlo mais flexível nas mudanças de direção, dependendo das condições, e fornece uma sensação de condução mais precisa, alinhada com a intenção do condutor. Também contribui para uma maior sensação de abertura, permitindo que o controlo de condução possa ser deslocado para frente e fora do caminho, durante a condução autónoma.
Como BEV de próxima geração, o LF-30 recorre a tecnologia de carregamento sem fios para simplificar o carregamento diário e a gestão de energia baseada em IA, permitindo a distribuição ideal de energia elétrica entre o veículo e a casa, através do controlo de carregamento coordenado através da programação diária do utilizador
A IA a bordo distingue as vozes dos ocupantes do veículo e utiliza informações personalizadas armazenadas na chave de controlo do condutor para servir como parceiro. Facilita o ajuste de elementos do ambiente interior, como temperatura do ar e o áudio, e a definição de rotas e destinos de navegação, para além de sugerir atividades à chegada. Percebe as preferências do condutor e ajuda a controlar as configurações de suspensão e transmissão em tempo real, de acordo com o cenário da condução.
O LF-30 Electrified traz também o 'Lexus Airporter', veículo de apoio com tecnologia de drones. Utilizando o controlo autónomo, o Lexus Airporter consegue executar tarefas como transportar bagagem de maneira independente, da porta de casa para a área de bagagem do veículo.
Com base no mais recente conceito de tecnologia de condução autónoma 'Lexus Teammate', o LF-30 Electrified apresenta funções avançadas de suporte à condução como o modo Chauffeur e o modo Guardian. Os ocupantes podem desfrutar de conforto e tranquilidade durante a condução autónoma com recurso de tecnologia avançada de controlo de postura. Para além disso, a função de estacionamento automático e a função chegada à porta em modo autónomo do LF-30 Electrified fornecem um alto nível de conforto e conveniência.
Especificações principais Lexus LF-30 Electrified
Comprimento (mm) | 5.090 |
Largura (mm) | 1.995 |
Altura (mm) | 1.600 |
Distância entre Eixos (mm) | 3.200 |
Peso (kg) | 2.400 |
Distância em modo Cruzeiro [WLTP] (km) | 500 |
Capacidade da Bateria (kW/h) | 110 |
Velocidade de Carregamento (kW) | 150 |
Aceleração 0–100 km/h (segundos) | 3,8 |
Velocidade Máxima (km/h) | 200 |
Potência Máx. (kW) / Binário Máx. (Nm) | 400/700 |